sábado, 6 de setembro de 2014

Sensus: Paulo Souto venceria eleições na Bahia no primeiro turno

Paulo Souto lidera para o governo e Geddel Vieira Lima para o Senado
Paulo Souto lidera para o governo e Geddel Vieira Lima para o Senado
O ex-governador Paulo Souto (DEM) seria vitorioso no primeiro turno caso as eleições fossem hoje, segundo pesquisa do instituto Sensus, sobre a sucessão estadual na Bahia, contratada pela TV Aratu.

Segundo o levantamento, Paulo Souto tem 43% das intenções de voto, contra 16% de Rui Costa (PT) e 10% de Lídice da Mata (PSB). Os candidatos Marcos Mendes (PSOL) e Renata Mallet (PSTU) e Rogério da Luz (PRTB) somaram 3% das intenções de voto. Votos em branco, nulos e eleitores indecisos correspondem a 28% do eleitorado.

CAPITÃO AZEVEDO HOJE NOS BAIRROS ODILON E NO MANGABINHA

O candidato a deputado estadual, Capitão Azevedo, com apoio de Paulo Souto, ACM Neto e Benito Gama, neste momento, se encontra visitando a comunidade do bairro Odilon, região norte de Itabuna. 
A tarde o Capitão Azevedo, líder das pesquisas, nesta cidade, estará visitando, a partir das 15 horas, a comunidade do bairro Mangabinha, um dos seus maiores redutos de votos.

O Capitão Azevedo (DEM) está muito satisfeito com a recepção do povo de Itabuna, que está reconhecendo o seu grande trabalho realizado quando prefeito desta cidade. Azevedo, teve uma gestão mais voltada para as pessoas mais carentes deste município, o que lhe dá respaldo para uma grande votação no dia 05 de outubro. Azevedo, acredita em sua vitorio, apesar, de muita calúnia e difamação em torno do seu nome, de alguns candidatos inconformados, com seu crescimento popular, que prometeram e não cumpriram e, agora, querem se perpetuar  no cargo.      

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Prefeitura de Itabuna faz treinamento para empresas classificadas como substituto tributário

 A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal da Fazenda, vai realizar, nos próximos dias 11 e 12 treinamento, para cerca de 200 empresas classificadas como substituto tributário, um mecanismo de arrecadação de tributos utilizado pelos governos federais, estaduais e municipais. O treinamento ocorrerá das 8 às 12 horas no auditório da UNIME, Campus II, na Avenida  José Soares Pinheiro.

Desfile de 7 de Setembro em Ilhéus na Avenida Soares Lopes programado para as 8/horas

O ponto de partida do desfile será o Cine Santa Clara, na Avenida Soares Lopes. As instituições se apresentarão na seguinte ordem: militares, entidades e clubes de serviços, escolas particulares, estaduais, municipais do campo e, por fim as escolas municipais da sede.
 Aproxima-se o desfile comemorativo do dia 7 de setembro. O evento organizado pelaSecretaria Municipal de Educação (Seduc) de Ilhéus preza por pontualidade, disciplina e harmonia. Este ano, o tema será “Brasil“, povo brasileiro construindo uma nação. O horário da concentração será às 7h30, e o começo do desfile às 8h30. O percurso terá início a partir do Cine Santa Clara, na Avenida Soares Lopes, e algumas instituições concluirão na Praça Rui Barbosa e outras seguirão até a Praça Dom Eduardo.  

Curso inédito de Fotografia Digital em Odontologia é realizado em Ilhéus

O curso de imersão em Fotografia Digital é promovido pelo Centro de Odontologia Avançada e as aulas serão realizadas nos dias 04 e 05 de setembro
 Entre os dias 04 e 05 de setembro está sendo realizado, em Ilhéus, o curso de imersão em Fotografia Digital em Odontologia. Promovido pelo Centro de Odontologia Avançada (COA), será ministrado pelo professor Ivan Yoshio (CRO 79553), autor do livro A Arte da Fotografia Digital na Odontologia e docente em mais de 15 Cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado pelo país.

