sábado, 1 de fevereiro de 2014

Neste domingo tem festa no mar de Salvador para a Rainha das Águas

Redação do www.tribunadabahia.com.br - Salvador - Caiala, Dandalunda, Inaê, Ísis, Janaína, Marabô, Maria, Mucunã, Oguntê, Oloxum, Princesa de Aiocá, Princesa do Mar, Rainha do Mar, Sobá, Sereia do Mar. Tantos são os nomes que se referem à Iemanjá quanto são os devotos que, no próximo 2 de fevereiro em Salvador, domingo, vão saudar com um “Odo Yá!” à orixá dos mares e das águas na Praia da Paciência, no Rio Vermelho. É o dia de vestir branco e levar flores para serem depositados nos balaios disponibilizados na Colônia de Pescadores do bairro, ou diretamente no mar, como uma forma de fazer pedidos ou agradecer por algo já realizado.

Quadrilha que rouba carros em Itabuna, vendia em Vitória da Conquista, diz polícia

Ultimamente  muitas carros vinham sendo roubados em Itabuna, se informe mais no plantaoitabuna.com.br do nosso amigo Oziel Aragão, um dos repórteres mais atualizados de nossa região, não só no setor policial, mas em todos os demais segmentos. O homem, é fera!    

ACM Neto é considerado “ótimo” por 13% da população, aponta pesquisa.

Segundo uma pesquisa Vox Populi, divulgada no Jornal da Band nesta quinta-feira, o desempenho do prefeito de Salvador, ACM Neto, foi avaliado como “ótimo” por 13% dos entrevistados. A avaliação como “ótimo” teve índice superior aos prefeitos do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (3%), e Recife, Geraldo Julio (7%), as outras duas capitais cujos dados também foram divulgados pela emissora nesta quinta-feira.

EVANave no Festival de Verão Salvador

Na sexta (31), o público do Festival de Verão Salvador, teve a oportunidade de curtir uma prévia do carnaval com a apresentação da Banda Eva no EvaNave na arena de shows do Parque de Exposições. O musico Felipe Pezzoni, líder da  Banda Eva escolheu a música “Eva” para iniciar o show e fazer o público  sair do chão em uma única sintonia. 

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Salvador tem a maior taxa de desemprego do país, com 8,1%, aponta IBGE.

Salvador é a capital que mantém a maior taxa média de desemprego, com 8,1%, em 2013. Em 2012, essa taxa havia sido de 7,2%. Em dezembro do ano passado, a taxa de desocupação da capital baiana ficou em 7,7%, contra 5,7% em dezembro de 2012 e 8,2% em novembro de 2012, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Porto Alegre foi a região metropolitana que apresentou a menor taxa média de desemprego em 2013, com 3,5%.

Crise no ferryboat aumenta e usuários protestam no Terminal de são Joaquim

Moradores da Ilha, inclusive portadores de deficiência, protestaram mais uma vez contra os péssimos serviços prestados pela Internacional Marítima e questionaram também o descaso do governo. (Foto: Tereza Valadares)
Moradores da Ilha de Itaparica e usuários do Sistema Ferryboat fizeram mais um protesto nesta sexta-feira (31) no Terminal Marítimos de São Joaquim, contra os serviços daconcessionária Internacional Marítima e o Governo do Estado. A manifestação ocorreu na entrada do terminal e durou cerca de duas horas.
Em alguns momentos, os carros que tantavam entrar no terminal foram impedidos. O diretor da Agerba, Bruno Moraes, apareceu para dialogar com os manifestantes, mas nenhum diretor da empresa Internacional esteve no local.
Desde que os problemas no Sistema Ferryboat começaram a se agravar, antes do final do ano, devido ao baixo número de embarcações em tráfego e o crescimento das reclamações, Bruno Moraes foi destacado pela Secretaria de Infraestrutura para atuar nos terminais do sistema, apesar de a concessionária ter afimado recentemente que “ignorava” a presença do diretor da Agerba atuando em suas instalações.

