terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Maramata faz cadastramento do acervo do museu

A ação obedece à Legislação Museal e possibilitará maior disponibilidade de informação e controle sobre as peças.
Atendendo a Legislação Museal, a Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) iniciou, em novembro, o cadastramento das peças do Museu do Mar e da Capitania. Com a ação, a instituição da Prefeitura de Ilhéus possibilita aos visitantes melhores disponibilidades de informação sobre o acervo. Além disso, será possível ter controle do que acontece com a peça, além da descrição completa e detalhada destas.

O biólogo responsável pelo cadastro Adilson Sitta, comenta que o cadastramento favorece a o deslocamento do acervo. “Algumas peças podem ser emprestadas, ou participar de exposições; ter o controle é essencial, além da facilidade e organização... se eu preciso saber algo sobre determinada peça, vou direto à ficha dela e pronto”, conta.
Nessa ficha encontram-se detalhes diferentes a depender do objeto, no caso das biológicas registram-se o nome científico e popular, reino, filo, classe, ordem, família, gênero e dimensão. No caso das históricas, observam-se o suporte, estado de conservação, recomendações para conservação, fotografia, motivos que a tornam histórica, descrição da procedência, ano que existiu, material, dimensão técnica, tipo de arte, autor e ano no caso de quadros.
Adilson informa ainda que devido a quantidade de peças que há no Museu, não é possível prever uma data para finalização do cadastro, logo, a expectativa é que a parte biológica seja concluída em meados de janeiro, para histórica não há previsão.
Comunicação Social – Secom-Ilhéus -02.11.14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...