São Desidério presta homenagem aos 192 anos de Independência do Brasil

Em comemoração aos 192 anos de Independência do Brasil, a Secretaria Municipal de Educação por meio da prefeitura de São Desidério, realizará neste domingo, 07, um Desfile Cívico, abordando a temática “Diversidade: Nossas Diferenças, Nossas Riquezas”.
Serão mais de 20 pelotões entre alunos de escolas municipais, estaduais e programas sociais do município.  O desfile mais uma vez contará com a participação de escolas da zona rural. Autoridades, convidados e comunidade civil estarão presentes para prestigiar o evento. O ato solene está previsto a iniciar às 7h40min na Praça Aberlado Alencar. Às 16h será a vez do distrito do Sitio Grande.
Por- Diego Souza-Foto: Rodney Martins 

Prefeito de Canavieiras regulamenta uso de veículos próprios e terceirizados


O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, editou o Decreto 095, de 03 de setembro de 2014, com a finalidade de estabelecer norma procedimental para a utilização de veículos da Secretaria da Saúde e Saneamento. As normas têm como objetivo disciplinar o uso e a condução dos veículos oficiais e terceirizados pelos condutores.

O Decreto tem como finalidade manter os limites de responsabilidade no desempenho das atividades, movimentação, controle e avaliação da prestação dos serviços de transporte. As determinações visam, ainda, o aumento da eficiência e eficácia na utilização e conservação dos veículos, assegurando, portanto a qualidade e excelência no atendimento ao usuário.

Eric Ettinger é sabatinado em Sessão na Câmara de Itabuna

 Nesta quinta-feira (04/09), uma Sessão Especial solicitada pelo Vereador Glaby Carvalho (PV), e que teria como tema a discussão do desenvolvimento das atividades dos Departamentos de Média e Alta Complexidade (MAC), Atenção Básica e Assistência Hospitalar prestados pela Secretaria Municipal de Saúde, Eric Ettinger, se transformou em uma verdadeira sabatina ao secretário, 

Mutirão da Cidadania e Saúde beneficia moradores da Avenida Princesa Isabel

O evento ocorreu na Escola Municipal Dom Eduardo, no período das 8 às 13 horas, promovido pelas secretarias municipais de Saúde (SDS) e de Desenvolvimento Social (SDS).
As secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Desenvolvimento Social (SDS) realizaram das 8 às 13 horas desta sexta-feira, dia 9, o Mutirão da Cidadania e Saúde, na Escola Municipal Dom Eduardo, na Avenida Princesa Isabel, oferecendo inúmeros serviços gratuitos. Presente ao evento, o prefeito de Ilhéus Jabes Ribeiro visitou todos os locais de atendimentos, acompanhado pelos secretários Antônio Ocké e Jamil Ocké, e também conversou com as pessoas atendidas para conhecer o grau de satisfação.

PREFEITO DE ITABUNA CORTA CARGOS DE VEREADORES DA PREFEITURA

A correria hoje (05), pela manhã, na Câmara de Vereadores de Itabuna foi grande, o prefeito Vane Renascer (IGREJA UNIVERSAL/PRB), chateado com a postura dos vereadores:   Ailson Souza (PRTB), Chico Reis (PRP), Zé Silva (PSDB), e Joilson Rosa (PROS), que não apoiam seus candidatos e a posição politica no Legislativo Itabunense, resolveu usar sua caneta e cortar todos os cargos municipais desses vereadores.

Como todos sabem o partido que elegeu o prefeito Vane (PRB/Igreja Universal), hoje apoia a coligação do candidato ao Governo do Estado, Paulo Souto (DEM).  O que deixou o prefeito de  "mangas curtas" pois, não seguiu a determinação da Executiva do referido partido.

PT pode ser 'varrido' dos estados que governa

Dos cinco estados que venceu em 2010, PT está à frente em apenas um

O PT vive maus bocados nos estados que venceu em 2010.
O PT vive maus bocados nos estados que venceu em 2010. (Foto: Alice Vergueiro/AE)
CLÁUDIO HUMBERTO
O PT vive maus bocados. Como se não bastasse Marina (PSB) dando um calor na nuca de Dilma (PT), na corrida presidencial, as pesquisas mostram chances modestas para candidatos petistas nos estados. Há o risco de o PT ser “varrido” de quase todos os governos estaduais que o partido conquistou. Dos cinco governadores eleitos pelo PT em 2010, apenas Tião Viana, do Acre, tem chances reais de vitória no 1º turno.