Do - jornaldamídia.com.br

Escândalos? Uma semana de promoção! - Artigo de Antonio Nunes

Escândalos? Uma semana de promoção!
Antonio Nunes de Souza*

Nossa brasilidade comportamental procede com uma invejável agilidade, principalmente com relação às denúncias e destaques nacionais sobre os escândalos políticos, industriais, criminais e econômicos que, acredito eu, todos eles têm uma cota de páginas, horários de rádios e TVs, blogs e, por incrível que pareça, até nas esquinas e nos balcões de botecos!

É tão grande a quantidade de escândalos que surgem cotidianamente, que, infelizmente, não se pode perder tempo “martelando” uma noticia por mais importante e absurda que seja, por mais de alguns dias, desprezando as novas, maravilhosas e quentes que surgem no dia-a-dia, pois não se pode perder tempo em ficar repisando fatos e horrores que, simplesmente, se tornam obsoletos depois de no máximo, uma semana!

Presumo que não somente eu tenha percebido tal comportamento, pois, logicamente, é de grande interesse dos corruptos, ladrões, sonegadores, traficantes, políticos especializados em peculatos e, obviamente, os vândalos e criminosos sanguinários, saberem que seus casos estarão em evidência apenas alguns dias e depois disso, para suas tranqüilidades, passarão a responder em liberdade e cairão, gradativamente, nos esquecimentos. Se você tem alguma dúvida na minha modesta afirmação, basta que faça um retrospecto em sua memória, reflita e veja como terá até dificuldades em se lembrar de alguns casos grotescos que abalaram o país, hoje, completamente adormecidos no tal do berço esplêndido. E, para apenas ajudá-lo vou citar um que abalou todas as estruturas nacionais e internacionais, que hoje nem nos lembramos mais. Trata-se do caso de Carlinhos Cachoeira que foi uma verdadeira Catarata de Niágara e, atualmente, não passa de uma modestíssima queda d’água!

Essa é a nossa memória e preocupação que, infelizmente, está se tornando um comportamento comum dentro do sistema, estimulando atitudes e atos condenáveis e ante patrióticos. Mas, o nosso querido Brasil tem uma força nas suas entranhas e no seu sempre enganado povo que, mesmo com tudo isso, cada dia cresce mais, prospera, vence as adversidades, mostrando ao mundo quanto somos importantes, apesar das mazelas que ocorrem!

No momento estamos cuidando da Copa, porém, com certeza, o governo vai se dedicar, veementemente, com a limpeza da cozinha!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna antoniodaagral26@hotmail.com

Prefeito de Canavieiras vistoria obras em andamento na cidade

O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, realizou na manhã desta sexta-feira (31), uma vistoria em diversas obras que estão sendo realizadas em toda a cidade. Acompanhado do chefe de Gabinete, Nei Pinto, e do secretário da Administração, Antonio Tolentino, o prefeito considerou que a execução dos serviços está em conformidade com o cronograma estabelecido.

Arataca: gasto com combustíveis é 40% menor que a gestão anterior

 O consumo de combustíveis em Arataca, no Sul da Bahia, é 40% menor em relação à gestão anterior, como demonstram extratos de contratos de processos licitatórios realizados em 2010, 2011 e 2012. Em 2010, os gastos com combustíveis alcançavam a cifra de R$ 908.503,30, de acordo com extrato de publicação no Diário Oficial do Munícipio de Arataca.

Corpo de Salva-Vidas de Ilhéus programa ação especial para festa de Iemanjá

Serão adicionadas duplas de Salva-Vidas nas praias e na embarcação de entrega de oferendas no mar, além de outros nas praias do Cristo e do Marciano, que estarão atuando até que se encerrem as atividades.
 O efetivo do Corpo de Salva-Vidas de Ilhéus elaborou uma operação especial para atuação nas praias da Maramata e do Litoral Norte, neste domingo, dia 2, em razão da festa de Iemanjá que será realizada a partir das 9 horas. Serão adicionadas duplas de salva-vidas nas praias da Maramata, e na embarcação, acompanhando a entrega de oferendas no mar; três agentes ao lado do Praia do Cristo e uma dupla na praia no Marciano, que estarão atuando até que se encerrem as atividades.

