quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Canavieiras promove a Puxada do Mastro de São Sebastião


Uma das festas religiosas com comemorações profanas de Canavieiras é a realizada em homenagem a São Sebastião. Os festejos – religiosos e profanos –  têm início neste domingo (11), às 19h30min, no Cais do Porto (Sítio Histórico) com a Levada do Mastro de São Sebastião, ou “Puxada do Pau de Bastião”, como é conhecida popularmente, até a praça Armindo de Castro (praça da Capelinha) em frente à Igreja da Sagrada Família (Capelinha).


Segundo o prefeito de Canavieiras, Almir Melo, São Sebastião é um santo muito devotado em Canavieiras, e por isso os festejos fazem parte do calendário turístico da cidade. Nesta data, a cidade recebe turistas de várias cidades da região para homenagear um dos santos mais populares da Igreja Católica. “Além das homenagens religiosas promovidas pela Paróquia de São Boaventura, a população participa ativamente dos festejos profanos, cujo ponto alto é a Puxada do Mastro”, explica Almir Melo.

Este ano, vão animar a festa da “Puxada e hasteamento do Mastro”, as bandas Toâ-Tôa e Love Beat, em um trio elétrico estacionado na praça da Capelinha. As duas bandas cantam músicas de vasto repertório o que agrada o grande público de Canavieiras. A festa de São Sebastião é uma tradição de muitos anos e movimenta, todos os anos, milhares de pessoas e barracas de comidas e bebidas para a praça da Capelinha.

Destaca o coordenador da Puxada do Mastro de São Sebastião, Trajano Barbosa, que a árvore, uma jaqueira (Artocarpus heterophyllus), espécie alienígena, já foi escolhida e descascada na mata e será trazida no domingo (11) para a cidade. Na saída, o trajeto é feito pelas ruas General Pederneiras, Beco do Himério (Cavalcante), Praça do Cacau, Rua 13 (Octávio Mangabeira) até as imediações do Colégio Osmário Batista, seguindo pela Travessa Getúlio Vargas (Beco da Capelinha), chegando à Praça Armindo de Castro (Capelinha).

Todo o trajeto da puxada do “Pau de Bastião” é seguido por moradores, turistas blocos, fanfarras de grupos de dança e capoeira. Na passagem, o Mastro de São Sebastião é reverenciado pelas pessoas, que fazem questão de pegá-lo e até fazer chá da casca, por acreditar ser miraculoso. Contam as pessoas mais idosas, que as folhas que ornamentam o mastro, caso sejam guardadas na carteira, é certeza de fartura financeira.

Festa Religiosa – A religiosidade do povo canavieirense é bastante expressiva e no período de 11 a 19 de janeiro a Paróquia de São Boaventura realiza a novena de São Sebastião, na capela erigida em homenagem ao Santo, no bairro do mesmo nome (conhecido como Três Xis). Durante todas as noites a comunidade católica participa da novena, às 19 horas, encerrada no dia 20, com a celebração da Santa Missa e Procissão pelas ruas da cidade.

Da assessoria de comunicação- (07-01-15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...