sábado, 11 de janeiro de 2014

DAVIDSON MAGALHÃES DIZ QUE GERALDO E DEPUTADO FICHA SUJA

Via telefone, ao programa “Bom dia Bahia”, apresentado pelo jornalista  Ederivaldo Benedito, Rádio Nacional, na manhã de hoje (11), rebatendo acusações do deputado petista Geraldo Simões, o presidente da Bahiagas, economista e pré-candidato, a uma vaga no Congresso Nacional, Davidson Magalhães (PCdoB), disse que ele pode acusar “porque é um deputado “ficha suja”. As insinuações do deputado do PT, recaem  sobre os gastos  da Bahiagas com propaganda.

Governo Wagner é derrotado e PEC para cobrir rombo não é aprovada

Do - jornaldamídia.com.brA obstrução oposicionista à tramitação, em primeiro turno, da PEC 134 fez com que os trabalhos da Assembleia Legislativa entrassem pela noite. A PEC acrescenta o aporte dos fundos de previdência ao rol previsto na Constituição para aplicação dos recursos financeiros provenientes dos royalties da exploração mineral.
Foi a maior derrota do governo, que ainda não conseguiu aprovar o orçamento de 2014.
Foi a maior derrota do governo, que ainda não conseguiu aprovar o orçamento de 2014.
Os governistas esperavam que a PEC fosse aprovada para cobrir o rombo de R$ 1,65 bilhão na Previdência no ano passado. Em 2014 o valor pode alcançar R$ 2,3 bilhões. Foi a maior derrota do governo.

CÂMARA MUNICIPAL DE ITABUNA


NOTA OFICIAL DE DIREITO DE RESPOSTA

 

A Câmara Municipal de Itabuna disponibiliza em seu site, o portal da transparência, onde o cidadão pode ter acesso às receitas e despesas do legislativo. Embora os dados estejam no portal, alguns veículos de comunicação passaram informações equivocadas com relação aos gastos do exercício de 2013. Esta casa entende que a liberdade de expressão, bem como a de imprensa, é um direito de suprema e fundamental importância para o cidadão, mas entende também, que tal liberdade deve ser exercida com zelo em suas funções e atribuições éticas, observando principalmente os seus critérios de apuração dos fatos.

Foi informado que a Câmara realizou um gasto no valor de 10.693 reais com “cafezinho”, mas essa despesa foi referente a todo ano de 2013, ou seja, de janeiro a dezembro, e não apenas no último mês do ano. Isso daria um média de pouco mais de 800 reais por mês com café e chocolate, incluindo o gás, para manter 21 gabinetes e 9 departamentos. São quase 200 servidores, além do público e imprensa que prestigia as sessões.

Com relação aos outros gastos, a Câmara precisou passar por uma reforma em sua estrutura. Diante das fortes chuvas que aconteceram na cidade, parte do prédio ficou comprometido, por isso o corpo de bombeiros e defesa civil determinaram que fosse feita uma reforma urgente na parte superior, onde toda estrutura física precisou ser alterada. Foi feita drenagem, cama de concreto e vedação na laje. Foram trocadas as bicas e os canos. Então ao contrário do que foi noticiado, o gasto de 28.000 reais não foi apenas com troca de telhado, mas com uma reforma geral que esta Casa precisava.

É importante ressaltar ainda que o carro pertencente a essa Casa esteve em Salvador à serviço. Dois vereadores se deslocaram até lá para buscar esclarecimentos junto a secretaria de saúde do estado sobre o retorno da plena. Eles não receberam diárias para estar lá, e o carro esteve à disposição deles nesse processo importante para Itabuna.

A Câmara Municipal de Itabuna vem reafirmar seu compromisso de trabalho para com esta comunidade, e salientar que todos os gastos realizados foram legais e tudo pode ser acompanhado através do portal da transparência. A Câmara está aberta para que a população e imprensa possa tirar qualquer dúvida. Em 2013 foram 66 projetos aprovados e um trabalho intenso de fiscalização. Em 2014 vamos dar continuidade nas ações para trazer melhorias para o cidadão itabunense.