NOVA DIRETORIA DO CLUBE DO POETA SUL DA BAHIA TOMA POSSE DIA 12 DE MARÇO NO GTC EM ITABUNA

Confirmado para o dia 12 de Março, no Grapiúna Tênis Clube, em Itabuna, a posse da nova diretoria  do Clube do Poeta Sul da Bahia, assim como, o novo Conselho da entidade, integrado pelos poetas: Adeildo Marques, presidente/reeleito, e os membros: Clovisnaldo Argolo e Joselito dos Reis, que em seguida dará posse ao novo presidente e diretoria.

Terminal obsoleto deixa população de Mar Grande sem transporte por 3 horas

Salvador – A travessia marítima do Sistema Salvador-Mar Grande tem mais uma manhã com parada obrigatória causada pela maré baixa. No entanto, a suspensão do serviço só acontece no sentido de Mar Grande para a capital. A parada será das 8h30 às 11h30 desta sexta-feira (31). Saindo de Salvador com destino à Ilha de Itaparica, os barcos vão atracar normalmente até às 11h30 no terminal do Sistema Ferry-Boat em Bom Despacho, com autorização da Agerba.

Justiça dá prazo para Neymar mostrar contratos: 5 dias

Enquanto tem o nome envolvido em polêmicas, Neymar faz turismo por Barcelona
 e visita Igreja
Adicionar legenda
Neymar terá cinco dias para apresentar todos os contratos que envolvem sua ida para o Barcelona. É o que diz um comunicado que foi encaminhado à Justiça espanhola nesta semana.

FICC LANÇA NOVO SITE

A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) colocou a disposição, nesta segunda-feira, 28, o seu novo portal na Internet. O novo site da instituição está mais arrojado, com informações mais claras e objetivas, acompanhando a política interna de Comunicação Social da Prefeitura de Itabuna, ao mesmo tempo em que insere dentro desta política uma linguagem própria.

Ricky Mascarenhas, Assessor de Comunicação da FICC, relata que a proposta é colocar à disposição das pessoas um site que agrade desde os mais jovens até os mais idosos. "Cores, tamanho das letras, textos, links, tudo foi cuidadosamente trabalhado com a intenção de aproximar mais a FICC das pessoas” , explicou.
No site, o internauta encontra as notícias sobre a fundação, informações sobre os projetos desenvolvidos, serviços oferecidos, parcerias, agenda cultural, arquivos multimídia, editais, convênios, além das versões on line de todas as edições do boletim informativo da FICC e uma aba da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), com todas as novidades e links para inscrições em editais.
Para conhecer o novo site, basta 

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Coordenador nacional do Renafro confirma presença em evento de Ilhéus

O I Encontro de Saúde da População Negra e Terreiros de Ilhéus, promovido pelo núcleo local da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, com o apoio da Prefeitura Municipal, vai ocorrer nesta sexta-feira, dia 31, e no sábado, 1º de fevereiro, no Ilhéus Hotel.
O coordenador da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro), José Marmo, confirmou presença no I Encontro Municipal de Saúde da População Negra e Terreiros de Ilhéus, que ocorre nesta sexta-feira, dia 31, a partir das 18h30, e durante todo o sábado, 1º de janeiro, no Ilhéus Hotel. O evento é promovido pelo núcleo local da rede, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, através das secretarias de Cultura (Secult), Desenvolvimento Social (SDS), Saúde (Sesau) e Educação (Seduc).

Seminário visa otimizar ações da Prefeitura de Ilhéus para 2014


Todos os secretários municipais irão apresentar, para uma platéia de colegas e técnicos, quais são as ações e projetos previstos para 2014, definindo as prioridades de cada área.

Aeroporto de Canavieiras terá obra de requalificação reiniciada

A retomada das obras de reforma e ampliação do aeroporto Sócrates Resende, em Canavieiras, é uma das prioridades da Secretaria Estadual da Infraestrutura. A garantia foi dada pelo secretário e governador em exercício, Otto Alencar, durante encontro que manteve com o prefeito de Canavieiras, Almir Melo, em Salvador.

