quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Festival “Sabores de Itacaré” abre hoje, o verão da Costa do Cacau

Começa hoje (11) e vai até o próximo domingo (21) o I Festival Gastronômico Sabores de Itacaré. O evento contará com a presença de 10 chef´s renomados e 36 restaurantes. 

 

Localizada no Sul da Bahia, as praias paradisíacas e as cachoeiras deslumbrantes de Itacaré atraem milhares de turistas de todo o mundo. As belezas naturais encantam os visitantes apreciadores do turismo de aventura e esportivo, mas não é só isso que a cidade tem a oferecer. A região, conhecida como Costa do Cacau, possui uma diversidade de produtos regionais e frutos do mar que encantam os amantes da gastronomia.
Itacaré é um dos principais centros turísticos do litoral baiano, e se destaca pela riqueza da produção pesqueira e de produtos típicos que fazem parte da culinária regional do local; como mandioca, cacau, dendê, pimenta, coco, pescados e frutas da época.
Com o tema “Riquezas do Mar e da Terra”, 36 restaurantes participam do Festival. As receitas de pratos apresentados têm como ingredientes principais, os produtos tradicionais da região cacaueira cultivados pela agricultura familiar.

Segundo o prefeito de Itacaré, Jarbas Barros, com o Festival Gastronômico os visitantes  terão uma oportunidade de usufruir a culinária local, que é extremamente saborosa e diferenciada. “O evento torna Itacaré um destino turístico completo com atrativos naturais, culturais, e também gastronômicos”, ressalta o prefeito. 
Na vila de Itacaré há uma diversidade de restaurantes para todos os gostos. Da culinária contemporânea internacional à cozinha típica local. Os pratos se misturam receitas requintadas com toque dos produtos tropicais, que dão água na boca.
O proprietário do restaurante Espaço Brasil, um dos estabelecimentos participantes do Festival, Fábio Valgas acredita que o Festival Gastronômico será um marco para a cidade, pois Itacaré é rotulada como rota turística de esportes de aventura, e a partir deste evento terá um atrativo a mais, o gastronômico.
O evento acontece de forma simultânea nos 36 estabelecimentos participantes que estão subdividos em quatro categorias - prato principal, petisco, lanche e sobremesa. Durante o período, o público degustará os pratos inscritos, com preço promocional.

Culinária Sustentável
O I Festival Gastronômico “Sabores de Itacaré” tem curadoria da chef Rosa Gonçalves, uma das realizadoras. Para ela, firmar uma identidade gastronômica através da culinária sustentável e da valorização dos produtos locais e regionais é o grande desafio do evento.
A agricultura familiar é um destaque da região. É fácil encontrar pessoas comercializando frutos do mar, legumes, frutas e verduras cultivados no quintal de casa. A qualidade dos alimentos orgânicos intensifica os sabores das receitas. 
Além da degustação nos restaurante, a programação do Festival contará ainda  encontros sobre agricultura familiar, pesca e gastronomia no turismo, oficinas, visitas técnicas às fazendas de plantio de cacau, corrida de Garçons, aulas-show com grandes chefes da gastronomia nacional.

Turismo e Profissionalização
O Festival Gastronômico “Sabores de Itacaré” será mais um atrativo para o calendário de verão da cidade. De acordo com o secretário municipal de Turismo, Júlio Oliveira, o projeto festival foi preparado por várias mãos e tem como objetivo inserir o destino no roteiro turístico gastronômico do Brasil. 
Além do turismo de contemplação, esportivo, aventureiro e religioso, Itacaré será um mais destino da rota gastronômica nacional. A expectativa do secretário é atrair cerca de 10 mil pessoas para a cidade, na semana do evento.
Além das belezas naturais, os visitantes irão se encantar pelos sabores da culinária local, e é para isso que a cidade se prepara. "O evento visa à capacitação do trade turístico com a realização de cinco atividades: qualificação profissional e empresarial, responsabilidade social, aulas e seminário com as diversas utilizações dos produtos da agricultura familiar na cozinha; apresentações culturais com shows musicais e promoção”, destaca Júlio.
 
