sábado, 15 de fevereiro de 2014

BECO DO FUXICO FEZ A ALEGRIA DO FOLIÃO DE ITABUNA

Foto: Arquivo
Neste momento sem a participação do município, centenas de pessoas participaram da lavagem do Beco do Fuxico em Itabuna, já uma tradição. Já se apresentaram  os blocos "Dez...casados", "Mendigos de Gravatas" e "Casados I... Responsáveis , levando a alegria ao grande público presente.

Na maior tranquilidade o 15o BPM aramou uma grande estrutura para dar suporte e apoio aos fulões. A unica anormalidade, mas que não afetou a alegria do povo presente, foi o do ABC da Noite fechado. Mas, mesmo assim o "Beco do Fuxico" recebeu muita gente que brincaram ou estão se divertindo a  valer.

Entre as autoridades presentes estavam no local, o deputado Federal Geraldo Simões, sua esposa D. jussara Feitosa e o presidente da Bahiagá, Davidson Magalhães, além de vários vereadores da Câmara Municipal de Itabuna. Outra presença muito cumprimentada, foi a do Prefeito de Itapé, Pedro Jakson Brandão (Pedrão).   

A ralidade é que o povo de Itabuna está de parabéns. Muita gente curtiu as machinhas dos velhos carnavais com muita alegria e recordação, mantendo a nossa tradição proporcionada, principalmente, pelos  blocos: "Dez... Casados" que fez um protesto  e "Casados I... Responsáveis"  que deram um show na avenida com suas baterias.        

Aleluia lamenta partidarismo da OAB na questão do IPTU

“A história de lutas da OAB em defesa da justiça social no Brasil se curva aos interesses mesquinhos de quem não quer ver Salvador voltar a brilhar”, reage o secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia à Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) impetrada pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia contra o IPTU. “É motivo de indignação, assistir a OAB tomar partido, quando ela sempre defendeu a sociedade”, acrescenta.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Pequenos produtores voltam a fazer graves denúncias contra supostos índios

Representantes da Associação de Pequenos Agricultores dos Municípios de Ilhéus, Una, Buerarema e São José, deputados, vereadores da região e membros de associações e sindicatos regionais se reuniram na manhã desta sexta-feira (14) com o assessor da presidente da república, Dilma Rousseff, Nilton Godoy Tubino, onde apresentaram uma série de denúncias graves envolvendo os supostos índios Tupinambá. Na lista de denúncias contra os supostos índios estão a prática de vários crimes que vão de estupros, assaltos e até assassinatos.

CÂMARA APROVA CRIAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO

A Câmara Municipal de Itabuna aprovou nesta sexta-feira (14/02), o anteprojeto de lei de n° 068/2013 que promove uma minirreforma na estrutura administrativa do município de Itabuna. Entre as mudanças, o desmembramento da secretaria de assuntos governamentais e comunicação.

De acordo com o texto, a alteração na lei municipal n° 2114, de 1° de janeiro de 2009, se fez necessária para garantir, sobretudo, uma maior autonomia e a redução de gastos ao poder executivo. Com a aprovação, haverá uma diminuição substancial nos cargos comissionados que passam de 83 para apenas 28.

SUCESSO DOUTORA FABIANA GÓIS SILVEIRA

DO BLOG DO BORÓ

SEXTA-FEIRA, 14 DE FEVEREIRO DE 2014

Encountry By Fest - Fabiana Góis Silveira

Drª. Fabiana Góis Silveira

EXERCITO RECBE ORDEM DA PRESIDENCIA DA REPÚBLICA PARA AGIR EM BUERAREMA


A presidente Dilma Rousseff assinou em Brasilia instantes  atrás o decreto que autoriza a ocupação do Exército Brasileiro  na cidade de Buerarema.

A expectativa da chegada dos homens do Exercito a qualquer  momento  em Buerarema, procedente de Ilhéus  e de que a tropa chegue até a Serra do Padeiro, sede dos índios e de Babal, cacique dos tupinambás.

 Vale lembrar que o Exército foi convocado para conter a violência que assola a região, por conta dos conflitos entre agricultores e índios, ou falsos índios. 

Com isso a expectativa  é grande por parte da população que quer a qualquer custo a prisão dos assassinos do pequeno agricultor e líder da categoria, Juracy Santana.


