sexta-feira, 28 de março de 2014

AS MARACUTAIAS DA PETROBRAS

Petrobras pagou mordomias para genro de Dilma e para parentalha de ministros na Fórmula 1 em Interlagos.


Lista inédita dos convidados VIP da Petrobrás para assistir ao GP do Brasil de Fórmula 1, em novembro, revela que o agrado, originalmente usado pela estatal “para relacionamento com grandes clientes corporativos”, teve como beneficiados o genro da presidente Dilma Rousseff, Rafael Covolo; dois filhos do ministro da Fazenda, Guido Mantega; e a irmã, o cunhado e a sobrinha da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, além de parlamentares da base aliada e seus familiares.

Mulher aliciava meninas de 9 e 11 anos para prostituição no interior


As investigações indicam que “Meire” explorava garotas, filhas de famílias carentes de Andorinha (Foto: SSP Bahia)
As investigações indicam que Meire explorava garotas, filhas de famílias carentes de Andorinha (Foto: SSP Bahia)
Rosimeire Messias dos Santos, a “Meire”, que vinha aliciando meninas com idades entre nove e 11 anos para prostituição, na cidade de Andorinha, foi presa, na quarta-feira (26), por policiais da Delegacia Territorial (DT) local, tendo a delegada titular Antônia Jane instaurado um inquérito policial pelo crime de exploração sexual de menores. Um dos clientes de “Meire”, reconhecido pelas meninas, foi indiciado por estupro de vulnerável.
O contato entre as garotas e a clientela da cafetina ocorria, muitas vezes, em bares e restaurantes da região, onde homens, com idades entre 30 e 60 anos, costumavam pagar bebida e comida para ela e as aliciadas. Os encontros sexuais também aconteciam na casa de Rosimeire, que recebia o dinheiro dos programas feitos pelas meninas.
As investigações indicam que “Meire” explorava garotas, filhas de famílias carentes do município, há algum tempo. Policiais da Delegacia Territorial (DT) de Senhor do Bonfim apoiaram a ação da equipe da DT/Andorinha.

Santa Casa de Itabuma parabeniza o Bispo Dom Ceslau Stanula

Eric e Dom Ceslau
A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna parabeniza o Bispo da Diocese de Itabuna, Dom Ceslau Stanula, pela passagem do seu aniversário comemorado nesta quinta-feira – 27 de Março. Figura religiosa que tem o dom de levar a palavra de Deus ao próximo, tem relevantes serviços prestados à sociedade itabunense.
Desejamos saúde, paz e muitos anos de vida. São os votos do provedor e demais membros da provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.
 Eric Ettinger de Menezes-Provedor da SCMI

Novos ônibus escolares aguardam regularização do Detran em Ilhéus

A previsão da Secretaria de Educação de Ilhéus é que até o início das aulas, no próximo dia 14 de abril, os novos ônibus já estarão em circulação. No momento, os veículos aguardam o fim do processo de vistoria e emplacamento pelo Detran.
A Secretaria de Educação de Ilhéus (Seduc) recebeu na última segunda-feira, 24, quatro ônibus escolares novos para completar a frota de 16 veículos que estarão farão o transporte dos alunos dos distritos, vilas e povoados no ano letivo de 2014. Segundo a secretária de Educação Marlúcia Rocha, no momento os ônibus aguardam regularização junto ao Departamento de Transito (Detran) para circular.

Deputada visita empresas e volta a cobrar melhorias para Distrito Industrial de Ilhéus

A deputada estadual Ângela Sousa (PSD) visitou nesta quinta-feira (27) algumas empresas de informática instaladas no Distrito Industrial de Ilhéus, acompanhada do gerente da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial da Bahia (Sudic-Ilhéus), João Fortunato, para ouvir as reivindicações dos empresários e trabalhadores e verificar as condições em que se encontram o local. Com dezenas de empresas instaladas e responsável pela geração de milhares de empregos, o Distrito Industrial de Ilhéus está em situação crítica, com a falta de iluminação, buracos em todas as ruas, sem segurança e com o mato tomando conta do local, necessitando de ações imediatas por parte dos governos municipal e estadual.

