segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Prefeitura de Canavieiras elabora projeto para construir uma nova creche


O prefeito Almir Melo solicitou à Secretaria de Obras e Transportes a elaboração de um projeto para a construção de uma creche no bairro São Boaventura, com a finalidade de atender as crianças dos bairros João Fonfon, Cidade Nova, parte do São Sebastião, além das ruas Almir Nonato e Augusto Reis e a favela do Mosquito. A área onde será edificada a creche foi desapropriada pela Prefeitura, por via amigável, de propriedade da Fundação Reconto.

De acordo com o Secretário de Obras e Transportes, Almir Melo Júnior, o projeto inicial vai contemplar a construção de quatro salas de aula, uma secretaria, uma diretoria, uma cozinha, uma copa e um restaurante, além de área de lazer. Após a elaboração do projeto, será realizada a licitação para a construção da primeira etapa das obras físicas.


Segundo o prefeito Almir Melo, o imóvel localizado na rua Antônio Sarmento, s/nº, no bairro São Boaventura, passará por uma grande reforma, pois se encontrava abandonado com diversas partes em ruínas. O projeto completo para a área compreende um complexo educacional que passará a trabalhar exclusivamente com a Educação Infantil, compreendo uma creche e, posteriormente, os cursos Maternal, Pré-escola I e II.

A creche e o colégio a serem construídos terão por finalidade atender às disposições ao Estatuto da Criança e do Adolescente, a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases em relação à educação das crianças. Para atender à nova demanda, o colégio ganhará um projeto diferenciado, no sentido de oferecer aos alunos, uma nova proposta pedagógica, levando-se em consideração a importância das interações e brincadeiras nesse processo educativo.
Segundo a secretária da Educação, Emília Cristina Augusto dos Santos, o projeto contempla as instalações físicas, cujos equipamentos a serem implantados atendem ao tamanho dos alunos. Segundo a secretária, a creche e, posteriormente, o colégio a atenderão com exclusividade a educação infantil. O primeiro é Centro Educacional e de Assistência ao Escolar Governador Antônio Carlos Magalhães, no bairro São Sebastião.

Desapropriação - O imóvel foi declarado de utilidade pública e interesse social, para fins de desapropriação através do Decreto nº 030, de 6-3-2014, editado pelo prefeito Almir Melo. De acordo com a Comissão de Avaliação, o imóvel foi avaliado no valor de R$ 149.990,00, valor pago pela Prefeitura de Canavieiras para a Fundação Reconto. A área mede 3.255 metros quadrados, com 92 metros de frente, 93 metros de fundo, 50 metros de um lado e metros de outro lado.

 Dia de Finados 


Durante todo o Dia de Finados – domingo, 2 – o Cemitério do Campo Santo, em Canavieiras foi bastante movimentado, com as visitas de parentes aos túmulos dos “seus mortos”. Conforme a tradição, a Paróquia de São Boaventura celebrou, às 17h30min, uma Missa em Memória dos Mortos, este ano presidida pelo pároco Padre Euvaldo.

A Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria de Obras e Transporte, realizou uma reforma completa no Cemitério Municipal, com a finalidade de prepará-lo para receber os visitantes no Dia de Finados. A revitalização do cemitério envolveu toda a estrutura do cemitério, incluindo a capela, que está passando por uma ampla reforma, além de capina, consertos nas passarelas e túmulos.

A “memória dos mortos” na celebração da Missa existe desde o século IV. No século V, a Igreja dedica um dia por ano para rezar pelos mortos. No século XI, os Papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX determinaram que a comunidade cristã dedicasse, anualmente, um dia pelos mortos. Desde o século XIII esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro.


Da assessoria - (03-11-14 WR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

SERRA GRANDE/ITACARÉ BA-001 INTERROMPIDA

Queda de barreira na 001, Serra Grande/Itacaré. Foto de imagem da TV Santa Cruz que fez reportagem dos locais. A rodovia BA-001, trecho, que...