sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

10º Ecobike de Canavieiras – passeio e aventura com responsabilidade social

A paixão pelo esporte e pela natureza foi que uniu amigos em torno de uma aventura que rende bons frutos desde 1996. Nesses quase 20 anos de experiências, muitas histórias e experiências compartilhadas em cima de duas rodas, numa atividade que se tornou o maior evento ciclístico de Canavieiras e do Sul da Bahia.
No próximo dia 1º de fevereiro será realizado o 10º Ecobike, uma realização da empresa Bike Shop, com o apoio da Prefeitura de Canavieiras, TV Santa Cruz, Costa Sul FM e diversos patrocinadores. O Ecobike é um passeio ciclístico anual com a finalidade de integrar os “amantes do pedal” numa grande festa, onde não faltam exercício físico, um bom churrasco e show musical.

O Ecobike vai percorrer 18,2 quilômetros, saindo de Canavieiras às 7 horas, com destino à Fazenda Santa Cruz, às margens do rio Salsa, no distrito de Ouricana. Durante o  passeio serão feitas três paradas para contemplação da natureza e descanso, em locais especialmente escolhidos: nos quilômetros 7, 13 e na final do percurso, às margens do rio Salsa.
Explica Ériston Nascimento, que os ciclistas sairão de Canavieiras pela BA-001, entrando pela BA-274 (Rodovia Transouricana), passando por lugares históricos, a exemplo da Fazenda Cubículo, considerada o “berço da cacauicultura”. No caminho, as fazendas de cacau e pecuária, o verde da Mata Atlântica, os rios e as comunidades ao longo da estrada.
Mais do que uma aventura, o Ecobike é um movimento que nasceu da ideia de amigos que pretendidam sair da rotina e curtir a natureza em conjunto. A primeira pedalada foi rumo à Lagoa Dourada, no Povoado de Bethania, realizada pelos amigos Ériston Nascimento, Jailton (Arajan) e Alexandre Tolentino.
Com base no conceito de responsabilidade social, a organização do Ekobike tem pautado seus eventos com a preocupação de arrecadar alimentos não perecíveis. Este ano, a meta desafiadora é arrecadar uma tonelada de alimentos, que será doado às famílias carentes de Canavieiras, através das instituições assistenciais.
Para o empresário Ériston Nascimento, esse conceito aplicado ao evento também é bastante significativo para a empresas que pretendem investir na promoção do Ekobike. “É preciso contribuirmos para a formação de uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo”, ressalta o organizador.
Em sua 10ª edição, o Ecobike reúne ciclistas que utilizam a bicicleta no seu dia a dia para o transporte, trabalho ou esporte numa festa em um dos locais mais agradáveis de Canavieiras. Consagrado como uma das festividades constantes no calendário de eventos turísticos e esportivos da cidade, o evento pretende reunir 600 ciclistas neste ano.

Balanço de Mutirão da Mamografia


Visando atender o grande número de mulheres que procurou os serviços do Mutirão da Mamografia, para deteccção do câncer de mama, a Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria de Saúde, estendeu até esta sexta-feira (23) a permanência da consultório-móvel que está instalada na área externa do Hospital Régis Pacheco. Ao total, foram realizados 1.524 exames, superando os números dos anos anteriores, e os resultados serão encaminhados para a Secretaria de Saúde.
A secretária de Saúde Roberta Barros explica que é importante fazer exames todos os anos, para que possíveis doenças sejam diagnosticadas o mais rápido possível. “Nós queremos promover um rastreamento contínuo e organizado da doença, visando à detecção precoce de tumores malignos inclusive em fases em que a mulher não apresenta nenhum sintoma”, explica Roberta.
O equipamento da unidade móvel conta com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos de radiologia e informática, profissionais de enfermagem e funcionários administrativos. “Além de mamógrafo, esse tipo de veículo é equipado com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. A oferta do serviço móvel vem para ampliar o atendimento e levar o exame preventivo às mulheres de Canavieiras”, diz a secretária.
A mamografia é considerada uma das formas mais eficazes de detectar o câncer de mama e quanto mais cedo é feito o diagnóstico, maior é a chance de sucesso do tratamento. Mulheres que apresentarem alterações mamárias serão encaminhadas às unidades básicas de saúde e receberão informações para o tratamento específico.
A doença - O câncer de mama identificado em estágios iniciais apresenta prognóstico mais favorável e elevado percentual de cura. Para a detecção precoce, é fundamental que a mulher realize o exame de mamografia uma vez ao ano. Caso seja identificado o câncer de mama, a mulher será encaminhada imediatamente para tratamento específico.

Da assessoria-(23-01-15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...