segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Contribuintes baianos já podem pagar IPVA 2015 com 10% de desconto


Para quem não puder aproveitar a redução de 10%, existe a opção de pagar com 5% de abatimento.
Para quem não puder aproveitar a redução de 10%, existe a opção de pagar com 5% de abatimento.

Até 6 de fevereiro próximo, os contribuintes baianos que desejam economizar no Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), em 2015, podem efetuar o pagamento com 10% de desconto, em cota única à vista. Os valores estão disponíveis no site da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), canal Inspetoria Eletrônica - IPVA - Base de Cálculo dos Veículos Automotores.

De acordo com a Sefaz, o desconto não inclui o licenciamento nem o seguro obrigatório, que são de responsabilidade do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA).

Para efetuar o pagamento, o proprietário do veículo deve se dirigir a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam em mãos. Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato por meio do center da Sefaz pelo telefone 0800 071 0071.

Para quem não puder aproveitar a redução de 10%, existe a opção de pagar com 5% de abatimento. Nesse caso, é só quitar o valor integral no dia do vencimento da primeira cota, que varia conforme o número final da placa do veículo.

Os contribuintes podem optar também por parcelar o imposto em três vezes, observando-se o vencimento da primeira cota, de acordo com o número final da placa. A tabela com as datas está disponível no site da Secretaria da Fazenda, acessando o canal Inspetoria Eletrônica - IPVA – Calendário.

Redução de 3,5%

Em 2015, o valor do IPVA teve redução média de 3,5%. Conforme a tabela, para as motos, a queda ficou em torno de 3,5%. Também em percentuais médios, os caminhões vão pagar menos 4,4%, os ônibus e microônibus 3,3% e os veículos utilitários 3,2%. Já os automóveis apresentam redução média de 3,6%. Outra diferença este ano é que a tabela de pagamento foi estendida até novembro. Antes, o contribuinte tinha que efetuar o pagamento até setembro.

O diretor de Arrecadação da Sefaz-BA, Antônio Felix Mascarenhas, explica que o IPVA é a segunda fonte de arrecadação tributária do Governo do Estado, e a frota tributável da Bahia é de aproximadamente 2,5 milhões de veículos. “O valor arrecadado é dividido meio a meio com o município onde o veículo foi emplacado”.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...