quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Mais de 600 ciclistas são esperados em Canavieiras para o 10º Ecobike


Canavieiras vai sediar – mais uma vez – no dia 1º de fevereiro próximo, o maior evento ciclístico da região Sul da Bahia: é o 10º Ecobike, uma realização da empresa Bike Shop, com o apoio da Prefeitura de Canavieiras, TV Santa Cruz, Costa Sul FM e diversos patrocinadores. O Ecobike é um passeio ciclístico anual com a finalidade de integrar os “amantes do pedal” numa grande festa, onde não faltam exercício físico, um bom churrasco e show musical.


Este ano – segundo informa o empresário Ériston Nascimento –, o 10º Ecobike vai percorrer 18,2 quilômetros, saindo de Canavieiras às 7 horas, com destino à Fazenda Santa Cruz, às margens do rio Salsa, no distrito de Ouricana. Durante o  passeio serão feitas três paradas para contemplação da natureza e descanso, em locais especialmente escolhidos: nos quilômetros 7, 13 e na final do percurso, às margens do rio Salsa.

Explica Ériston Nascimento, que os ciclistas sairão de Canavieiras pela BA-001, entrando pela BA-274 (Rodovia Transouricana), passando por lugares históricos, a exemplo da Fazenda Cubículo, considerada o “berço da cacauicultura”. No caminho, as fazendas de cacau e pecuária, o verde da Mata Atlântica, os rios e as comunidades ao longo da estrada.
Como é tradicional, há toda uma infraestrutura para receber os ciclistas, com um buffet para servir os 600 participantes esperados, além de um lauto churrasco do Carolina. Na Fazenda Santa Cruz também será apresentado show musical com bandas regionais e será realizado, ainda, um sorteio de brindes, doados pelos patrocinadores.

Durante todo o percurso do 10º Ecobike os ciclistas são acompanhados pela Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, ambulância com uma equipe de paramédicos, minitrio com locutor e música. Na Fazenda Santa Cruz, os participantes podem desfrutar das belezas do campo e banho de rio, com a segurança dos salva-vidas.

Em sua 10ª edição, o Ecobike reúne ciclistas que utilizam a bicicleta no seu dia a dia para o transporte, trabalho ou esporte numa festa em um dos locais mais agradáveis de Canavieiras. O evento já está consagrado como uma das festividades constantes no calendário de eventos turísticos e esportivos da cidade.

O 10º Ecobike conta com o patrocínio de diversas empresas, a exemplo da Hidraluz, Compre Bem, Gabriel Supermercados, Gilcar, Alana Supermercados, Roni Autopeças, Loja do Real, Bradesco, Athletic Bike, CDL de Canavieiras, Farmárcias Betel, Bio Análise Laboratório, Posto Canes, Multiagro, Silver Bike, NK Modas; Pedal Bom, Lanchonete Aguiar, Distribuidora de Água Pingo D'água, Val Pedras, Tudo para o Lar, Boa Compra, Refrináutica, Butagás, Progresso Cacau, Ótica São Rafael, Auto Escola Santa Cecília, Polpa de Frutas Sabiá, dentre outros.
 Reforma, 
ampliação de escolas da zona rural


Cumprindo o compromisso de elevar o investimento na educação do município, a prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria de Obras e Transportes, realiza uma reforma geral no prédio da Secretaria de Educação – que inclui reparo do telhado, reboco e pintura das paredes e adequação das salas para a estocagem dos produtos e para receber o setor de compras, que a partir de agora ficará instalado ao lado do almoxarifado – ao passo que, na zona rural, estão sendo executadas reformas e obras de acessibilidade em nas unidades de ensino, como troca de janelas, pisos e portas e demais ações para tornar o espaço acessível a alunos e demais pessoas com deficiência.

A Escola Demócrito Carneiro, no povoado de Era Nova, é uma das beneficiadas com a reforma e a ampliação do prédio escolar, com adaptação para o Ensino Fundamental II. A reforma completa inclui melhorias no telhado, reboco e pintura nas duas salas de aula, diretoria, cozinha e banheiros, além de colocação de piso cerâmico em todo o imóvel. Também está prevista a construção de uma sala onde irá  funcionar a secretaria escolar e calçada adaptada para a utilização por cadeirantes.

Após a reforma da a Escola Demócrito Carneiro, Era Nova será o terceiro povoado a ser beneficiado com uma escola do nível Fundamental II  - os outros dois são Pimenteiras e Puxim. A implantação do Fundamental II atende a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que estabelece que os alunos estudem o mais próximo possível do sua residência.
Além da implantação das escolas do nível Fundamental II, as escolas dos povoados e zona rural foram beneficiadas com reformas e ampliação: Himério Cavalcanti (Era Nova), Santa Lúcia, (Campinhos), Dona Catudinha (Deus Dará), Dr. Edmundo Lopes de Castro (Pimenteiras), Hermógeno Freitas (Perelândia), Nossa Senhora da Conceição (Ouricana), Regina Célia (Puxim), 25 de maio (km 18), Santo Antônio (Oitica), A Volta de Cristo (km21), Clarindo José (Hermelândia), Joaquim Manoel Tinum (Ruinha).

Explica o prefeito Almir Melo, que a manutenção nas escolas é permanente e dura o ano todo. “Aproveitamos o período de férias para fazer serviços maiores, como troca de pisos, por exemplo. Assumimos um compromisso com a educação, que é uma das prioridades do Governo da Reconstrução, e estamos cumprindo todos os compromissos assumidos”, finalizou o prefeito Almir Melo.

Da assessoria-(15-01-15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...