Batalhas árduas - Estão atrás nas pesquisas os candidatos à reeleição Tarso Genro, no Rio Grande do Sul, e Agnelo Queiroz (DF), no Distrito Federal.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

ESGOTO DAS RUAS "P" E "F" É PROBLEMA NO MONTE CRISTO

Os moradores das ruas "P" e "F" no bairro Monte Cristo já não têm para quem mais apelar, para não verem  o esgoto a céu aberto escorrendo pelo meio das referidas ruas, trazendo um grande mau cheiro  e doenças às crianças, que sempre estão brincando  de bola nessas ruas, inocentemente. Tem um  mês que uma das equipes da  EMASA, com a presença do diretor-presidente, encanou  a tubulação, mas, não resolveu  o problema. Pois, depois de uma forte chuva, toda a tubulação foi destruida e o esgoto retornou a tomar conta  das ruas.

Numa briga que já está completando  cerca de dois anos. Devido ao descaso, os moradores do local encaminharam ao Ministério Público uma representação com cerca de cem assinaturas. O documento, foi entregue ao promotor público, Clodoaldo Anunciação, que ficou de encaminhar ao Executivo, a reclamação dos moradores, que já sofrem há muitos anos, e não têm para quem apelar. Uma moradora revoltada acha que o pessoal da EMASA,  não tem o que fazer, " pois, eles vêm consertar, isso aqui e nunca consertam" diz revoltada, com a vexatória situação.

O bairro Monte Cristo é um dos bairros mais abandonados da cidade de Itabuna. Entra prefeito e sai prefeito e ninguém faz nada.  Não existe uma rua pavimentada. "Só existe muito é promessa", diz  Ney Nascimento, morador da Rua "H" e, que, constantemente, está ligando para as emissoras AMs locais, para ver se alguém ouve a sua reclamação.

A rede de esgoto do bairro já está ultrapassadas. Trata-se, da rede condominial, do ex-prefeito Geraldo Simões.   Os vereadores  Antonio Cavalcanti e Joilson Rosa já pediram pela obra e, até, agora, nada foi feito. Quem está sem moral, são os vereadores ou o Prefeito?  

Secretaria da Saúde reativa Comitê Gestor de Urgência e Emergência de Itabuna

Dando sequência à organização do atendimento na Rede de Urgência e Emergência de Itabuna, a Secretaria Municipal da Saúde reativou o Comitê Gestor de Urgência e Emergência. O Comitê é uma exigência da Portaria nº 1.864/GM de 29 de setembro de 2003, do Ministério da Saúde, para representar o espaço formal de discussão e implementação das correções e adequações necessárias ao sistema.  A reativação aconteceu no dia 1º e é parte da meta da administração municipal, que no mês passado instalou fóruns de discursão da Rede.

Avenida Soares Lopes recebe serviços de manutenção

Os serviços são ações da rotina da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) realizadas em toda a cidade e incluem raspagem e pintura de meios-fios, roçagem de grama e poda de árvores.
 A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) iniciou esta semana um mutirão de limpeza na Avenida Soares Lopes, um dos principais cartões postais da cidade e palco do Desfile Cívico de Sete de Setembro, que este ano será iniciado a partir das 8h30 do próximo domingo, dia 7. De acordo com o diretor de Operações da Sedur, César Benevides, os serviços de manutenção são realizados continuamente em toda a cidade e incluem raspagem e pintura de meios-fios, roçagem de grama e poda de árvores.

Ex-patroa de Marina torce por candidata nas eleições

Do - jornaldamídia.com - Aos 82 anos, Terezinha Lopes vive um situação peculiar. Está convicta de que sua ex-empregada doméstica será a futura presidente do Brasil. Dona Terezinha e seu marido, Dagmar, foram os primeiros patrões da candidata do PSB à Presidência, Marina Silva. A residência simples e espaçosa em Rio Branco que, em 1976, Marina costumava limpar foi convertida em uma Casa de Marina, comitê eleitoral voluntário da candidata. Só está faltando um detalhe:

— Você trouxe algum material de campanha aí pra eu distribuir? — perguntou dona Terezinha ao GLOBO.

São Desidério realiza a tradicional Pegada do Mastro neste sábado

Neste sábado, 06, foliões, fiéis e devotos participam da tradicional festa da Pegada do Mastro, para buscarem os mastros do Divino Espírito Santo e Nossa Senhora Aparecida, padroeira do município para o hasteamento das bandeiras.

Projeto cria política pública de acessibilidade no estado


Autor da proposta, Gilberto defende que seja garantida a efetiva participação de todos.


