sexta-feira, 6 de junho de 2014

Inicia neste sábado a 1ª Copa de Futebol de Praia da Zona Sul


Exibindo Inicia neste sábado a 1ª Copa de Futebol de Praia da Zona Sul - Foto Gidelzo Silva (Secom Ilhéus).jpg 
Várias equipes de futebol de praia de Ilhéus participarão do campeonato, que vai ocorrer, quinzenalmente, na Praia do Sul.

Tem início neste sábado, dia 7 de junho, às 14 horas, a 1ª Copa de Futebol de Praia da Zona Sul, na Praia do Sul, no quilometro um da Rodovia Ilhéus-Olivença, nas intermediações da cabana Verão Tropical. O torneio será realizado em períodos quinzenais. O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e do vereador Roque do Sesp e tem o objetivo de integrar os atletas ilheenses amadores, além de incentivá-los à prática esportiva praieira.
O torneio contará com a presença de várias equipes de futebol de praia de Ilhéus, dentre elas: Urbis, Raal Edifica Engenharia da Barrera, Baba dos Amigos do Bairro São Francisco, além de equipes do Bairro Nelson Costa. O primeiro colocado receberá um prêmio no valor de R$ 1.000,00 e o segundo, R$ 500,00.

O futebol de praia surgiu no país como uma opção de lazer. Em 1988, tornou-se prática esportiva, sendo o campeonato mundial de futebol, realizado a cada dois anos em diversos países. O esporte tem federação exclusiva que se chama Confederação Brasileira de Beach Soccer.

Ilhéus celebra dia do meio ambiente com atividades culturais e serviços de saúde


Exibindo Uma festa com atividades culturais, educacionais e serviços de saúde movimentou a Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata).Foto Gidelzo Silva 05.06.2014 (5100).jpg
  

Além de apresentações de capoeira e de grupos de percussão, exposições de artesanatos e de fotografias, os ilheenses tiveram acesso a serviços de vacinação, aferição da pressão arterial, testes de glicemia, bem como atividades educativas nesta quinta-feira, 5 de junho, na Maramata.
 


Exibindo Uma festa com atividades culturais, educacionais e serviços de saúde movimentou a Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) - Foto Gidelzo Silva.jpg
 Uma festa com atividades culturais, educacionais e serviços de saúde movimentou a Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), nesta quinta-feira, dia 5, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Durante todo o dia, cidadãos, moradores do entorno, estudantes da rede municipal, integrantes dos projetos Meninos Guerreiros e Retalhos Criativos participaram do evento promovido pela instituição da Prefeitura de Ilhéus.  
Quem compareceu ao local pode aferir a pressão arterial, fazer testes de glicemia e tomar vacinas contra tétano, febre amarela, gripe, além da tríplice viral. Ainda, foi possível obter informações sobre falcoaria, o processo de tratamento da água, a vida dos repteis e besouros, bem como sobre as formas de combate à proliferação dos Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, e as formas de tratamento da doença. Apresentações de capoeira e de grupos de percussão, exposição de artesanatos e de fotografias tonaram o ambiente ainda mais agradável e interativo.      
Exibindo Uma festa com atividades culturais, educacionais e serviços de saúde movimentou a Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) - Foto Gidelzo Silva (3).jpgSegundo o presidente da Maramata, Fred Andrade, as atividades desta quinta quinta-feira tiveram o objetivo de ressaltar para a população ilheense a importância dos cuidados com o meio ambiente para a saúde e bem estar do homem. O gestor também comentou sobre o trabalho desenvolvido pela instituição. “Hoje temos o orgulho de ser referência em Ilhéus sobre educação ambiental; e já começamos a atravessar fronteiras, com o agendamento de escolas de outros municípios, como Uruçuca e Itabuna, que querem conhecer o nossos projetos sociais, museu, oceanário e demais ações voltadas para a educação ambiental”, atestou o presidente.

