quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

JABES RIBEIRO: “ESTOU TRISTE, MAS ALEGRE”.

De início agradecendo a presença da imprensa, hoje (24), em seu gabinete, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, disse que estava triste, mas otimista. Triste porque ao longo dos seus mandatos não pode realizar muitos dos seus projetos em favor do povo ilheense, por falta de recursos, sempre gerada pela queda da arrecadação. E otimista pela vitória de Rui Costa, como novo Governo do Estado, muito importante para a conclusão e consolidação das obras de seu município.

Com as suas contas 2013, aprovadas, o prefeito Jabes Ribeiro falou do seu projeto de transferir, os trabalhos do município para uma nova sede no bairro da Conquista, local onde funcionou a Coelba, justificou para isso, as dificuldades de acesso ao Palácio Paranaguá, que será transformado em um Museu Vivo da História e Cultura Ilheense, permanecendo o prédio anexo, para os serviços de arrecadação tributária. 

Cacá e Jabes Ribeiro
Expôs também sobre os motivos e das necessidades da atualização do Código Tributário, importante para o desenvolvimento da infraestrutura da cidade. Este assunto se transformou num debate, pela polêmica de que o IPTU sofreu aumento de 2000%, o que foi desmentido pelo Prefeito, enfatizando que o código sofreu uma reforma, não um aumento “isso é boato de ilheenses que não querem ver a nossa cidade crescer”, quando agradeceu a Câmara de Vereadores “que está preocupado e pensando no progresso de Ilhéus”. Sobre o código, citou como exemplo, a cidade de Salvador que aprovou o seu código e o seu Prefeito foi escolhido, pela segunda vez, o melhor do Brasil.

A coletiva à imprensa contando também com as presenças do vice-prefeito, Cacá Colchões, secretários e dos vereadores: Tarciso, novo presidente eleito; Roque do Sesp, Ivo Evangelista e Luis Carlos, líder do Governo na Câmara, Jabes, anunciou em primeira mão o processo formalização, atavés do ministro César Borges para o Moinho de Ilhéus, o que gerará 360 toneladas e produtos, além do emprego e renda para o município. Informou também sobre a construção de um grande Hospital no bairro do Banco da Vitória, Saneamento da Bacia do Pontal, a Ponte que já está garantida pelo novo governo Rui Costa e a aquisição de uma Usina Asfaltica, o que deve ser instalada no primeiro semestre do próximo ano.

Finalizando a sua entrevista após atender vários questionamentos dos jornalistas, radialistas e blogueiros presentes, o prefeito Jabes Ribeiro, em relação aos desmandos deixados pela gestão anterior, disse: “Nunca enfrentei um desafio como esse em minha vida”, quando anunciou um afastamento de quinze dias, a partir do dia dois de janeiro, sendo substitui pelo vice, Cacá Colchões. “Vou descansar um pouco para revigorar as minhas energias e retornar com mais energia”, disse o prefeito desejando a todos um Natal de saúde e paz, um Ano Novo, de grandes realizações.         

     Prefeito de Ilhéus destaca projetos de infraestrutura para 2015- Da Secretaria de Comunicação -  Obras de saneamento básico, novo hospital, funcionamento do Moinho de Ilhéus e da usina asfáltica foram algumas novidades destacada pelo gestor.  
 O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, destacou alguns projetos de infraestrutura urbana que serão executados no município no próximo ano de 2015, entre eles, o saneamento básico da Bacia do Pontal e zona sul, e a construção do novo hospital geral no bairro do Banco da Vitória, em parceria com os governos Estadual e Federal. Outras novidades para o ilheense, no próximo ano, consistem no funcionamento da usina asfáltica, adquirida com recursos municipais, e a aprovação, pela Câmara de Vereadores, do financiamento de R$ 5 milhões para a promoção de obras nos morros da cidade.
Essas informações foram concedidas pelo prefeito durante entrevista à imprensa, na manhã desta terça-feira, dia 24, na sala de reuniões do Palácio Paranaguá. Jabes Ribeiro declarou que a seguridade destes projetos está vinculada à vitória de Rui Costa nas eleições de 2013 para o governo do Estado. “E nesse sentido, temos a certeza também do andamento da nova ponte de ligação do centro à zona sul, dentro do cronograma estabelecido, afinal, o próprio governador eleito assegurou-me, durante a solenidade de diplomação, no último dia 15 de dezembro, do seu compromisso com Ilhéus”,.  frisou.
Ao iniciar sua fala, o gestor ponderou que possivelmente aquela seria a última coletiva realizada na sala de reuniões do Paranaguá, que será transformado em mais um equipamento cultural de Ilhéus, voltado para a preservação da memória viva do município e para o fomento do turismo cultural. A sede do governo ilheense será transferida para o antigo prédio da Coelba, no Bairro da Conquista. Segundo a observação do prefeito, a nova sede vai promover uma melhor estruturação dos serviços públicos, mais economia e mais comodidade para o cidadão.  
Retrospectiva – Na ocasião, o gestor fez uma retrospectiva de 2014 e pontou alguns avanços no município, destacando a retirada do nome da prefeitura do Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc). “Essa foi uma grande vitória para nós ilheenses, o Cauc é uma espécie de Serasa dos municípios, e com o nome de Ilhéus nesse sistema não poderíamos de modo algum obter financiamentos nem recebermos determinados recursos do governo Federal”, explicou.
Conforme exemplificou o prefeito, com a retirada do município do Cauc, será possível o repasse dos recursos assegurados para a reforma do Teatro Municipal, adquiridos através de emenda parlamentar do deputado federal Mário Negromonte. Durante a entrevista, o prefeito anunciou que o governo Federal autorizou à Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) iniciar o processo de formalização para o Moinho de Ilhéus seja reativado, o que irá gerar mais emprego e maior circulação de receita no município.
Outro avanço importante para o cidadão, considerado pelo chefe do Executivo, foi a aprovação das contas de 2013, pelo Tribunal de Contas dos Municípios, o que demonstra maior organização interna e indica o andamento do processo de reestruturação de Ilhéus. Além disso, Jabes Ribeiro destacou a provação do novo Código Tributário, elaborado com base na capacidade contributiva do cidadão, observando a justiça tributária. – Isso que dizer que quem tem maior poder econômico irá contribuir mais e quem pode menos, pagará menos – frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...