Com o objetivo de garantir a melhoria da qualidade de vida dos deficientes e portadores de mobilidade reduzida e de seus familiares, o deputado Coronel Gilberto Santana (PTN) apresentou na Assembleia Legislativa projeto de lei que cria a Política Pública de Acessibilidade em calçadas, passeios e vias públicas. O projeto de lei indica que os órgãos que realizarem obras nos prédios de sua instalação ficam obrigados a construir ou reconstituir as calçadas das vias públicas observando os padrões de acessibilidade.

Canavieiras promove neste sábado (6) o Dia “D” da Vacinação Antirrábica


A Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria de Saúde, realiza no próximo sábado (6) o Dia “D” da Campanha Antirrábica, em cães e gatos. A campanha teve início no dia 11 de agosto e segue até dia 15 do próximo mês, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas do, na unidade de saúde Talma Cajueiro, PSF do Sócrates Resende e no PSF do bairro Tancredão.

No Dia Nacional da Vacinação, 6 de setembro, o horário de funcionamento das unidades é de 8 às 17 horas (sem interrupção), nos PSFs Talma Cajueiro, Sócrates Resende I e II, Tancredão e Escola Rotary Club, além de duas equipes volantes. Para as áreas rurais, será anunciada pela internet e emissoras de rádio uma agenda especial.

Vereador Joílson Rosa vistoria construção de rotatória na Av. Juracy Magalhães

Nesta quinta-feira (04/09), o vereador Joílson Rosa (PROS) esteve visitando as obras da Rotatória da Av. Juracy Magalhães, um dos principais pontos de acesso à Itabuna. Protocolada no início do seu mandato, em 18 de janeiro de 2013, a construção atende ao Pedido de Providência de n° 069/2013, de autoria do vereador Joílson.
As obras que devem ficar prontas até o final de 2014, prometem desafogar o trânsito da cidade, e reduzir o alto índice de acidentes na Av. Juracy Magalhães, ao fechar os pontos de interseções e desafogar as ligações compreendidas entre à saída da cidade e os bairros de Fátima, Conceição e Centro Comercial.
 Da - Assessoria de Comunicação Social | @ascom/cmvi

Seleção de Ilhéus enfrenta o Itabuna neste domingo em casa

A partida vai ocorrer Estádio Mário Pessoa, a partir das 15 horas.  A equipe ainda mantem chances matemáticas para dar uma reviravolta e garantir a classificação para a próxima fase.
A seleção de Ilhéus entra campo no próximo domingo, dia 7, a partir das 15 horas, no Estádio Mário Pessoa, para enfrentar pela segunda vez a equipe de Itabuna. Apesar dos resultados dos últimos jogos, o time ilheense ainda mantem chances matemáticas para dar uma reviravolta e garantir a classificação para a próxima fase. Veja ESPORTE

Banco do Brasil reabre linha de crédito para empresas pagarem 13º aos empregados

O Banco do Brasil reabriu hoje (2) linha de capital de giro para as empresas viabilizarem o pagamento do décimo terceiro salário dos empregados. A linha possibilita o financiamento de até 100% da folha de pagamento acrescidos dos encargos sociais incidentes.

O empréstimo é direcionado a empresas com faturamento bruto de até R$ 25 milhões por ano. O prazo de pagamento pode chegar a até 24 parcelas, com até 90 dias de carência para o pagamento da primeira parcela de capital. A estimativa do banco é atingir R$ 1 bilhão em desembolsos, ante os R$ 700 milhões aplicados no ano passado.

A linha de crédito apresenta como novidade o Bônus Fidelidade, benefício que possibilita a devolução mensal de até 10% do valor dos juros pagos nas parcelas do empréstimo, por meio de crédito realizado automaticamente na conta corrente do cliente, no caso de pagamento em dia do total da parcela, inclusive dos juros no período de carência.

A taxa de juros é definida de acordo com o nível de relacionamento de cada empresa com o Banco do Brasil. A mínima é a TR (taxa referencial) mais 1,85% ao mês, para as operações com vinculação de fundo garantidor, o Fundo de Garantia de Operações (FGO).