OS DEZ... CASADOS AMANHÃ NO CARNAVAL DO BECO DO FUXICO EM ITABUNA

Sandoval Benevides (Dez...casados)  e Nilton Ramos (Casados I... Responsáveis)
O bloco carnavalesco "Dez... Casados" com toda a força, amanhã (15), a tarde, estará participando do carnaval  do Beco do Fuxico, em Itabuna, com sua bateria afinada, tocando e cantando as tradicionais machinhas dos velhos carnavais e que não morrem jamais. A informação é de seu presidente, empresário e desportista, Sandoval Benevides.

A novidade deste ano, informa Sandoval, e a presença das mulheres, que trarão dar um incentivo a mais, embelezando dentro de muita alegria a fantasia do bloco, que nasceu há dez anos, com esse objetivo de resgatar os velhos carnavais. Os seus membros podem adquirir seu maratial na sede da agremiação, no Banco Raso, no Restaurante "O Grilo", e depois brincar para valer de peito erguido e sorriso na praça.
O bloco "Casados I... Responsáveis", um dos mais tradicionais  de Itabuna,  também ao lado  do "Maria Rosa" o mais antigo de Itabuna estarão  também no "beco" abrilhantando  o Carnaval Antecipado de Itabuna, considerado o pomeiro do Brasil. Este ano a grande atração e novidade serão as  presenças de outros blocos como:  os "Kzumbas do Pontalzinha" ausentes alguns anos  do evento.  

A mobilização para que o Carnaval de Itabuna acontecesse  foi  da recém criada, Associação do Blocos Carnavalescos de Itabuna, tendo a frente o desportistas Geraldo Caçolinha, membro do bloco Maria Rosa,  mesmo sem contar com a ajuda do município, uma decisão particular do Prefeito Vane, para atender adeptos da Igreja Universal! Xó Santanais!!! 
O carnaval de Itabuna vai acontecer!
           

Prefeito de Ilhéus discute com comunidade revitalização do Clube Social do Pontal

A proposta da população é transformar o espaço em um centro cultural que esteja a serviço da memória visual da localidade e do próprio conceito do Pontal como um bairro criativo.

 O prefeito Jabes Ribeiro, acompanhado do vice e secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado (Cacá), discutiu com representantes do Movimento Pontalense de Cidadania, Associação dos Moradores do Pontal (Amop), Instituto Nossa Ilhéus, Casa de Cultura Popular (Casar), Associação dos Diabéticos e Associação dos Moradores do Bairro Hernani Sá, entre outros, a proposta de revitalização do antigo Clube Social do Pontal (CSP), para transformá-lo em um Centro Cultural. Durante o encontro, que ocorreu na quarta-feira, dia 12, no salão nobre do Palácio Paranaguá, o chefe do Executivo elogiou os esforços da população local para resgatar o espaço, que é uma das iniciativas do Projeto Pontal Criativo.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Paulo Azi diz que rombo nas contas do Estado continua

Por - LUÍS AUGUSTO GOMES
A publicação do demonstrativo de caixa do governo doEstado, segunda-feira, revelou, segundo o deputado Paulo Azi (DEM), que “continuam sendo utilizados recursos vinculados, destinados a outras finalidades, para cobrir o déficit das contas públicas, que estão numa situação crítica”.
Confirmando o déficit que já havia sido apontado no ano passado, Azi disse que R$ 1,5 bilhão de empréstimos e R$ 1 bilhão de convênios federais “estão sendo desviados para custear despesas correntes, o que, se ocorresse com prefeitos do interior, seria motivo de rejeição das contas”.

Comunidade Espírita de Canavieiras promove palestras e seminários


A Comunidade Espírita de Canavieiras promove nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro (sexta, sábado e domingo), a 10ª Jornada Espírita de Canavieiras. As palestras e seminários serão realizadas no auditório do Colégio Estadual 15 de Outubro, na avenida Barão do Rio Branco, centro.

De acordo com a programação, na sexta-feira (14), às 19h30, o evento será aberto com o Momento da Arte; às 20 horas será realizada a palestra “O Evangelho à Luz da Psicologia”, proferida por Lindomar Coutinho (Ilhéus). No sábado (15), às 20 horas, a palestra terá como tema “O Evangelho: Farol da Nova Era”, e será dada por Wagner Paixão (Belo Horizonte).

