Evento
realizado na UFSB em Porto Seguro teve grande participação de estudantes e
instituições, e demonstra a expansão e importância dos Bacharelados no contexto
do Ensino Superior Brasileiro*
O III Encontro Nacional dos Bacharelados e Licenciaturas
Interdisciplinares (Enabli) reuniu cerca de 1.300 participantes entre alunos,
técnico-administrativos, professores e reitores de várias universidades
brasileiras e, também, convidados de outros países como França, Portugal,
Bélgica, EUA, Argentina, Canadá. O Encontro discutiu o processo de implantação
do modelo dos Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares no Brasil e
proporcionou a reflexão sobre a universidade contemporânea e suas
transformações. O Enabli aconteceu de 12 a 15 de novembro no campus de Porto
Seguro da recém criada Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), organizada
no regime de ciclos com a totalidade de vagas para os BI’s e LI’s.
No ano de 2007, o início do Programa de Reestruturação e
Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni) provoca as Instituições
Federais de Ensino Superior (Ifes) à reestruturação da arquitetura curricular
na graduação e fomenta debates sobre a reforma acadêmica da educação superior
brasileira. Neste contexto, o modelo dos Bacharelados Interdisciplinares ganha
espaço numa reformulação do sistema universitário que aponta para uma formação
superior de interação entre os saberes e de maior convergência entre academia e
século XXI.
Inspirado na organização proposta pelo baiano Anísio Teixeira e
pelo mineiro Darcy Ribeiro para a concepção da Universidade de Brasília no
início da década de 1960, no Processo de Bolonha e nos colleges norte-americanos, o Bacharelado Interdisciplinar é uma
modalidade de graduação de natureza geral organizada por grandes áreas do
conhecimento como Artes, Ciências da Vida, Ciência e Tecnologia, Ciências
Naturais e Matemáticas, Ciências Sociais, Humanidades e outros. Os BI’s
proporcionam uma formação com foco na interdisciplinaridade e no diálogo entre
as áreas de conhecimento e entre componentes curriculares.
O
projeto da UFSB prevê a oferta de três ciclos, sendo o primeiro correspondente
aos Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares, constituindo uma formação
geral em áreas de conhecimento. O segundo ciclo será de formação específica,
direcionado à carreira profissional e o terceiro ciclo compreenderá cursos de
pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados). O
percurso em ciclos proporciona uma formação sólida e favorece a flexibilidade
nos percursos formativos.
Nesse contexto, a UFSB apresenta ainda a inovação da rede de
Colégios Universitários, com previsão final de implantação em 48 municípios do
Sul da Bahia. Essa rede significa grande capilaridade na presença da
universidade em toda a região, sendo um instrumento de inclusão para muitos
estudantes, que poderão iniciar seu percurso acadêmico nas suas próprias
cidades.
O III Encontro Nacional dos Bacharelados e Licenciaturas
Interdisciplinares discutiu vários temas que precisam ser cuidadosamente analisados
neste processo de implantação permanente do modelo, como a situação dos cursos
e programas de formação em regime de ciclos, sua consolidação e integração no
cenário da educação superior. Em paralelo, eventos relacionados abordaram
aspectos da internacionalização, da integração aos sistemas de ensino médio
público e das conexões com saberes populares e movimentos sociais.
Com participação de todas as regiões brasileiras, o público foi
constituído por representantes de universidades que já possuem os BI’s como
opção de ingresso e de universidades que se interessam pela implantação do
modelo. “Eu e meus colegas da Física viemos para nos informar mais sobre os
BI’s já que o modelo nos atrai e estamos analisando a possibilidade de
implantá-lo na nossa universidade. Não acredito na política do aluno
“coitadinho”, onde precisamos oferecer tudo já pronto para ele. Acredito na sua
autonomia e no seu interesse que deve ser despertado por métodos mais flexíveis
para seu melhor desempenho”, afirma o professor João Francisco Liberato, do
curso de Física do campus de Caruaru da Universidade Federal de Pernambuco
(UFPE). A participação dos estudantes foi um ponto relevante do Enabli por
mostrar o entusiasmo e o engajamento do corpo discente pelo aperfeiçoamento do
modelo, considerado pelo MEC em fase de avaliação.
Outra universidade que se destaca nesse cenário é a Universidade
Federal de Juiz de Fora, que oferece 920 vagas em seus BI’s. “A UFJF participa
com destaque do processo de renovação dos cursos de graduação brasileiros. A
nossa universidade ousou avançar e, hoje, é uma das principais referências do
país na implantação de uma arquitetura curricular já adotada pelas principais
universidades do mundo. O desafio é grande, porque o peso da tradição do modelo
convencional é muito forte. Por isso, se torna cada vez mais necessário
acompanhar, monitorar, avaliar e ajustar as experiências em curso”, avalia o
professor Eduardo Magrone, ex-pró-reitor de Graduação da UFJF que é, também,
membro do Grupo de Trabalho de Monitoramento e Acompanhamento dos BI’s da
Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação.
A primeira edição do Encontro, em 2012 na Universidade Federal
do ABC em Santo André, SP, contou com cerca de 100 participantes; a edição
seguinte, no campus de Poços de Caldas da Universidade Federal de Alfenas
(Unifal), com aproximadamente 400 e esta última, realizada na UFSB, em torno de
1.300 participantes. Esta progressão revela a expansão no Brasil do modelo dos
Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares.
*Texto
adaptado do original publicado em
https://www.ufjf.br/secom/2014/11/19/encontro-nacional-sobre-bacharelados-interdisciplinares-reune-mais-de-mil-participantes-no-sul-da-bahia/
ASCOM-UFSB
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