Especialização em Implantodontia se destaca

Setores públicos e privados são alvos de quem se especializa nessa área da odontologia
 A Implantodontia é uma especialidade da odontologia que serve para reestruturar os dentes, restabelecendo funções de mastigação e estéticas. Por conta da ausência de um ou mais dentes, são feitos implantes de “pinos” onde depois serão instaladas peças que substituirão a dentição perdida. Esses “pinos” são integrados ao osso, oferecendo um suporte estável para os dentes artificiais.

Projeto Pirilampo Experimentação Audiovisuais Participam de Oficina

Jovens do Projeto Pirilampo Experimentação Audiovisuais Participam de Oficina de Produção com Vitor Aziz, Diretor do Documentário Memórias do Rio Cachoeira. 
Entre os dias 24 e 27 de março, os jovens do Projeto Pirilampo Experimentações Audiovisuais participaram da Oficina de Produção com Vitor Aziz, diretor do documentário Memórias do Rio Cachoeira e do Núcleo de Produções Artísticas-NUPROART, responsável por eventos como o Festival de Cinema Baiano e Mostra Universitária Sulamericana de Audiovisual.

Aldenes Meira homenageia secretária de Mulheres da Fetag

A entrega da tradicional Comenda Otaciana Pinto, nesta quinta-feira (27), em Itabuna, teve momentos de forte emoção, como a homenagem feita à secretária de Mulheres da Federação dos Trabalhadores da Agricultura da Bahia (Fetag-BA), Maria Cristina Vitória da Silva. A iniciativa de lhe conceder a comenda foi do presidente do legislativo municipal, vereador Aldenes Meira (PCdoB).

Projeto de Educação Infantil aproxima famílias da escola


Desde o início do ano letivo de 2014 o Centro Educacional e de Assistência ao Escolar Governador Antônio Carlos Magalhães, no bairro São Sebastião, passou a trabalhar exclusivamente com a Educação Infantil, com os cursos Maternal, Pré-escola I e II. Segundo o prefeito Almir Melo, a proposta de exclusividade do colégio teve por finalidade atender às disposições ao Estatuto da Criança e do Adolescente, a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases em relação à educação das crianças.

Diversas obras beneficiam morros de Ilhéus

As melhorias físicas nos altos da cidade incluíram obras de contenção de encostas, revitalização de drenagem pluvial e construção e recuperação de rampas, passeios e escadarias. 
Uma série de obras e serviços vem sendo executados nos morros de Ilhéus, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais. Sob a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), o trabalho é executado pela Empresa Montanha Aluguel de Máquinas e Equipamentos de Construção Ltda. As intervenções, que são realizadas com recursos próprios de cerca de 3 milhões e 700 mil reais, também incluem a manutenção das vias públicas da cidade, com a recuperação de drenagem pluvial e posterior recomposição da pavimentação.

HOJE TEM ELEIÇÃO NA USEMI EM ITABUNA

Ró, Tiago e Clenildo uma grande disputa. A diferença é que RÔ como vice-presidente do saudoso Zé Inácio dá continuidade ao excelente trabalho e projeto de Zé Inácio, que revolucionou a sede social da entidade. Mas, todos os candidatos estão em condições de governar a entidade. Sucesso a todos, e boas eleições! E viva a democracia!

Rosângela Conceição encabeça a Chapa 1, Tiago Reis é o candidato da Chapa 2, Clenildo Ramos compõe a Chapa 3
Especial do Diário Bahia - O clima de disputa por espaço impera na campanha pela presidência da USEMI (União dos Servidores Municipais de Itabuna), cuja eleição acontece nesta sexta-feira (28), das 8 às 17 horas, no Centro Administrativo Firmino Alves. O(a) escolhido(a) terá pela frente um mandato de quatro anos.

"Meu Deus eu quero morrer!" - ARTIGO DE ANTONIO NUNES

Meu Deus eu quero morrer!
Antonio Nunes de Souza*

Aos gritos e choro convulsivo Maria Tereza, segura por dois fortes enfermeiros, descia da ambulância no pronto socorro. Todos assustados olhavam para aquela moça, completamente desarrumada, porém deixando ainda transparecer a sua beleza, procedendo daquela forma. Um deles foi logo dizendo alto para todos: Essa deve ser uma das patricinhas riquinhas que encheu o cu de drogas!