Vistoria em táxis contribui para segurança dos ilheenses e turistas

Durante o processo de renovação do alvará, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (Sutran) de Ilhéus, analisa se o veículo está em condições de prestar um bom serviço à população, observando as condições gerais  para o uso.
 A ação de vistoria nos veículos que prestam serviço de transporte de aluguel, tipo táxi, realizada pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (Sutran), além de regulamentar a atividade, contribui para proporcionar maior segurança aos ilheenses e turistas que usufruem do serviço. O processo teve início na última segunda-feira, dia 10, e consiste na observação das condições gerais dos carros, documentação e a regularização do taxímetro. Todos os 382 automóveis que atuam nas praças de Ilhéus  devem passar pela vistoria.

DIA 17 A SKOL DARÁ COLETIVA À IMPRENSA EM SALVADOR


Por - Tatyanna Hayne
Via Comunicação e Eventos

NO ENTERRO DE JURACY ASSASSINADO PELOS ÍNDIOS EXERCITO CHEGA A CIDADE DE BUERAREMA

Milhares de pessoas no último adeus a Juracy
Mais de dez mil pessoas foram às ruas no dia de ontem (12) para o último adeus ao pequeno produtor Juracy Santana, que foi assassinado por supostos índios no assentamento Ipiranga, do qual era liderança. Segundo informação. o posseiro perdeu a vida, por que não quis ser “índio”. A policia está investigando, mas  até o momento ainda não prendeu ninguém. Esperamos que não seja mais um crime insolúvel.  

O corpo de Juracy Santana, através de muita emoção,  o cortejo acompanhado por cerca de 10 mil pessoas, foi sepultado às 18h, no cemitério da cidade de Buerarema no dia de ontem. Na trajetória só houve um pequeno tumulto por causa da presencia de um suposto índio que estava infiltrado, na multidão, logo sanado pela policia. A esposa e um  filho de Juracy Santana, só não foram mortos porque conseguiram fugir pelo mato. Veja mais no www.macuconews.com.br/

MORRE PROFESSORA BETA EM ITAPÉ

Bete, com seus netos

Com muita tristeza e emoção, e um grande acompanhamento, foi sepultado ontem (12), às 17h, na cidade de Itapé, o corpo da professora Elizabete Alves de Andrade (Bete).

Aqui, com suas irmãs, Hélia, Eliana, sua filha Delzinha, sobrinhos e netos 
Mais conhecida como professora “Bete” 57, anos de idade, ela foi vítima de infarto fulminante, quando dormia, às 5h da manhã, já que sofria de hipertensão. Era esposa do funcionário publico municipal, aposentado, Adelfredo Brito Alcântara, o popular "Del Queixada”. Deixou, além do esposo, dois filhos Alfredo “Feo” e “Delzinha”, além de dois netos.

Sensibilizado, o prefeito Pedrão, baixou luto municipal, pois “Beta” já prestava serviços na área de educação do município há cerca de 30 anos, na sua profissão, era muito querida, o que deixou a população de Itapé constrangida e mobilizada em peso.  

Esse blog, com pesar, leva a solidariedade a toda sua família e amigos, pois, se tratava de uma excelente pessoa, trabalhadora e dedicada com sua profissão. 


terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

ACI firma parceria para o resgate histórico da entidade

Com o objetivo de expor e difundir entre a sociedade itabunense os fatos históricos que justificam a importância da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) nos seus 105 anos de existência, foi firmada uma parceria nesta segunda-feira (10), com a Academia de Letras de Itabuna (Alita), Associação Cultural Amigos do Teatro (Acate) e Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) para resgatar a história da entidade.

Prefeitura de Ilhéus reinaugura unidade de saúde do Banco da Vitória nesta quarta


Esta será a terceira unidade reinaugurada neste ano de 2014. Já foram entregues o Centro de Saúde do Bairro Ilhéus II e a Unidade de Saúde do Alto do Basílio, constituída por duas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF I e II).
  A Prefeitura de Ilhéus entrega mais uma unidade de saúde totalmente recuperada à população, Na manhã desta nesta quarta-feira, dia 12, o prefeito Jabes Ribeiro e o secretário municipal de Saúde, Antônio Ocké, reinauguram o posto do Banco da Vitória, a partir das 10 horas. Neste ano, a prefeitura já entregou à população o Centro de Saúde do Bairro Ilhéus II, localizado na zona sul, e a Unidade de Saúde do Alto do Basílio, constituída por duas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF I e II).

