quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Policiamento reforçado no Carnaval Cultural de Ilhéus

Mais de 140 policiais serão destacados para atuar no circuito da folia, de 14 a 17 de fevereiro. O esquema de segurança terá ainda segurança particular e homens da guarda municipal.

A Polícia Militar do Estado da Bahia prepara um esquema especial de trabalho para garantir a segurança, o bem estar e a tranqüilidade de ilheenses e turistas durante o Carnaval Cultural de Ilhéus 2015, programado para acontecer entre os dias 14 e 17 de fevereiro, na Avenida Soares Lopes. Segundo o comandante do Policiamento Regional Sul da PM, Tenente Coronel Idilceu Bastos, mais de 140 policiais serão destacados para atuar no circuito da folia. O esquema de segurança deste ano será reforçado, ainda, com contratação de segurança privada e por homens da Guarda Municipal.

O comandante da 68ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar), Major José Diógenes Câmara Alves, acrescenta que a PM vai montar na Avenida Soares Lopes um posto de comando para centralizar as informações e monitorar as patrulhas diárias. “Equipados com detectores de metal, atuaremos de forma intensa e realizando abordagens a todas as pessoas consideradas suspeitas”, comenta, salientando que, com o apoio das viaturas de destacamentos de outras cidades – a exemplo de Itabuna, também serão feitas abordagens a pessoas, ônibus, motocicletas e quaisquer veículos suspeitos nas ruas de acesso ao local da festa.
Para facilitar o trabalho da Polícia Militar e reforçar a segurança da própria população, o comandante da 68ª CIPM dá algumas orientações. “Sempre que for possível, para evitar congestionamentos e acidentes de veículos, o ideal é que as pessoas venham para o circuito da festa de táxi ou de ônibus. Além disso, é muito importante que ilheenses e visitantes evitem usar durante o carnaval objetos de valor, como relógios caros e pulseiras de ouro, que atraem a atenção de assaltantes”, recomenda o Major Câmara.
Além das dicas, o comandante da 68ª CIPM de Ilhéus também faz alguns apelos: “estamos solicitando que os vendedores ambulantes obedeçam à recomendação da Secretaria Municipal de Turismo no sentido de que não comercializem bebidas alcoólicas em garrafas de vidro, mas, apenas e tão-somente, em latas. Também estamos pedindo que os comerciantes de churrasquinhos só entreguem esses produtos a seus clientes em pratos de plástico e não nos espetos, que, posteriormente, podem ser usados para ferir outras pessoas no circuito do evento”, completa.
Festa - O Carnaval Cultural de Ilhéus 2015, que acontecerá de 14 a 17 de fevereiro, terá como tema central os 30 anos do axé. De acordo com o secretário de Cultura, Paulo Atto, a festa se concentrará num palco montado nas proximidades da Catedral de São Sebastião. Nos quatro dias de evento, o público terá acesso a shows e programação especial. “A cidade recebe turistas de todos os perfis, pensando nisso, teremos dois dias de bailes específicos: o primeiro será o baile da terceira idade, no dia 14, e o segundo será o baile infantil, no dia 15”, adianta.
No sábado, 14, primeiro dia de festa, o Carnaval Cultural será aberto às 20h, com o baile da terceira idade, comandado pelos cantores Lito Vieira e Bebeto; a folia continua com Tuca Fernandes, a partir das 22h; a festa será encerrada com Keketa e Banda, a partir da meia noite. No dia 15, domingo, a programação conta com baile infantil, comandado por Márcia Alencar, às 17h; às 20h, será a vez da banda Mania de Pagode; às 22h, se apresenta a banda 5%; fechando a noite se apresenta a banda Di Bali, a partir das 00h. O terceiro dia do Carnaval Cultural começa às 20h com a banda Di Balada; às 22h, sobe ao palco a cantora Alinne Rosa; fecha a penúltima noite a banda Comigo Ninguém Pode. A programação será encerrada no dia 17, quando, às 20h, será inaugurado o Ponto do Samba, com o grupo Samba Light; segue a festa, às 22h, com o pagode da banda Pagod’Art; a festa será finalizada com o som da banda Zhara.
Transporte – Segundo o prefeito Jabes Ribeiro, a festa, em nenhum dos dias, deverá terminar após as 2 horas da madrugada. O gestor destaca que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) iniciará estudos, em parceria com as empresas que operam o transporte coletivo na cidade, para definir horários especiais que atendam aos foliões.
 Da Comunicação Social – Secom-Ilhéus – 28.01.15

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ZICO EM ITABUNA NOVAMENTE FAZ PALESTEA

Zico Um dos maiores nomes do futebol mundial esteve em Itabuna neste dia 18 de abril  ministrando uma palestra a empresarios e profissionais...