I Congresso Sul Baiano de Oncologia começa na terça-feira


A Região Sul da Bahia sediará a partir de terça-feira (1º) o I Congresso Sul Baiano de Oncologia. O evento que terá como objetivo promover debates técnicos, científicos, sociais e de políticas públicas sobre a Oncologia será realizado no auditório Paulo Souto da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e seguirá até o dia 5 de Abril.

quinta-feira, 27 de março de 2014

HOJE É ANIVERSÁRIO DE DOM CESLAU STANULA

O bispo diocesano de Itabuna, Dom Ceslau Stanula está completando 64 anos de vida  hoje (27). Para comemorar a data, ele receberá o abraço de parabéns de todos os católicos, ou não, logo mais, às 12 horas,  na Missa da Misericórdia, que é celebrada pelo Monsenhor Moisés, tradicionalmente, às quinta-ferias na Catedral  do Padroeiro de Itabuna, São José.

Tomamos conhecimento que o Bispo, que apesar de ser de origem polonesa, naturalizado brasileiro e, contemplado, recentemente, com o título de cidadão baiano, receberá também homenagens de várias autoridades locais e regionais. Ao Dom Ceslau Satanula, que faz um grande trabalho em Itabuna, principalmente, em defesa dos mais necessitados,  desejamos muitos anos de vida, sob as bençãos de Deus, nosso Pai Onipotente.            

Câmara sabatina Poder Executivo, mas, como sempre, prefeito não compareceu

Prefeito Vane não compareceu!Sem comentário...
Plíno Adry
Uma verdadeira e intensa sabatina. Assim pode ser definida a sessão ordinária desta quarta-feira (26/03), realizada pela Câmara Municipal de Itabuna, que debateu com o poder executivo a situação caótica em que se encontra a saúde do município,  referência regional em saúde num passado não tão distante. O debate contou com a participação dos secretários de saúde, finanças, controladoria, e planejamento e tecnologia – respectivamente, Dr. Plínio Adry, Marcos Cerqueira, Otton Matos, e Wenceslau Júnior –, que prestaram esclarecimentos sobre a gestão da saúde de Itabuna.

Vereadores investigam denúncia sobre furto de respiradores do HBLEM

Na última terça-feira (25/03), uma comitiva formada pelos vereadores Aílson Sousa (PRTB), Joílson Rosa (PROS) e José Silva (PSDB) esteve no município de Camacan, para apurar a denúncia de que os aparelhos de respiração artificial furtados do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), em Itabuna, estariam na Função Hospitalar de Camacan.

FNDE realiza nova vistoria em obra de creche abandonada por ex-prefeito


O Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) enviou um técnico da empresa Concremat Engenharia a Canavieiras para realizar uma nova vistoria na obra da creche municipal localizada na rua Helena Chaves, no bairro Sócrates Resende. A obra, construída parcialmente na gestão passada (apenas 65% foram executadas), foi deixada inacabada e sem recursos para o término dos serviços, embora fossem totalmente repassados à construtora.

quarta-feira, 26 de março de 2014

VAMOS LÁ ITABUNA!

Itabuna - foto arquivo
Após uma derrota na estreia para o time do Ipiranga por 2 X 1, em São Francisco do Conde, e uma vitória pelo mesmo placar contra o time do Leôncio na sua última partida no Itabunão, no último domingo (23), o Itabuna tem agora como adversário o Fluminense da cidade de Feira de Santana.

Para este jogo, que só a vitória interessa o time Azulino, durante toda esta semana, está treinando com grande afinco. O treinado Gerson Fogasa garante a torcida itabunense que o time está chegando ao conjunto “que nos queremos” e está esperando outra grande vitória no próximo domingo, novamente do Itabunão.

Os novos jogadores esperam uma grande presença da torcida para incentiva-los a mais uma grande vitória, contra “os touros do sertão”, o Fluminense, campeão baiano em 1969.   

Veja mais, tudo sobre o esporte no -  http://destaquesesportivos.blogspot.com.br/

PERI DA PITUBA AGORA É DA TIJUCA

Peri conquista emprego no Rio de Janeiro (Foto Pedro Ivo Almeida-UOL). - See more at: http://www.pimenta.blog.br/#sthash.3B6C317S.dpuf
Após se aproximar do fundo do poço e vagar pelas ruas de Portugal no final do último ano, Perivaldo Lúcio Dantas voltou a ter nome, sobrenome e dignidade neste início de 2014. Mais do que isso, o ex-mendigo e lateral da seleção brasileira, com passagens marcantes por Botafogo, Bahia, São Paulo e Palmeiras, agora tem até emprego e uma casa para morar na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro.

