sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Réveillon da Reconstrução de Canavieiras atrai milhares de turistas a Canavieiras

 Milhares de nativos e turistas compareceram à Praia da Costa, na Ilha da Atalaia, na noite da última quarta-feira (31), para a festa da virada de 2014/2015. O Réveillon promovido pela Prefeitura de Canavieiras foi animado pelas bandas Pra te Querer, seguida por Selva Branca e encerrou com um show de Tsunami, às 5 horas da manhã. À meia-noite foi realizada a queima de fogos de 15 minutos. A festa contou com a participação de uma grande multidão, que escolheu a praia “esperar o novo ano” e se confraternizar.


O prefeito Almir Melo disse estar bastante gratificado pela resposta dada por moradores e turistas às festas realizadas em Canavieiras, o que é uma demonstração de ser o turismo é uma das atividades econômicas priorizadas pelo governo. “Temos a consciência da nossa responsabilidade para com a cidade e a população e turistas prestigiam todas as nossas ações”, ressalta o prefeito."Toda a infraestrutura para os festejos da virada do ano já estão assegurados pela Prefeitura, que realizou pregão presencial para a contratação dos serviços", acrescentou o prefeito.

Mesmo com a cidade superlotada, todos os serviços públicos e privados funcionaram sem interrupções, o que demonstra o nível da estrutura adotada pelo poder público e iniciativa privada. Os comerciantes comemoram o saldo positivo com o alto índice de ocupação de leitos e a grande frequência nos bares, restaurantes e outros ramos de comércio.

As da virada do ano, outra grande festa promete alegrou moradores e turistas: O Pré-Réveillon promovido pela iniciativa privada no Sítio Histórico de Canavieiras. A Festa Top Canavieiras será realizada no dia 27 de dezembro, às 22 horas, com a animação de Alisinho, Gero Lima e Banda, Maria Bretheira e a participação especial de Som de Milionário.



Bom Jesus dos Navegantes e São Pedro
são festejados 


A primeira das tradicionais festas religiosas de Canavieiras foi realizada nesta quinta-feira (1º) pela Paróquia de São Boaventura, com as procissões em homenagem ao Bom Jesus dos Navegantes e São Pedro, padroeiros dos pescadores. O evento tem o apoio da Colônia Z 20 e da Prefeitura de Canavieiras.

A festa religiosa é a primeira do calendário de eventos da cidade e tem início na Igreja da Sagrada Família (Capelinha). A procissão sai com os dois andores – Bom Jesus dos Navegantes e São Pedro – até o Cais da rua da Prata, quando a imagem do Bom Jesus é colocado num barco e segue numa procissão fluvial/marítima. Enquanto isso, a procissão cm a imagem de São Pedro segue pelas ruas da cidade em direção ao Cais do Porto, no Sítio Histórico.

No porto, os dois cortejos – Bom Jesus dos Navegantes e São Pedro – se encontram e voltam num mesmo cortejo pelas ruas da cidade para a Igreja da Sagrada Família (Capelinha), onde é celebrada uma Missa Solene pelo pároco Euvaldo Santana. A procissão é festejada com músicas sacras e fogos e companhadas por nativos e turistas.

Outra grande festa realizada na “Capelinha” é a em homenagem a São Sebastião, em 20 de janeiro. Antes, no dia 11 de janeiro é cortado um mastro e levado à Capelinha por um grande cortejo, formado por moradores e turistas. Diz a tradição, que a casca da madeira do mastro “serve como remédio”, através de chás, ou mesmo tocar na madeira atende aos pedidos feitos ao santo.


Da assessoria (02-01-15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...