A reforma do aeroporto de Canavieiras está sendo executada pelo Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) e se encontra temporariamente paralisada. O governador em exercício, Otto Alencar concordou com as mudanças sugeridas pelo prefeito Almir Melo, a exemplo da relocação da estação de passageiros.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Jabes Ribeiro pede grupo de trabalho para criar Região Metropolitana

O prefeito de Ilhéus destacou em evento realizado na manhã desta quarta-feira, dia 29, em Itabuna, que o projeto de criação da Região Metropolitana é um anseio antigo da região Sul da Bahia.
 Ao participar do seminário da Região Metropolitana Sul da Bahia, na manhã desta quarta-feira, dia 29, em Itabuna, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, defendeu a criação imediata de um grupo de trabalho para fazer com que o projeto ganhe dinamismo e possa ser implementado o mais rápido possível. Ele lembrou que o projeto de criação da Região Metropolitana é um anseio antigo da região cacaueira, mas observou que é preciso haver um grande entendimento, reunindo as lideranças políticas dos vários municípios, a sociedade civil organizada da região e os órgãos de representação comunitária, para que seja possível consolidar a ideia de uma proposta que leve em conta as peculiaridades regionais e não se pense em simplesmente importar modelos prontos de outros locais.

Abertas inscrições para o Programa Atleta do Futuro no CSU de Ilhéus


 Já estão abertas no Centro Social Urbano (CSU) de Ilhéus as inscrições para o Programa Atleta do Futuro,que faz parte do Projeto Viva Esporte: educação para a vida. O projeto, desenvolvido através de ma parceria entre o CSU, Serviço Social da Indústria (Sesi) e Sindicato das Indústrias de Informática (Sinec) tem o objetivo  de promover uma integração por meio de atividades lúdicas e jogos, desenvolvendo na criança, o raciocínio lógico, o senso de observação, o espírito de cooperação, participação e aceitação de resultados, através de um processo de troca e construção de regras.

Primeira noite do Festival de Verão reúne o melhor da mistura

O Festival de Verão abre a sua 16ª edição nesta quarta-feira, 29, reunindo grandes atrações e misturando Pop Rock, Axé, Sertanejo, Rap, Samba, Forró e música eletrônica, que se apresentam a partir das 19h nos três espaços estruturados para receber o melhor da mistura de sons e ritmos: Palco 2014, Palco Passarela Faculdade Maurício de Nassau e Tenda Trident Music. O público que comparecer no primeiro dia do evento mais esperado do verão brasileiro vai conferir os shows de Frejat, Saulo, Gusttavo Lima, Aviões do Forró, Grupo Revelação, Duas Medidas, Filhos de Jorge, MV Bill e Babado Novo, além de curtir o som dos melhores Djs do cenário atual, como Miss Cady e Marcos Carnaval.

UM ANO SEM O JORNALISTA JUAREZ VICENTE

Amanhã, 30, completa um ano do falecimento do poeta, professor e jornalista, Juarez Vicente Silva de Carvalho, que tanto fez por Itabuna e teve seu nome negado  para a rua Bela Vista, onde morava no bairro da Conceição. 

O processo foi interrompido pelo vereador Glebão (PV). Não sabemos os motivos, pois foram recolhidas dos moradores da  referida rua, cerca de 150 assinaturas, com os moradores dando "o sim!". O projeto estava tramitando, através do vereador César Brandão.

Para comemorar a data  o Clube do Poeta Sul da Bahia, entidade culturaL, da qual Juarez Vicente foi o seu primeiro presidente, mandou celebrar Missa em sufrágio de sua alma, neste domingo, dia 02, às 9h, no Santuário Santo Antonio, Igreja localizada na Avenida do Cinquentenário. Sintam-se, todos convidados  para este ato de fé cristã.

     

Itagibá realiza licitação para pavimentação de ruas

            
Diversas ruas do distrito de Japumirim, o mais populoso de Itagibá e do povoado de Novo Horizonte, conhecido como Iraque ganharão pavimentação. Licitação com este objetivo será realizada nesta quarta-feira (29), às 10 horas da manhã no Centro Administrativo da Prefeitura de Itagibá.

