sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Aldenes Meira faz balanço e reafirma independência da Câmara

                   
   
Logo após a votação que aprovou o projeto de Lei Orçamentária do município para 2015, o presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Aldenes Meira (PCdoB), realizou um balanço do ano no legislativo municipal. Ele também fez questão de destacar o posicionamento de independência da casa, sem deixar de mencionar o que chamou de “tentativa de ingerência” de setores do governo na eleição da Mesa Diretora da Câmara.

         Segundo Aldenes, 2014 foi marcado pela aprovação de projetos importantes, como a regulamentação dos serviços de moto táxi e moto frete, bem como pela discussão de temas de grande interesse da população, a exemplo da situação das feiras livres e da mobilidade urbana. “Esse período foi marcado pela busca de uma reaproximação entre a Câmara e a comunidade, e isso se dá na medida em que a casa procura estar atenta aos anseios populares”, afirmou o vereador.


         Outro tema que Aldenes destacou foi à organização do primeiro concurso público da história da Câmara Itabunense. A medida, de acordo com ele, tem como objetivo fazer frente a uma distorção existente no quadro de pessoal do legislativo, já que mais de 90% dos servidores são comissionados.  “Nós tivemos a coragem de enfrentar essa situação, o que até nos trouxe certo desgaste, mas era uma medida absolutamente necessária e que vinha sendo cobrada pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas (TCM)”, salientou.

         O concurso deverá ser realizado no primeiro semestre e a expectativa do presidente é de que até maio os 54 novos servidores já tenham sido contratados. Para permitir a organização do certame, foi preciso aprovar uma lei definindo os cargos que serão preenchidos e desligar servidores que atuavam na casa como comissionados.

         O vereador destacou a valorização da transparência como o maior legado da atual Mesa Diretora, reeleita em novembro para mais um biênio à frente da Câmara. “Criamos o Portal da Transparência e fazemos questão de informar sobre cada centavo que é gasto pela casa”, frisou. Ele chama atenção para a importância da população visitar a página da Câmara na internet e acessar o portal frequentemente.
        
         Independência – Aldenes Meira, que faz parte da base do Executivo, falou também sobre a relação com este poder. Segundo ele, a posição da casa enquanto instituição é de independência. “Temos aprovado os bons projetos, mas somos independentes e isso precisa ser respeitado”, observou. O presidente disse que vê problemas pontuais no governo, “como a existência de secretários com superpoderes”, mas fez questão de enfatizar que essa é uma situação que compete ao prefeito resolver.

         De acordo com Aldenes, entre os planos para 2015 estão intensificar a discussão sobre mobilidade urbana e aprovar o projeto da meia passagem nos ônibus aos domingos. Já existe acordo com o Executivo para instituir o benefício, que aguarda somente a renovação das atuais concessões do serviço de transporte coletivo.
Da - assessoria de comunicação


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...