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Paulo Souto recebe apoio de lideranças de 24 municípios

Lideranças do interior levaram apoio à chapa de oposição
Lideranças do interior levaram apoio à chapa de oposição
Os apoios à chapa oposicionista, formada pelos candidatos a governador, Paulo Souto, a vice, Joaci Góes, e a senador, Geddel Vieira Lima, se multiplicam na reta final da campanha, segundo a coordenação de campanha. Comitivas com representantes de 24 municípios estiveram Salvador para anunciar que estão compromissados com o projeto da coligação “Unidos pela Bahia”, nesta segunda-feira (1º).

Reforçaram a aliança da oposição lideranças de Manoel Vitorino, Conde, Jitaúna, Gongogi, Jeremoabo, Ubaitaba, Ituaçu, Barra da Estiva, Uibaí, Itamaraju, Camamu, Ribeira do Pombal, Nilo Peçanha, Itapitanga, Barro Alto, Valente, Dom Macedo Costa, Ibipeba, Laje, Paripiranga, Bom Jesus da Lapa, Serra Dourada, Serrolândia e Cocos.

Pesquisas do PT levam pânico ao partido, e Dilma foge de entrevista

Dilma Rousseff
Dilma Rousseff
REINALDO AZEVEDO
É claro que os números das pesquisas eleitorais não dão motivos para o tucano Aécio Neves sorrir de satisfação. Mas, vá lá, ele pleiteia o poder federal, não o tem. No caso dos petistas, é diferente. O partido está em pânico e, creiam, não o vejo cometer erros tão brutais desde 1994, quando não percebeu a importância que tinha o fim da inflação para o povão e decidiu se opor ao Plano Real.

Nesta terça à noite, o “Jornal da Globo” viu acontecer algo inédito desde 2002, quando teve início a prática: um presidenciável se negou a conceder uma entrevista previamente agendada. E a faltosa foi ninguém menos do que Dilma Rousseff, do PT, presidente da República e candidata à reeleição. O que ela alegou? Nada! Simplesmente mandou dizer que não haveria entrevista.

Além de ser um tanto desrespeitoso com o trabalho da imprensa, isso demonstra o desespero que toma conta da campanha de Dilma desde que Marina Silva, do PSB, deu iniciou à sua meteórica ascensão, depois da morte de Eduardo Campos. Se a disputa com Aécio já vinha se afigurando crescentemente difícil para Dilma, o confronto com Marina, caso se desse hoje, a tiraria do trono. A petista viu a candidata do PSB tomar do tucano o segundo lugar, encostar nela no primeiro turno, vencê-la no segundo e, agora, dados os levantamentos feitos pelo próprio Planalto, a ex-senadora já lidera a corrida também na etapa inicial.

Moradores do Teotônio Vilela são contemplados com curso do Pronatec

O curso de Agente de Turismo é desenvolvido no turno da noite na Escola Municipal Professor Paulo Freire. O bairro é o primeiro local de Ilhéus a receber a descentralização do programa. A escolha da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) considerou o contingente populacional e a necessidade de capacitação dos moradores.
                                              Os Moradores do Bairro Teotônio Vilela, um dos mais populosos de Ilhéus, com cerca de 20 mil pessoas, contam, atualmente, com o curso de Agente de Turismo, realizado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino técnico e Emprego (Pronatec), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS). A atividade é realizada no turno da noite, na Escola Municipal Professor Paulo Freire. Este é o primeiro local do município a receber a descentralização do programa.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Classe empresarial opina prioridades do Orçamento 2015

 Durante toda esta semana a administração municipal realizará uma série de audiências públicas para apresentar as linhas do Orçamento 2015 e ouvir a comunidade sobre as prioridades a ser incluídas no projeto que será enviado à Câmara de Vereadores até o dia 30 deste mês. A primeira reunião foi ontem à noite na Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI). No encontro, técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento e Tecnologia (Seplantec) apresentaram a previsão de investimentos para o município no próximo ano, as fontes de receita e abriram espaço para que os empresários presentes apresentassem sugestões.

Dilma foi a grande derrotada do debate no SBT


Dilma Rousseff e Marina Silva
Dilma Rousseff e Marina Silva
REINALDO AZEVEDO

O saldo do debate promovido nesta segunda pela Jovem Pan, Folha, UOL e SBT? Uma Marina Silva que se consolidou como alternativa aos olhos do eleitorado e que cresceu, como presidenciável, atropelando Dilma Rousseff, que teve, de muito longe, o pior desempenho entre os três principais candidatos. O debate está na Internet, pode ser visto por qualquer um que não o tenha feito.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...