            Mesa Diretora

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

FERNANDO GOMES NA REDAÇÃO DO CORREIO DOS MUNICÍPIOS

Fernando, Adeildo, Manoel e Valdir
Em clima de descontração, o ex, e, quem sabe, futuro prefeito de Itabuna, Fernando Gomes esteve no escritório de seu amigo Waldir Catarino Menezes onde funciona também a redação do jornal CORREIO DOS MUNICÍPIOS (impresso e online). No encontro  com um “papo” muito agradável e descontraído  foi relembrado fatos pitorescos das administrações passada, Fernando Gomes fez suas previsões politicas, mas sem dizer, ainda, que é pré-candidato, discorreu sobre vários assuntos.

Manoel Possidônio (Assessor de Valdir Catarino) e Adeildo Marques (Correio dos Municípios) também participando da conversa, atentos, aos fatos gostaram do que viram e ouviram.

Neste debate, mais uma vez, ficou claro de que Itabuna existe por causa das obras de FERNANDO GOMES, falou-se da importância do Hospital de Base, e da infraestrutura já formada para a ligação direta à TRIFIL, onde só faltava o asfalto e hoje o trecho está totalmente abandonada, disse o ex-prefeito.

Daqui damos os parabéns a Fernando, porque  ele continua jovem e preocupado com os destinos de nossa terra. Que Deus Lhe dê muita saúde e paz para o bem de todos nós.


Codeba assinará ordem de serviço para dragagem do Porto de Ilhéus

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) estará assinando na próxima segunda-feira (13), em Ilhéus, a ordem de serviços para o início das obras de dragagem do Porto do Malhado. O anuncio foi feito pelo diretor-presidente da Codeba, José Rebouças, que entrou em contato com a deputada estadual Ângela Sousa (PSD) informando sobre a assinatura do documento e ainda destacando o trabalho da parlamentar para que esses serviços fossem realizados.

SAÚDE EM ITABUNA: NADA MUDOU E O POVO IMPLORA...

Muitos postos de saúde sem funcionar; faltas de senhas para atendimento ao público; transporte para os pacientes; leitos e medicamentos, e salários atrasados de funcionários, demonstram que nada mudou no setor de saúde de Itabuna, apesar do retorno da Saúde Plena.

Estas irregularidades foram denunciadas na manhã de hoje (10), através das emissoras de rádio de Itabuna, aos programas “Vily Modesto” Rádio Jornal, apresentado por Jaqueline Mendes e Osvaldo Bispo, e o “640 – Orlando Cardoso”, Rádio Difusora, apresentado por Silmara Souza. Ambos, os apresentadores fizeram um apelo para que o Secretário da Saúde, Plínio Adry, se manifestasse a respeito “o que está havendo?” questionaram, depois de várias queixas de ouvintes.

A realidade, é que, muita gente está morrendo em Itabuna, por falta de atendimento e por causa desses desmandos, para um Governo que veio para mudar e tudo continua no mesmo, ou pior, do que antes, enquanto a população implora por condições melhores, que nunca vem!

Descobrimos, que um dos principais problemas do setor de saúde de Itabuna, além desses, já citados, se restringe, internamente, com pacientes prejudicados, muito, às vezes, levando-os, a risco de morte, por falta de atenção aos prontuários, através dos médicos e do setor de nutrição dos hospitais.


Como exemplo: o paciente que  é portador de diabetes, no cardápio é inserido doce para ele! Que os médicos e nutricionistas tenham mais atenção à vida humana.  O ser humano merece respeito!          

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Prefeitura de Canavieiras recupera áreas danificadas pelas chuvas


Equipes com operários e máquinas estão realizando diversas obras nas áreas que sofreram prejuízos com os alagamentos causados pelas fortes chuvas que se abateram em Canavieiras. O objetivo é recuperar os equipamentos danificados e ampliar novas obras de arte para facilitar o curso das águas pluviais.
Uma das obras está sendo executada na rua Adelísia Silva Rodrigues (conhecida como rua dos Pescadores), no centro da cidade, cuja rede pluvial não deu conta da vazão das águas das últimas chuvas. Segundo explica o secretário municipal de Obras e Transportes, Almir Júnior, toda a malha pluvial está recebendo melhorias, com o desentupimento e troca das manilhas quebradas.