Confirmada 1ª expedição de canoagem no rio Pardo

A Secretaria Municipal do Turismo e Esportes confirma a data de 1º de fevereiro próximo (sábado) para a realização da Canoagem no rio Pardo. De acordo com a programação, a largada está prevista para as 8 horas, no povoado do Estreito, com chegada no cais do porto, em Canavieiras.

Tudo pronto para saudar Iemanjá no dia 2 de fevereiro em Ilhéus

A Festa, que tem o apoio da Prefeitura Municipal, terá início às 10 horas, na Prainha da Maramata, com o cerimonial religioso, apresentação da banda Samba de Treita de Ilhéus, acontece o tradicional cortejo dos pescadores no mar para entregar o presente de Iemanjá.

O CARNAVAL DE MARIA RITA -ARTIGO DE ANTONIO NUNES

O carnaval de Maria Rita!
Antonio Nunes de Souza*

Maria Rita, tratada carinhosamente de Ritinha, é uma mulher super avançada nas suas idéias e atitudes que, os mais vanguardistas do mundo, certamente, nunca conceberam tais procedimentos comportamentais. Dentista por formação, com diversas graduações, 35 anos, bonita, charmosa, sedutora, educada, simpática e uma excelente companhia. Ainda mais que é completamente independente, tem uma receita invejável no seu consultório, um apartamento de quatro quartos e duas suítes, enfim, uma pessoa completamente realizada!

Ritinha, depois de uma desilusão amoroso aos 19 anos, prometeu a si mesma que não casaria e que com muita dedicação, constituiria sua linda e maravilhosa família. Então, previdente como era, e louca por carnaval, programou que a cada ano que viesse passar na Bahia, levaria como lembrança uma produção independente, logicamente escolhendo com cuidado o mentor para tal tarefa, com beleza e inteligência bem aquinhoadas. Posso adiantar que, sendo esse o quarto carnaval em Salvador (ela é paulista), já tinha em seu apartamento três lindas crianças, adquiridos honrosamente nos carnavais passados. Um lourinho lindo, com os olhos azuis filho de um americano da Califórnia chamado Ted, outro moreno com olhos e cabelos pretos, queixo proeminente, muito bonito, filho de Andreas um grego que, segundo ela, fez com que tremesse bastante na cama com suas transas ouvindo a música Zorba. E o terceiro um mimo de criança, branquinho e feições super delicadas, olhos também azulados, produção do francês chamado Jean. Na verdade uma escadinha linda e preciosa, que constituía a grande fortuna de Ritinha, pois, para tratá-los com todas as atenções, tinha no apartamento uma babá qualificada e uma psicóloga especializada em boas maneiras. Para ela e seus filhos, nenhuma despesa era demais!

Agora que estamos em 2014, Ritinha está vindo para os festejos, já reservou o Hotel Quatro Rodas, comprou o Abadá do Chicletes (jamais deixaria de ver a despedida de Béu), além da fantasia do Bloco Eva que sempre foi seu favorito e, curiosamente, local onde conquistou duas das paternidades. Desta feita veio com a idéia fixa de levar em seu bojo uma criancinha asiática, para fechar o ciclo dos seus desejos e ver uns irmãos mesclados e felizes sem que houvesse discriminação de raças!

Logo no primeiro dia do festival de verão, prévia máxima do carnaval da Bahia, ela procurou, vasculhou até que achou um japonês bonito, com as características bem acentuadas, olhos rasgados, cabelos negros e lisos, altura mediana, forte e, embora meio sem jeito, ainda sabia sambar um pouco. Com sua beleza nada era mais fácil que conseguir uma companhia masculina. Então, foi se chegando e, minutos depois já estava abraçada com Chang como se conhecessem há muito tempo. Curiosamente estavam no mesmo hotel, facilitando assim os encontros e a convivência que ela precisava para sua “operação baby”. Tudo estava uma maravilha até a hora que foram para cama e ela pode perceber o tamanho ínfimo do pinto de Chang. O desgraçado, além de pequeno, não se firmava dentro de jeito nenhum, pois toda vez que faziam o movimento de vai e vem, o miserável escapulia, mesmo ela contraindo ao máximo a vagina. Uma trabalheira danada, mas, terminava ele gozando fora! Então ela pensou: Bem, até o carnaval imagino que esse sacana desse japonês de umas duas ou três dentro para garantir a minha viagem e eu encerrar e completar minha linda e exótica família.

