terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Eventos culturais e esportivos agitam o verão de Canavieiras


O Clube Desportivo Canes (CDC), a Prefeitura de Canavieiras e a EXA-Eventos Esportivos! realizam no dia 8 de fevereiro próximo, o “X Triathlon de Canavieiras”. O o evento tem o objetivo de promover a prática esportiva na cidade, estimulando a integração entre os atletas do município e dos professores de Educação Física e a comunidade.

Segundo o diretor de Esportes da Secretaria de Turismo e Esportes da Prefeitura de Canavieiras, José Bandeira, a realização de um grande evento esportivo proporciona aos atletas de Canavieiras a oportunidade de se tornar mais ativo fisicamente através da natação, do ciclismo e da corrida, além de ser um ótimo incentivo e estímulo às práticas desportivas saudáveis.


Para o prefeito de Canavieiras, Almir Melo, a cidade vem se destacando pela sua vocação desportiva e cultural, com atletas de alto nível participando de grandes equipes e nos mais diversos esportes. “Além de ser um grande evento, é, também, uma excelente oportunidade para divulgar o turismo esportivo de nossa cidade”, ressalta o prefeito.
Segundo o professor de Educação Física Boaventura Freire, o X Triathlon de Canavieiras – com provas de natação, ciclismo e corrida –  terá a participação de atletas locais e convidados. As inscrições serão realizadas no período de 8 de janeiro a 4 de fevereiro, em endereço a ser informado posteriormente, por meio meios de veículos de comunicação.
Informa, ainda Boaventura Freire, que no dia 3 de fevereiro será realizado um Congresso Técnico para melhor esclarecimento do percurso, regras e finalidade do projeto. “Esta é uma atividade que dirime todas as dúvidas e proporciona aos atletas e técnicos um amplo conhecimento sobre a prova, inclusive elaborar estratégias para a competição”, avalia Boaventura.
O “X Triathlon de Canavieiras terá início às 8 horas, com o trabalho de  alongamento e aquecimento. A largada começará, impreterivelmente, às 9 horas, na rampa do Porto Grande, iniciando a prova de natação, no percurso de 800 metros, seguindo em sentido a “Ponte do Lloyd”, e chegada na rampa da rua Rui Barbosa.
Em seguida será dado o início da prova de Ciclismo, com o percurso de 9,7 quilômetros (cinco voltas), em sentido à Secretaria da Educação, passando em frente ao Banco Brasil, seguindo pelo Mc Vita, dobrando para a avenida Otávio Mangabeira (rua 13), passando em frente ao escritório da Ceplac A partir do escritório da Ceplac, o trajeto ficará rotativo até a Praça Maçônica.
Para o professor Boaventura Freire, os atletas e visitantes poderão aproveitar o verão de 2015, participando da prova e ainda conhecer e usufruir das belezas e acolhida do povo canavieirense. Para ele, a realização do Triathlon é uma demonstração de que a Prefeitura de Canavieiras se preocupa e se interessa com a saúde e qualidade de vida da população, incentivando a prática esportiva.

Turismo náutico 

O desenvolvimento de esportes náuticos como o Stand UpPaddle, o Surf, o Wind Surf e demais práticas que não empreguem motores poluentes têm recebido o incentivo da Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria de Turismo e Esporte, que está elaborando, já em fase de conclusão, o Plano Geral para Desenvolvimento do Turismo Sustentável. O projeto prevê, entre outras iniciativas,  o aproveitamento do potencial hídrico de Canavieiras e o apoio da administração municipal às iniciativas particulares que se somem aos esforços da gestão pública nesse sentido.  

Informa o prefeito Almir Melo, que a cidade já conta com inúmeros projetos esportivos de campo e de quadra, alguns dirigidos por técnicos vinculados a organizações não-governamentais e com patrocínios do empresariado, além do apoio institucional e material do governo municipal “Agora, a ideia é incluir Canavieiras como etapa de torneios nacionais e internacionais de esporte náutico, a exemplo do que já aconteceu com a pesca do Marlim Azul cuja festa já faz parte do calendário oficial da cidade. Inclusive, a Secretaria de Obras e Transporte tem projetos de construção de um moderno cais no Rio Pardo para atender a demanda turística e esportiva regional”, explica o prefeito.

De acordo com o secretário de Turismo e Esporte, Fernando Volpi, estão previstos canoagem, remo, natação com a travessia do rio Pardo em sua foz sul, descida do mesmo rio a partir da Fazenda Jacarandá, no município de Santa Luzia, e ainda uma expedição fluvial até Belmonte, com participação de pesquisadores. “O mapeamento, já concluído, assinala fazendas pioneiras no cultivo do cacau e uma lagoa com quatro quilômetros de extensão no trecho montanhoso do município: a Lagoa do Rocha, visitada recentemente por turistas acostumados às expedições na Chapada Diamantina”, explica o secretário. “Nossas trilhas foram incluídas no circuito internacional 'Ecomotion', em 2013, cujos organizadores nos cederam o amplo resultado dos seus mapeamentos, os quais estou aproveitando e adaptando para os projetos em estudo e os em andamento”, acrescenta.

No entender de Volpi, é imprescindível a participação da iniciativa privada no lançamento e no desenvolvimento do turismo náutico e dos esportes náuticos,  sobretudo porque são modalidades que se refletem diretamente no comércio e no aumento da oferta de emprego. “Atualmente, contamos com dois empreendedores nesse segmento que já despontam na preferência de moradores e turistas, como o stand uppaddle nas modalidades wave e river, sendo pioneira a CanesSup, de Francis Sutter, e mais recentemente a escolinha do professor Forlan Ribeiro, atuando no Rio Pardo e na Praia da Costa, respectivamente”, destaca o secretário.


Da assessoro de comunicação - (06-01-15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...