 
Os encantos de Itacaré
Trezes praias formam o litoral de Itacaré, cada uma com particularidades e belezas diferentes. Algumas delas, as praias são quase desertas, podendo chegar apenas por trilhas.
As belezas naturais, as praias de águas cristalinas, mata preservada, cachoeiras, rios e manguezais compõe a bela paisagem que encanta os visitantes que buscam equilíbrio entre o sossego e a badalação. Ótimo destino para quem deseja o contato com a natureza.
A 250 km de Salvador, Itacaré atrai turistas de todo canto do mundo. Para chegar neste paraíso, basta pegar uma lancha no Terminal Marítimo de Salvador até o Bom Despacho (Ilha de Itaparica), e lá uma condução até o  município.
Além das belezas naturais, a cidade possui um povo muito alegre e hospitaleiro. Com cerca de 27 mil habitantes, a população vive da pesca, da agricultura, e principalmente do turismo. A cidade possui uma ótima estrutura de pousadas, bares, restaurantes, bancos, lojas, supermercados e farmácias.
Muitas turistas vão para visitá-la e acabam. Exemplo disso é casal Leonardo Weffort e Fabiana Gracioli, que foram passar a lua-de-mel na cidade, se apaixonaram pelo local e depois de um ano retornaram para morar. O casal é proprietário da Cabana Ariramba e do Restaurante Divino Gourmet, estabelecimentos participantes do Festival.

Cultura e Música
A noite de Itacaré é um show a parte. O ponto de encontro é a Rua da Pituba, onde estão localizados bares, restaurantes, café, boates onde as acontecem festas com ritmo de forró, reggae e axé. 
A cultura e a música também terão espaço garantido durante o Festival. Manifestações culturais como Capoeira, “Bicho Caçador, “Volta da Jibóia”, samba-reggae, bandas locais e regionais se apresentarão no palco que será montado na Praça da Mangueira, na Rua da Pituba - avenida mais movimentada da cidade.  A programação completa do Festival pode ser conferida pela fanpage www.facebook.com/saboresdeitacare
O I Festival Sabores de Itacaré é uma realização da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Escola de Culinária Rosa Gonçalves, e conta com o apoio da Abrasel e Senac. O evento é patrocinado pela Secretaria de Turismo da Bahia e Sebrae.

Participação de Grandes Chef´s
O I Festival Gastronômico Sabores de Itacaré contará com a participação de 10 chef´s convidados. Confira um resumo das qualificações de cada um deles: 

CHEF ROSA GONÇALVES - Curadora e umas das coordenadoras do evento, a chef baiana Rosa Gonçalves é formada em cozinha brasileira e internacional pelo SENAC.  Apaixonada pela culinária local, a chef fundou a “Escola de Culinária Rosa Gonçalves”, onde realiza projetos de capacitação profissional em dezenas de municípios do interior da Bahia. Com vasta experiência em restaurantes e buffets, Rosa já atuou como instrutora de hotelaria no SENAC. 
Rosa se destaca pelo seu trabalho de pesquisa e divulgação da gastronomia com a valorização dos produtos regionais. A especialista já atuou em diversos eventos gastronômicos como o Festival da Gastronomia de Valença, o 13º Festival da Tainha de Barra Grande (Maraú), Festival de Gastronomia e Cultura do Oeste da Bahia.
Além de coordenadora e curadora do Festival Gastronômico “Sabores de Itacaré”, Rosa Gonçalves realizará no sábado, dia 20 de dezembro, às 16h, aula-show com o tema “Comida com Sabor de Lembrança”.

CHEF DON FABRIZIO ABBATE - O chef italiano Don Fabrizio Abbate começou a cozinhar aos 9 anos no restaurante da família, e aos 16 já era chef de Cozinha no Hotel Sirenetta, em Sicília (Itália). A cozinha do chef Don Fabrizio tem raízes mediterrâneas, que mistura e sintetiza os perfumes e sabores dos produtos tropicais.
No Brasil desde 1991, residindo primeiro no Pará, vindo depois para a Bahia, fixou sua residência em Arraial d’Ajuda, onde montou o conceituado Restaurante Don Fabrizio. “Cozinha sem Passaporte” será o tema da aula-show que apresentará no sábado (13), às 18h, na Passarela das Flores.