Ritinha continuou namorando com Chang, curtido as noites e dias em Salvador, até que terminou o carnaval e ela retornou para Sampa, acreditando estar levando em seu útero seu último filho, com os olhos amendoados iguais ao pai.

Mas, com uma semana que estava em casa, sentiu umas contrações já suas conhecidas e, infelizmente, chegou a menstruação. Aí, cheia de ódio e raiva, apenas disse: Ah! Japonesinho filho da puta!!!

Depois dessa outra decepção na vida, resolveu conservar seus três filhos numa boa, convencida que era uma super realizada e vencedora nos seus projetos que, não foram completos, graças a uma pequena rola japonesa!!!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com


PREFEITO SÓ DE UM LADO!


O prefeito Vane parece está com muita bala na agulha para cancelar duas iniciativas de cunho popular; um Carnaval depois do seu pré-lançamento, e decidir vetar o projeto que concedia “meia passagem” ao povo de Itabuna aos domingos. Projeto, esse, do presidente da Câmara, Aldenes Meira (PCdoB), que ficou com a relação estremecida com o Prefeito da Universal!

O prefeito, para isso, disse que o projeto é inconstitucional. Perguntamos: Será que outros municípios brasileiros, dentre eles, Salvador, onde o projeto já funciona, foram de encontro a Constituição, estão errados?

E se esse projeto fosse de autoria de algum vereador da Igreja Universal... Será que o prefeito tinha revogado?

Neste problema político, quem leva a pior é a população itabunense, que a cada dia, fica mais desacreditada, decepcionada e triste, indo embora para outras cidades.

A realidade é que Itabuna está vivendo um recesso em todos os sentidos e o prefeito deixa transparecer que nem está ai para o povo. O povo que se lixe, e vá brincar carnaval em outras paragens e andar de graças nos coletivos em Salvador!

 CARNAVAL
A decisão de não realizar o carnaval, uma tradição de Itabuna, já com o cenário armado, foi tomada pelo prefeito Vane Leite após analisar os problemas que poderiam advir da realização da festa. Alegou também, sobre o risco de aumento dos casos de dengue e de uma possível epidemia. Ainda os índices de violência, que podem ser agravados com a festa.
Outro fator foi a continuação das chuvas fortes, prolongando o estado de emergência decretado no mês de novembro.
Mas, o problema não foi nenhum desses, caso fosse, nenhuma cidade do Brasil, faria seu Carnaval. Porque todas as cidades têm também todos esses possíveis empecilhos. Mas, segundo uma fonte segura o que aconteceu, mesmo, para o prefeito das mudanças tomar tal decisão, foi para atender uma solicitação dos “irmãos protestantes” da Igreja Universal do Reino de Deus! Será?   

A culpa é de Lutero! Xó Satanás! Xó Satanás!

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Augusto Castro parabeniza Santa Casa de Itabuna pelos 97 anos

O deputado Augusto Castro (PSDB) apresentou Moção de Aplauso à Santa Casa de Misericórdia de Itabuna pelos 97 anos de atividade, parabenizando a instituição beneficente pelos serviços prestados a várias municípios do Sul da Bahia através dos seus três hospitais – Calixto Midlej Filo, Manoel Novaes e São Lucas.

Santa Casa de Itabuna comemora os seus 97 anos em grande estilo

Assim tudo começou
Os 97 anos da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna foram comemorados em grande estilo na segunda-feira (27), com uma programação que teve início ainda pela manhã com celebração religiosa, seguida de inaugurações e encerrada com uma noite de homenagens a personalidades que prestaram e ainda prestam notórios serviços para o desenvolvimento da instituição.