Exibindo Uma festa com atividades culturais, educacionais e serviços de saúde movimentou a Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) - Foto Gidelzo Silva (5).jpgA comemoração contou com a participação dos secretários de Agricultura e Pesca, Sebastião Vivas, de Educação, Marlúcia Rocha, e de Meio Ambiente, Antônio Vieira, que representou o prefeito Jabes Ribeiro, e da primeira-dama, Adryana Ribeiro. Na ocasião, além de parabenizar o presidente da instituição pelo evento, Vieira estimulou a todos o uso consciente dos recursos naturais, o que coopera para a sustentabilidade ambiental. “Temos que aprender a preservar, para assegurarmos um futuro mais saudável, sustentável, e, consequentemente, vivermos em uma cidade melhor, com um povo mais solidário e  educado”, frisou o secretário de Meio Ambiente.  
Durante o evento, o presidente da Maramata condecorou com troféus o mestre de capoeira Lázaro e a instrutora Suzana Ikuta pelo trabalho desenvolvido junto aos programas Meninos Guerreiros e Retalhos Criativos, respectivamente. Ainda, 15 crianças do Meninos Guerreiros foram contempladas com medalhas, em homenagem à assiduidade e comprometimento com o grupo e com as atividades.Exibindo Uma festa com atividades culturais, educacionais e serviços de saúde movimentou a Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) - Foto Gidelzo Silva (4).jpg

Creas promove evento para formação de grupo de mulheres


Exibindo Café da manhã promovido pelo CREAS a mulheres - Foto Luciane Nascimento (Secom Ilhéus) (2).jpg

No café da manhã, realizado pela equipe de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Creas Paefi), houve sorteio de brindes e palestras sobre assuntos relacionados à valorização da mulher, além do desenvolvimento de atividades interativas.



Exibindo Café da manhã promovido pelo CREAS a mulheres - Foto Luciane Nascimento (Secom Ilhéus) (3).jpg
Com o objetivo de formar grupos sociais com mulheres que têm familiares vitimados ou que já sofreram algum tipo de violência, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social promoveu, na semana passada, na sede da unidade, no Bairro do Malhado, um café da manhã, com dinâmicas de interação social. Durante o evento, realizado pela equipe de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Creas Paefi), houve sorteio de brindes e palestras sobre assuntos relacionados à valorização da mulher.
Exibindo Café da manhã promovido pelo CREAS a mulheres - Foto Luciane Nascimento (Secom Ilhéus).jpg
De acordo com a coordenadora do Creas Paefi, Quédima Souza, a formação de grupos, tem por objetivo o desenvolvimento de oficinas voltadas para a geração de renda e ampliação da autoestima das cidadãs. O Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos busca apoiar, orientar e acompanhar famílias com um ou mais de seus membros que estejam em situação de ameaça ou violação de direitos.
O Creas Paefi compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e para o fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as deixam vulneráveis e/ou as submetem a situações de risco pessoal e social. O serviço é do Governo Federal e faz parte dos programas a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS).

Praias de Ilhéus são monitoradas pelo Inema

Exibindo Praia de Olivença - Foto Gidelzo Silva Secom Ilhéus 10.02.13.JPG 
No boletim do último dia 30 de maio, estão consideradas em boas condições para o banho as praias da Avenida Soares Lopes e do Cristo. Na zona sul, têm boas condições de balneabilidade os trechos nas imediações do Opaba e do Ceplus (dois pontos), além das praias dos Milionários, Cururupe e Olivença.

Exibindo Praia do Sul - Secom Ilhéus.jpg
O município de Ilhéus conta com um trabalho de monitoramento da qualidade das águas das praias realizado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente. No boletim 22/14, emitido no último dia 30 de maio, estão consideradas em boas condições para o banho as praias da Avenida Soares Lopes e do Cristo. Na zona sul, têm boas condições de balneabilidade os trechos nas imediações do Opaba e do Ceplus (dois pontos), além das praias dos Milionários, Cururupe e Olivença.
Já trechos do Malhado (próximo à escultura da Sereia) e do Marciano (próximo ao Bar Litrão) foram considerados sem boas condições de balneabilidade. Para mais informações consulte o site http://www.inema.ba.gov.br/.  A coleta do material, que possui apoio e fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema), é feita periodicamente por técnicos do instituto, sendo, posteriormente, enviada para laboratórios credenciados. 
Segundo o Inema, é fundamental que as pessoas evitem o banho de praia em dias chuvosos. Segundo técnicos do órgão, as águas podem estar contaminadas por diversos detritos, vindos das ruas, através das galerias pluviais. Também é desaconselhável o banho nas proximidades da saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.
Previsão do tempo – De acordo com o Instituto Clima Tempo, esse final de semana em Ilhéus será chuvoso. No sábado, dia 7, a temperatura irá variar entre 20C (mínima) e 28C (máxima). Já no domingo, dia 8, a mínima será de 21C e a máxima de 28C.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...