quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Prefeitos Sulbaianos apoiam a reeleição de Quitéria para a presidência da UPB

Durante um encontro realizado nesta quarta-feira, 7, na sede da União dos Municípios da Bahia – UPB, em Salvador, prefeitos do Território Litoral Sul prestaram apoio a candidatura da prefeita de Cardeal da Silva a presidência da entidade, Maria Quitéria. Candidata à reeleição, a gestora se reuniu com mais de 40 lideranças regionais, entre prefeitos e presidentes de consórcios públicos e associações municipalistas do interior, para definir os nomes da chapa encabeçada por ela.

O presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano, Lenildo Santana, destacou que a reeleição de Quitéria será muito importante para o municipalismo brasileiro, especialmente para o Estado da Bahia, porque fortalece a discussão do movimento. “Nós temos tido bons resultados na condução de Quitéria a frente da UPB e esperamos vencer essa eleição para consolidar esse movimento e garantir que a gente continue avançando nas discussões, junto ao Governo Federal e Estadual”, declarou.
De acordo com Quitéria, a articulação para compor a chapa buscou aglutinar lideranças regionais. “Penso em um novo formato para essa diretoria, acredito que a composição de um colegiado com representantes de todas as regiões do Estado seja o caminho mais representativo. Por isso, quero fazer dos consórcios e associações regionais uma extensão da UPB, para uma atuação mais presente e representativa de Norte a Sul do estado”, afirmou.
As inscrições das chapas se encerraram às 17 horas desta quarta-feira (7), cada chapa é composta por 17 nomes, sendo sete da diretoria executiva e 10 do conselho fiscal. Além disso, é exigida a assinatura de apoio de 10% dos associados de forma exclusiva. O pleito que elegerá a nova diretoria ocorrerá no dia 14 de janeiro durante assembleia geral no auditório da entidade.

Amurc e UPB montam Agenda de Trabalho com a SESAB

 Durante uma reunião entre a Amurc, UPB, prefeitos, secretários municipais e representantes do Governo do Estado, nesta quarta-feira, 7, foi montada uma Agenda de Trabalho mensal para discutir e apresentar soluções para as políticas de saúde regional. Dentre as ações imediatas, a Secretaria de Saúde do Estado estará fazendo um levantamento dos recursos destinados a saúde em Itabuna, visando sanar os débitos imediatos com os prestadores de serviço no município.
A Agenda de Trabalho montada pela Amurc e UPB com o Secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas e sua equipe, acontecerá toda a primeira segunda-feira do mês, com a presença dos representantes das instituições (prefeitos e secretários municipais). A ideia é de desenvolver um diálogo contínuo sobre as problemáticas da saúde, que serão apresentadas propostas e soluções para o setor.
Sobre o déficit financeiro da saúde em Itabuna, apresentado pelo prefeito do município, Claudevane Leite, foi aberto um diálogo entre os representantes da Prefeitura Municipal de Itabuna e a Secretário de Saúde do Estado para buscar em tempo de urgência o pagamento dos valores não repassados, bem como a imediata recuperação do teto equivalente aos valores somados (valores repassados pela União e pelo Estado), que eram utilizados antes do recebimento da Plena.
“As dificuldades vivenciadas pela saúde em nossa região requer de todos nós uma força-tarefa que busque propostas e soluções de forma continuada, visando acima de tudo a saúde dos munícipes. Portanto, é um desafio de todos os entes, o Município, o Estado e a União, que terão que trabalhar ininterruptamente para a sua melhoria”, declarou o presidente da Amurc, Lenildo.
   Por - Viviane Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...