CHEF PAULINHO MARTINS - Paulistano que virou baiano. O chef Paulinho Martins iniciou sua carreira no aclamado Restaurante Manacá, em São Paulo, do renomado chef Edinho Engel. Incentivador da gastronomia brasileira, o chef reside no Sul da Bahia há mais de 10 anos, e já trabalhou em restaurantes nacionais e internacionais com destaque para o Restaurante Amado, em Salvador, e o Resturante Guernica, em Portugal.
No Festival Sabores de Itacaré, o chef Paulinho Martins irá ministrar a aula-show, no sábado (20), às 18h, com o tema “Os sabores da Costa do Cacau na Mesa em Itacaré”.

CHEF CLODOMIRO TAVARES - Formado em Cozinha Internacional pelo Hotel Escola Senac, o chef Clodomiro Tavares é especialista em Gestão Hoteleira. Durante oito anos, ele foi o chef executivo da Rede Catussaba Hotéis & Resorts. Atualmente, é instrutor do curso de chef de Cozinha do Senac-Ba e professor dos cursos de graduação em Gastronomia da UFBA e da UNIRB.
O chef Clodomiro apresentará uma aula-show na sexta-feira (12), às 18h, com o tema “Um banquete festivo com os sabores, cores e perfumes de Itacaré”, na Passarela das Flores. No mesmo dia, às 15h, o chef vai mediar roda de conversa sobre “Agricultura Familiar e a Pesca de Itacaré, presentes na mesa da população”.

CHEF OSMANE SILVA - Natural de Tocantins, o chef Osmane Silva trabalhou mais de 20 anos em restaurantes e hotéis de grande porte, com o Hotel Blue Tree e Hotel Lakeside, ambos em Brasília. Osmane Silva já cozinhou para grandes personalidades brasileiras e internacionais, e é proprietário do famoso Restaurante Agenda 21, em Tocantins.
No festival, Osmane irá realizar aula-show “Um banquete festivo com os sabores, cores e perfumes de Itacaré”, juntamente com o chef Clodomiro Tavares, na sexta-feira (12) às 18h, na Passarela das Flores.

CHEF JOÃO TELLES - Baiano, administrador por formação e cozinheiro de paixão, este é o chef João Telles. Um dos pioneiros da gastronomia saudável, o chef João Teles comanda há 25 anos o conceituado e premiado Restaurante Saúde Brasil, que se destaca na utilização de produtos naturais e orgânicos. João Teles foi um dos chefs pioneiros na Bahia a valorizar o uso dos produtos da agricultura familiar. No Festival, ele realizará aula-show com o tema "Saúde Brasil - Uma comida criativa e saborosa com ingredientes naturais”, na sexta-feira (12), às 16h30, na Passarela das Flores.

CHEF MARIA DARCKNEIDER - Especialista em comida natural, a chef Maria Darckneider é baiana e teve formação pelo SENAC. A chef Maria Darckneider ministra cursos de alimentação natural e saudável e atende buffets.
Em parceria com o SESC, a chef atua divulgando a culinária natural através dos cursos que ministra para a Instituição. No sábado (13), a chef irá realizar uma oficina gastronômica para as merendeiras escolar de Itacaré, com o tema “Alimentação Saudável e Criativa na Merenda Escolar”.

CHEF JAMILTON RODRIGUES - Chef de Cozinha e professor da Escola de Gastronomia da UNIRB, junto com  Josenice Guimarães, mediarão roda de conversa com a temática “Os Produtos de Itacaré e a Gastronomia Contemporânea”, na sexta-feira (19), às 15h, na Passarela das Flores. O tema volta a ser abordado em uma aula-show no mesmo dia, às 19h.

CHEF JOSENICE GUIMARÃES - Professora e Coordenadora do Curso de Gastronomia da UCSAL será mediadora, junto com o chef Jamilton Rodrigues, na sexta-feira (19), às 15 h, na Passarela das Flores, da Roda de Conversa, cujo tema é “Os Produtos de Itacaré e a Gastronomia Contemporânea”. Neste mesmo dia, a dupla realiza uma aula-show, com o mesmo tema, às 17h.
 

Da - LK COMUNICAÇÃO
www.lkcomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Ofensiva de Lula contra Lira é ‘tiro no pé’, diz segundo-vice da Câmara

Dep. Sóstenes Cavalcante (PL - RJ) (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados) Deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) confirma preparação para i...