terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Educadores da rede municipal de Ilhéus encerram atividades do Pnaic

A meta do programa é fazer com que os estudantes sejam alfabetizados até os oito anos de idade.
 No transcorrer desta terça-feira, dia 16, no Ginásio de Esportes Herval Soledade, 270 professores da rede municipal de ensino de Ilhéus participaram do encerramento das atividades do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O evento incluiu workshop, gincana de matemática, exposição dos jogos que foram utilizados pelos alunos, além de atividades recreativas. De acordo com Fabiana Leitão Bezerra Santos, coordenadora do Pnaic, o programa firma uma parceria entre os governos federal e municipal para reciclar os conhecimentos de professores que trabalham com as séries iniciais. A meta é fazer com que os estudantes sejam alfabetizados até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

A coordenadora explica que todos os professores que atuam com essas crianças, tanto na zona urbana quanto na rural, participaram ativamente da formação, uma vez que para exercer a função de forma plena, é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. E para isso, não basta apenas ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. “É preciso também ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está correta para a sua prática”, afirmou Fabiana Leitão, salientando que, a partir de agora, anualmente, serão realizadas avaliações junto aos concluintes do 3º ano, uma exigência do Ministério da Educação.
Para Fabiana Leitão, com o Pnaic será possível promover esses importantes avanços – em Português e Matemática - devido ao grande apoio promovido pelo Ministério da Educação e Secretaria Estadual de Educação (SEC), a exemplo da doação de livros específicos para o programa, o que contribui bastante para que os professores integrados à formação de alfabetizadores obtenham êxito em suas atividades dentro das salas de aula. “E isso, certamente, se refletirá na aprendizagem dessas crianças, fazendo com que elas tenham fluência de leitura, compreensão e possam produzir textos escritos”, finalizou.
 Da Comunicação Social – Secom-Ilhéus – 16.12.14

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