POPULAÇÃO DE BUERAREMA REVOLTADA CONTRA OS ÍNDIOS INTERDITA BR-101

LÍDER DE ASSENTAMENTO EM BUERAREMA PAGA COM A VIDA PORQUE NÃO QUIS SER ÍNDIO

Juracy
O pequeno agricultor e líder do assentamento Ipiranga na região do Maruim, entre os municípios de Buerarema e Una, Juracy Santana foi assassinado pelos supostos índios na noite desta segunda (10) para terça-feira, e sua mulher e um filho estão desaparecidos na região dos conflitos.

Juracy Santana em todos os encontros que participava informava às autoridades que estava sendo ameaçado de morte pelos supostos índios, porque ele não aceitava a proposta dos “caciques” para se tornar um índio. Como vê o governo não protegeu o cidadão. Essa mesma declaração ele fez em um encontro realizado na Associação Comercial e Empresarial de Itabuna –ACI, no ano passado.

Essa questão da terra que já vem arrolando por vários anos, nos municípios do sul da Bahia: Itaju do Colônia, Pau Brasil, Una, Camacan e Ilhéus, tanto o governo federal, como estadual estão omissos e a cada dia os conflitos aumentam e provoca morte de quem quer trabalhar na terra, produzindo alimentos.

Com essa morte de um líder, sentimos que um barril de pólvora está preste a estourar e muito sangue vai se derramar na região dos conflitos, caso o governo não tome uma posição enérgica e urgente para as demarcações de terra.

A Força Nacional foi designada para esta região, há mais de três meses, mas sem material bélico suficiente, como por exemplo, um helicóptero, que não tem, fica muito difícil impedir os conflitos, devido as dificuldades de acessos aos locais de trincheira dos índios. Os governos têm que ser mais enérgicos, senão muitos assentados e “índios” vão morrer defendendo o seu pedaço de terra.

Com isso, quem é o culpado? O Governo,, que nada faz, é claro, e, às vezes até parecer, está conivente com as ações criminosas dos supostos índios. A prova está ai, Juracy Santana, cansou de denunciar as ameaças de morte e pagou com a própria vida, porque não quis ser índio! O que é que está por trás disso tudo?        

DE ÚLTIMA HORA!

A mulher de Juracy Santana apareceu, com o assassinato de seu esposa, ela se escondeu  nas matas. Felizmente os filhos do posseiro não estavam em casa. senão os "índios" tinham  matado todos. 

Ponte da BR-101

Neste momento com cerca de dois mil manifestantes sob forte protesto pelo assassinato  de Juracy fizeram uma grande barricada na BR-101, e estão tentando demolir a ponte. Segundo os líderes da manifestação, só vão parar após chegar um representante  do Governo Federal para resolver o problema. A coisa está feia, e os prejuízos causados ao município de Buerarema durante todo esse impasse, não existe cálculos. A Força Nacional, não disse para o que veio! A população está revoltada; um verdadeiro barril de pólvora.    
O congestionamento de caminhões pesados e carros pequenos já chegam a cerca de 30 quilômetros.         

Mais informações: www.macuconews.com.br/

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

PAULO SOUTO LIDERA PESQUISAS

Pesquisa Séculus/Bahia Notícias: Souto lidera e bate Geddel; Rui Costa fica atrás de Lídice
A pesquisa para governador da Bahia, realizada pelo Instiuto Séculus em parceria com o Bahia Notícias, mostra uma corrida com a oposição na liderança com certa tranquilidade. Dois cenários pré-definidos foram colocados para o eleitor opinar,um com o ex-governador Paulo Souto (DEM) como candidato da oposição, e o outro com o presidente do PMDB na Bahia, Geddel Vieira Lima, no mesmo posto. Os outros nomes são aqueles já definidos: o chefe da Casa Civil e candidato da base governista, Rui Costa (PT) e a postulante do PSB, senadora Lídice da Mata. No primeiro universo, Paulo Souto aparece com larga vantagem, com a preferência de 40,8% dos entrevistados. Logo depois vem Lídice, com 12,2%. Em terceiro está o petista, com 10,1%. Os que ainda não sabem ou não opinaram somam 25,2% e aqueles que não votariam em nenhum dos três totalizam 11,4%. No segundo cenário aparece o motivo para a dor de cabeça do prefeito ACM Neto (DEM), que teria até dito a Geddel que o ex-ministro seria candidato, mas ouviu de Souto – melhor nas pesquisas internas – que a chama tinha reacendido. O peemedebista lidera a disputa no levantamento, com a preferência de 23,7% dos pesquisados. No entanto, a pontuação dele é quase metade da atingida pelo democrata, além do fato de que os adversários crescem. Lídice continua em segundo lugar, agora com 15,2%. Rui Costa passa para 13,7%. Sobe também o número de indecisos – que não sabem ou não opinaram – com soma total de quase 29%. Não votariam em nenhum dos três 18,2% dos pesquisados. 
 