Justiça garante pagamento do piso nacional dos professores em Ilhéus

A juíza titular da 1ª Vara do Trabalho de Ilhéus, Alice Catarina Pires, julgou procedente a ação movida pela APP/APLB-Sindicato e determinou ao município o pagamento do piso nacional do magistério. Na sentença que garante o direito dos trabalhadores, a magistrada informa que a Lei 11.738/2008, cuja constitucionalidade já foi reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal, instituiu, em prol da valorização da educação, um piso salarial nacional do magistério.

Após conquistar a 1ª etapa do Baiano, Isabelly treina para o Brasileiro

A itabunense Isabelly Mendes Andrade conquistou o primeiro lugar na categoria juvenil e o 5º lugar no geral da 1ª etapa do Campeonato Baiano de Maratonas Aquáticas, realizada no último domingo (23), em São Thomé de Paripe, Salvador. Com o resultado, a atleta continua a rotina de treinos com o apoio do técnico Luiz Carlos Santos e das Lojas Buriti, focada na 3ª etapa do Campeonato Brasileiro, que será no dia 17 de maio, em Angra dos Reis – Rio de Janeiro.

terça-feira, 25 de março de 2014

Prefeito cumprimenta general em homenagem da 18ª CSM


O general de Divisão Racine Bezerra está deixando o comando da 6ª Região Militar para assumir o Comando Militar do Palácio do Planalto e recebeu homenagem em Ilhéus
 O prefeito Jabes Ribeiro cumprimentou, na manhã desta terça-feira, dia 25, o comandante da 6ª Região Militar, general de Divisão Racine Bezerra Lima Filho, que vai assumir o Comando Militar do Palácio do Planalto e foi homenageado pela 18ª Circunscrição do Serviço Militar, de Ilhéus, com uma formatura de despedida.  O prefeito participou da solenidade, a convite do chefe da 18ª Circunscrição de Serviço Militar, tenente coronel Roosevelt Fonseca, ao lado de representações de organizações militares vinculadas à 6ª RM, a exemplo do tenente coronel Paulo Sérgio, do 35º Batalhão de Infantaria Motorizada, baseado em Feira de Santana

Secretaria de Comunicação (Secom)
Ilhéus – 25.03.14

Ao deixar Tribunal de Contas Maracajá critica Lei de Responsabilidade Fiscal

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Paulo Maracajá, deixou o pleno da Corte de Contas ontem (24/3) compulsoriamente por completar 70 anos nesta quarta-feira. Em homenagem prestada pela União dos Municípios da Bahia (UPB), a despedida foi em tom de crítica à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que impõe limites a administrações municipais. Segundo Maracajá, a lei “tem que ser modificada”.

Inaugurada Casa de Apoio para adultos em tratamento de câncer em Itabuna

Uma cerimônia religiosa marcou esta semana em Itabuna o início das atividades da Casa do Grupo de Apoio ao Paciente Oncológico (GAPO). O espaço funciona na rua X, nº 29, Loteamento Vitória Loup Soares, bairro João Soares, e foi inaugurado após um grupo de médicos e representantes da sociedade se unirem para concretizar o sonho de criar um local que atendesse gratuitamente com hospedagem e alimentação, pacientes adultos de várias regiões do estado que estão em tratamento de câncer em Itabuna.

Canavieiras realiza II Remada no Rio Pardo


A Secretaria do Turismo e Esportes da Prefeitura de Canavieiras promoveu, domingo (23), a II edição da Remada do Rio Pardo, domingo passado (23). O evento, que trouxe a Canavieiras novos remadores de cidades vizinhas, se destacou pela presença de um grande número de participantes da cidade, percorreram o trecho denominado Rio Patipe em direção à Barra do Albino, ao Norte da Ilha de Atalaia.
Algumas escalas foram programadas nos 13 quilômetros do percurso, com a finalidade de proporcionar aos remadores contemplar melhor a paisagem enquanto descansavam. O programa tem por objetivo, estimular o esporte náutico com equipamentos não-motorizados (stand up paddle, caiaque, canoa canadense) e exclusivamente a remo, e revelar a beleza da região no passeio que já faz parte da grade de opções turísticas e de lazer em Canavieiras.