FESTIVAL DE VERÃO 2014

Maior evento anual de música brasileiro conta com estrutura ampliada e surpresas cenográficas que prometem encantar o público
As montagens na cidade do som já começaram e o Festival de Verão 2014 promete surpreender o público com grandes novidades. Em sua 16ª edição, o maior evento anual de música do país contará com estruturas ampliadas, novidades cenográficas, novos elementos visuais, iluminação de qualidade, proporcionando melhores acessos, mais conforto e segurança para um público estimado de 200 mil pessoas. O Festival apimenta mais uma vez o verão brasileiro durante quatro dias e conta com o patrocínio máster da Pepsi, Skol e Bahiatursa. O evento acontece entre os dias 29 de janeiro e 01º de fevereiro, no Parque de Exposições de Salvador.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Santa Casa de Itabuna empossará provedor reeleito


O provedor reeleito da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Eric Ettinger de Menezes, será reconduzido ao cargo na próxima segunda-feira (13), em uma cerimônia de posse que será realizada às 20 horas no auditório do Hospital Calixto Midlej Filho, com a presença da irmandade da instituição, autoridades civis, militares e religiosas, além de representantes da sociedade civil.

CLUBE DO POETA SUL DA BAHIA REALIZA ELEIÇÃO DIA 22 DESTE MÊS

O Clube do Poeta Sul da Bahia, que completou no último dia 02,  23 anos de fundado, conforme  edital de convocação, publicado na edição de hoje (08), do jornal Diário Bahia programou a sua eleição para a escolha da nova diretoria (biênio 2014/2016), para o próximo dia 22, no Centro de Cultura. Neste local, funciona ainda, que, provisoriamente, a sede da entidade, que apesar de ser estabelecida de fato e de direito, como uma entidade filantrópica, e de incentivo e resgate da poesia grapiúna, não teve o devido reconhecimento das autoridades que governam este município, lhe concedendo uma sede própria.  (Foto arquivo)

AUGUSTO CASTRO PREOCUPADO COM A VIOLÊNCIA EM ITABUNA

Deputado Augusto Castro cobra providências do Estado para conter violência em Itabuna
Indignado com o duplo assassinato da menina de 5 anos, Clarissa Mendes Nunes e o do pai Cristiano Silva Oliveira, em Itabuna, o deputado Augusto Castro cobrou providências do governo do Estado para apurar o crime e punir o responsável. Em discurso na Assembleia Legislativa agora à noite, o deputado mais uma vez criticou o clima de insegurança que assusta as famílias do Sul da Bahia, em especial de Itabuna.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Estádio Mário Pessoa estará preparado para próximo evento esportivo

foto arquivo
Após um longo período de abandono na gestão anterior, o estádio passou por reformas no último mês de abril e sediou jogos do Campeonato Baiano de 2013.
 A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de Ilhéus (Sedur) informa que o Estádio Mário Pessoa estará apropriado para o próximo campeonato de futebol amador do município. No momento, a secretaria está tomando as providências necessárias para podar o gramado do campo de futebol e a vegetação do entorno, últimas ações que faltam para deixar o local adequado para a prática esportiva. 

MARQUISES E PRÉDIOS ANTIGOS EM ITABUNA CAUSAM PERIGO

Este blog já tinha pautada uma matéria sobre as péssimas condições de alguns prédios antigos do centro da cidade de Itabuna. A exemplo de um, existente na rua D. Pedro ll, ligando a Avenida do Cinquentenário, à Barão do Rio Branco, além de algumas marquises, no centro que podem ruir ou cair, na cabeça de um transeunte a qualquer momento; quando nós deparamos com uma reportagem através do repórter e apresentador Tom Ribeiro, da TV Cabrália, hoje (07), ao meio dia, de um prédio na Avenida Garcia que desabou e que trouxe alguns prejuízos materiais. Ainda bem, que só foi material!

CAMPANHA JACARANDÁ DEFENDE O DIREITO DO IDOSO

Preocupado com o preconceito e o desrespeito  dado ao idoso, o Conselho da Classe, através de seu presidente Agnaldo Batista, lançou o mês passada (16.12) a "Campanha Jacarandá", no sentido de  conscientizar dirigentes de instituições bancárias, casas lotéricas, redes de supermercados sobre o direito que a Lei dá a pessoa de maior idade.