Montagem: Bahia Notícias
 
O eleitorado baiano também participou da modalidade espontânea, quando não é dada nenhuma opção e o consultado escolhe o nome que preferir. O prefeito ACM Neto (DEM) aparece como o mais lembrado, com 13,5% das intenções de voto, apesar de já ter se colocado fora da disputa. Em segundo vem o governador Jaques Wagner (PT), com 11,4%, mesmo com o fato de não poder tentar nova reeleição. Logo depois vem Souto (4,5%). Geddel aparece mais atrás, com 2,8% da preferência. O peemedebista ainda garante que a oposição pontue mais que Rui Costa (2,5%). A partir daí, o cenário mostra novidades. O senador Walter Pinheiro (PT), que perdeu a indicação para o chefe da Casa Civil de Wagner, pontua melhor com 3,3%. O vice-governador e pré-candidato ao Senador, Otto Alencar (PSD), também sai na frente de Rui, com 2,7%. O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT), que queria concorrer para governador e agora luta para ser vice, surge com a preferência de apenas 0,8% dos entrevistados, empatado com o nome especulado para vice na chapa da oposição, João Gualberto (PSDB). O inusitado é que ambos ficam atrás do apresentador Zé Eduardo (Bocão), escolhido por 0,9%, e também do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (PSDB), com 1,3%. 
 

Clique na imagem para ampliar
 
Já no cenário nacional, a presidente Dilma Rousseff (PT) vence tranquilamente a eleição na Bahia, ainda no primeiro turno. Ela aparece com 54,2% das intenções de voto, contra 13,2% do pré-candidato tucano, o senador Aécio Neves (PSDB-MG). O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) soma apenas 6,5%. Não opinaram ou não souberam responder 13,4%. Já 12,3% disseram que não votariam em nenhum dos três. A pesquisa Séculus/Bahia Notícias foi realizada entre os dias 2 e 6 de fevereiro, com 2 mil 290 pessoas, de todas as classes sociais, sexos e áreas de atuação. Foram entrevistados eleitores de 72 cidades baianas, em 26 territórios de identidade. A margem de erro é de 3,9 pontos porcentuais. 

http://www.bahianoticias.com.br/www.bahianoticias.com.br/


Se Justiça brecar aumento do IPTU, ACM Neto pode ser candidato a governador

LUÍS AUGUSTO GOMES

Interpretação corrente no meio político dá conta de que o desfecho da ação movida pela OAB contra o IPTU poderá, em suma, resultar na candidatura do prefeito ACM Neto a governador do Estado.
Não estaria sendo outro o motivo de tanta protelação no processo de definição da chapa oposicionista, motivo de variadas especulações nas últimas semanas. O prefeito aguardaria a definição judicial sobre o imposto e, na impossibilidade de contar com os recursos pretendidos, teria a base de seu discurso: “Não me deixam governar”.

Roberto Carlos já escreveu autobiografia até seus 25 anos de vida

Adicionar legenda


Solteiro, prestes a lançar um livro de fotografias com tiragem limitada e comemorando 10 anos do projeto Emoções em Alto Mar, Roberto Carlos chegou com uma hora de atraso à coletiva de imprensa que concede todo início do ano, marcada para as 17h deste domingo, no navio ancorado em Búzios, e fazendo piada.

Deputado Coronel Santana pede sinal de celular para Ponta da Tulha em Ilhéus

O acesso à telefonia acarreta facilidade de localização e transações comerciais, diz o deputado.


O deputado Coronel Gilberto Santana (PTN) encaminhou indicação ao governador Jaques Wagner para que autorize, através da Secretaria de Infraestrutura e Departamento de Telefonia, a instalação de torre de sinal de telefonia móvel na localidade de Ponta da Tulha, no município de Ilhéus. "Atualmente, a comunicação é peça fundamental para qualquer avanço no desenvolvimento de uma localidade.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...