Câmara recebe prefeito e secretariado para esclarecimentos sobre a gestão da saúde em Itabuna

Nesta quarta-feira (26/03), às 15h, a Câmara Municipal de Itabuna receberá o prefeito Claudevane Moreira Leite e os secretários municipais Dr. Plínio Adry, Marcos Cerqueira, Otto Matos e Wenceslau Júnior - respectivamente de saúde, finanças, controladoria, e planejamento -, para prestarem esclarecimentos sobre a gestão da saúde no município.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Sindicatos buscam acordo com governo para evitar greve em Ilhéus

Representantes da APPI/APLB-Sindicato, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ilhéus (Sinsepi) e Sindicato dos Guardas Municipais (Sindguarda) estão realizando constantes reuniões com a proposta de discutir ações conjuntas para garantir o fechamento do acordo de campanha salarial 2014. A proposta dos sindicatos é que o governo municipal abra o diálogo com os trabalhadores, concedendo o reajuste salarial garantido pela legislação, evitando assim que seja deflagrada uma greve geral no município como ocorreu no ano passado.

Em 2013 os trabalhadores de todas as categorias de servidores públicos municipais ficaram cerca de 80 dias em greve na busca de um acordo. Como o governo municipal não apresentou uma proposta concreta de reposição salarial, os trabalhadores decidiram protocolar, no dia 07 de outubro, as ações na Justiça do Trabalho para reivindicar seus direitos. As audiências estão sendo realizadas e a sentença deverá ser publicada nos próximos dias.

Nas ações judiciais movidas pelos sindicatos referentes à campanha salarial de 2013, os trabalhadores reivindicam a reposição anual de 6,5 % para todas as categorias, e 7,97% para os professores, como manda a Constituição Federal e a Lei de Responsabilidade Fiscal. “Estamos abertos para o diálogo para evitar que uma nova greve seja deflagrada, o que por certo trará prejuízos para todos. Mas não vamos abrir mão dos nossos direitos”, reafirmaram os líderes sindicais.

Por - Edy Camargo


Celso Antunes defende humanização no processo de ensino-aprendizagem


A Secretaria da Educação da Prefeitura de Canavieiras promoveu, na noite de sexta-feira (21) palestra com educador Celso Antunes para todos os professores das redes municipal, estadual e particular de Educação. A palestra teve como tema “Os desafios da Educação de Jovens e Adultos”, faz um discorre sobre os desafios da Educação em oferecer oportunidades a essa parcela da população.

Lei do Piso do Magistério será tema de Seminário em Itabuna

"Os Desafios dos Municípios da Bahia Frente à Lei do Piso do Magistério" é o tema do seminário, que será ministrado pelo professor Carlos Eduardo Sanches, no próximo dia 2 de abril, das 9 às 12 horas, no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), em Itabuna. As discussões em torno da temática têm mobilizado profissionais da área de educação dos municípios integrados ao Território Litoral Sul, que através do Fórum Regional de Secretários Municipais e Conselheiros de Educação (Forsec) fortalecem a proposta de revisão do Plano de cargos e salários para estabelecer a Lei do Piso.

Coordenação Executiva busca a reestruturação do Território Litoral Sul

Com o objetivo de buscar o desenvolvimento territorial urbano e rural, através da promoção de políticas públicas, a nova coordenação executiva do Colegiado Territorial Litoral Sul, eleita na semana passada, já está atuando na reestruturação do seu estatuto. Segundo o coordenador geral, Carlos Alberto, que representa o Movimento de Luta pela Terra (MLT), a meta é reorganizar e criar câmaras técnicas setoriais para a promoção de projetos entre os 26 municípios que integram o Território.

Pós-Graduação 2014.1. DA FTC


Deputada confirma autorização para escola pública de trânsito de Itabuna

A escola pública de trânsito de Itabuna vai se tornar realidade, beneficiando pessoas mais carentes da cidade que atualmente não tem condições de tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em audiência com o secretário da Casa Civil da Bahia. Rui Costa, a deputada estadual Ângela Sousa (PSD) recebeu a confirmação de que o governador Jaques Wagner já assinou a liberação para que a unidade de Itabuna possa iniciar o seu funcionamento.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...