Programa de austeridade foi positivo para Canavieiras

As medidas de ordem administrativas implantadas pelo prefeito Almir Melo na Prefeitura de Canavieiras, em 2013, foram consideradas positivas para a organização das finanças públicas. Essa análise foi feita durante reunião do secretariado municipal sobre o primeiro ano da Administração Municipal do Governo da Reconstrução.
A implantação do programa de austeridade foi importante para adequar as despesas com o ingresso de recursos, num orçamento que não atendia as necessidades dos serviços prestados pela máquina administrativa. Com isso, foram restabelecidos diversos programas municipais, apesar da queda de receita causada pela crise mundial e a queda da receita decorrente do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Deputada aponta o Porto Sul como marco do desenvolvimento da Bahia



“A construção do Complexo Intermodal Porto Sul será um marco no desenvolvimento de toda a região cacaueira e vai gerar mais emprego e renda para os mais diversos municípios no Sul da Bahia”. A declaração foi da deputada estadual Ângela Sousa (PSD) durante a solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (06), em Salvador, para a assinatura do contrato de adesão dos dois terminais do Porto Sul, a ser construído em Ilhéus pelo Governo da Bahia e a Secretaria Especial de Portos da Presidência da República (SEP).

ACM Neto sanciona nesta segunda lei que regulamenta política cultural

Salvador – O prefeito ACM Neto (DEM) vai sancionar nesta segunda-feira, as leis que regulamentam a política cultural do município. A solenidade será realizada no Plenário Cosme de Farias, na Câmara Municipal de Salvador (CMS), a partir das 9h30. Na ocasião, será implantado do Sistema Municipal de Cultura e a Lei proteção e preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade, reivindicações antigas da população soteropolitana, que luta por melhores condições para o desenvolvimento da cultura em Salvador.
  Para o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, o evento é uma vitória da classe cultural e artística da cidade. “Esta era uma antiga dívida que o poder público municipal tinha junto à população. A partir de agora, a cultura será devidamente regulamentada, o que legitima a sua importância para o desenvolvimento de Salvador”, destacou.
Do- jornaldamídia.com.br

José Nazal lança 3ª edição do livro “Minha Ilhéus”




O fotógrafo e pesquisador José Nazal Pacheco Soub lançará pela Editora Via Litterarum, a terceira edição revisada e ampliada do livro de registros históricos intitulado “Minha Ilhéus”, publicado agora com 268 páginas. O evento acontecerá no Espaço Cultural Bataclan, às 18h30m do próximo dia 9, quinta-feira.

Lançado pela primeira vez em setembro de 2005, “Minha Ilhéus” é a obra mais atualizada, com informações e fotografias, sobre o período de expansão e progresso da cidade, desde o início do século XX até os dias atuais. Segundo o autor – que foi eleito presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus, nessa terceira edição foram incluídas novas fotos oferecidas por pessoas que guardam objetos e registros sobre a memória da Capitania de São Jorge dos Ilhéus em seus arquivos.

CrediBahia disponibilizou mais R$ 500 mil para Ilhéus em 2013


Foram beneficiados 165 empreendedores, incluindo vendedores ambulantes, pessoas que desenvolvem atividades na área de serviço, indústria, comércio artesanatos, doces e similares, dos quais 70% são mulheres.

O Programa de Micro-crédito do Governo do Estado da Bahia (CrediBahia), disponibilizou a 165 empreendedores de Ilhéus, mais de R$ 500 mil em empréstimos, no ano de 2013. Foram beneficiados vendedores ambulantes, pessoas que desenvolvem atividades na área de serviço, indústria, comércio artesanatos, doces e similares, dos quais 70% são mulheres. Desde sua implantação, em 2002, na gestão anterior do prefeito Jabes Ribeiro, o programa já injetou mais de R$ 3,5 milhões no município. 

ITABUNA PARECE UMA CIDADE SEM LEI

Com 130 assassinatos, ano passado. Este ano com apenas seis  dias do mês de Janeiro, segundo estatística do repórter Oziel Aragão (Rádio Difusora Sul da Bahia) Itabuna já cometeu oito (08) assassinos, e entre eles, uma criança de apenas seis anos de idade, SEM PIEDADE DO MATADOR.....  

Itabuna está se tornando na cidade do faroeste, do norte/nordeste do país e, os seus governantes, junto com as policias PARECEM IMUNES, não tomam providencias para conter essa violência.    

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...