Canavieiras recebe ciclistas durante o 9º Ecobike


Conhecida como a cidade das bicicletas, Canavieiras recebe ciclistas de várias cidades da Bahia, que se juntaram aos de Canavieiras para participar de um dos maiores passeios ciclísticos do Sul da Bahia: o Ecobike, realizado neste domingo (26), das 8 às 17 horas. Promovido pela Bike Shop, o evento, com o percurso de 92 quilômetros, conta com o apoio da Prefeitura e de diversas empresas comerciais de Canavieiras.

Ferrovia de Integração Oeste/Leste é apresentado em São Desidério

 Ferrovia de Integração Oeste/Leste  que tem projeto para chegar a Ilhéus, Sul da Bahia é apresentado em São Desidério
Secretários de governo, vereadores, representantes de sindicatos e associações participaram na tarde desta segunda-feira, 27 no auditório da Prefeitura Municipal de uma reunião para a apresentação do Programa de Comunicação Social da Ferrovia de Integração Oeste - Leste (FIOL) e Divulgação do Empreendimento para as Instituições Locais.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Festival de Verão anuncia nova atração para o último dia do evento

Para deixar a noite de sábado (01/02) ainda mais quente no Palco Passarela Faculdade Mauricio de Nassau, o Festival de Verão anuncia uma nova atração: o baiano Danniel Vieira. Mesclando um estilo alegre com boas doses de romantismo, o cantor sertanejo já dividiu palco com grandes nomes do segmento musical ao longo de seus sete anos de carreira, como Victor & Léo, Aviões do Forró e Zezé di Carmargo e Luciano.
 Para a 16ª edição do Festival de Verão, Danniel Vieira embalará o público com composições próprias como “Louca”, “Pele Nua”, “Caximblema” e o Hit “I Love You, Baby”, gravado pelo cantor Tomate em seu DVD.  Além destas, o repertório do cantor vem recheado de releituras de grandes sucessos do circuito sertanejo, como “Jeito Carinhoso”, da dupla Jorge & Mateus. 
Mais informações: www.festivaldeverao.com.br 
  VIA PRESS COMUNICAÇÃO-Assessoria de Imprensa Oficial do Festival de Verão Salvador 2014

Resultado do Enem posiciona o Vitória entre as 15 melhores escolas da Bahia

O Colégio Vitoria, de Ilhéus, está entre as 15 melhores instituições de ensino da Bahia. O novo ranking, anunciado durante a divulgação do resultado do “Enem por escola”, posiciona a instituição como a de maior média aritmética regional (630,968). A diretora Ana Carolina Carvalho de Melo explica que o cálculo da média foi feito somando as notas das quatro provas objetivas e dividindo por quatro. A nota da redação não entra na soma. O Ministério da Educação, através do MEC/Inep, divulga apenas as notas de escolas com mais de dez alunos e com mais de 50% de participação.

Canavieiras: GT da Saúde inicia reuniões de planejamento 2014-17

A Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Canavieiras criou um Grupo de Trabalho (GT) para realizar um diagnóstico na área da Saúde e elaborar o Plano Municipal da Saúde para o período 2014/17. O Grupo de Trabalho tem o prazo de até 31 de março deste ano para elaborar e apresentar o planejamento para os próximos anos.

Eleição presidencial vai ao segundo turno, já admite PT

O cenário econômico ruim e a expectativa do retorno dos protestos populares durante a Copa do Mundo fazem com que o governo federal, o PT e partidos aliados deem como certo que a eleição presidencial deste ano só será decidida no 2.º turno.
Somam-se a esses fatores o desgaste da máquina do governo, que vai completar 12 anos sob o comando petista, além do surgimento de novas candidaturas nunca antes testadas pelo eleitor em nível federal, como as do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e a do governador dePernambuco, Eduardo Campos (PSB).
“A disputa será muito difícil. Não temos expectativa de vencer no primeiro turno. Por isso, o patamar dessa campanha é vencer a eleição”, afirmou o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, em recente reunião para tratar da campanha petista.
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, por intermédio de sua assessoria, foi na mesma linha de Gilberto Carvalho: disse que não trabalha com a possibilidade de vitória no primeiro turno. O cenário também tem sido traçado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas conversas que vem mantendo com a direção do PT e aliados. (João Domingos, Estadão)

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...