segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Líderes sindicais de diversos países participaram de Encontro em Ilhéus

Dirigentes de sindicatos de diversos países e estados brasileiros participaram em Ilhéus, entre os dias 21 a 23 de novembro, do 8° Encontro Internacional da Rede Vida Viva, que teve como tema principal a precarização do trabalho em nível mundial, com destaque para o adoecimento nos locais de trabalho. Durante os três dias do evento foram realizados debates, dinâmicas, trocas de experiências e apresentação de propostas sobre a melhoria das condições de trabalho no mundo, além de confraternizações e atividades ambientais e culturais destacando os potenciais artísticos e turísticos de Ilhéus.


A proposta foi refletir sobre a saúde, o trabalho e a vida dos servidores e o papel da Rede Vida Viva nessa missão de melhorar as condições de trabalho. O encontro foi aberto pela presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, Professora Carmelita Ângela, que destacou a importância de Ilhéus sediar um evento tão importante onde o foco principal é a busca de melhores condições de trabalho e a qualidade de vida.

De acordo com a presidente da APPI/APLB-Sindicato, entidade organizadora do evento em Ilhéus, Enilda Mendonça, através desses encontros a" Rede Vida Viva pretende construir uma nova abordagem da relação vida, saúde e trabalho, provocando a reflexão dos trabalhadores sobre as consequências do trabalho para sua saúde e sua vida. “Para isso, é preciso potencializar a ação sindical e a organização dos trabalhadores no local de trabalho. Essas são as condições imprescindíveis para construir estratégias efetivas que modifiquem o grave quadro atual de adoecimento dos trabalhadores”, complementou.

Durante o encontro foram apresentadas experiências da Rede Vida Viva no Brasil e também na Alemanha, Colômbia, Moçambique, Tirquia e Sri Lanka, países onde o programa está sendo desenvolvido. Cada país e estado apresentou sua estratégia de implementação e os resultados alcançados. Após os debates, dinâmicas e trocas de experiências foi feita a reflexão sobre o fortalecimento da Rede Vida Viva e os desafios atuais da classe trabalhadora, além de apontar as ações e metas para planejar e alcançar para 2015.


A Rede Intersindical de Saúde Vida Viva é de âmbito internacional, realizado em cooperação com a TIE (Transnationals Information Exchange), uma rede de ativistas sindicais engajada na construção e no fortalecimento de um sindicalismo internacional de base. No  Brasil a Rede conta com a participação da TIE-Alemanha e TIE-Holanda. A entidade busca estabelecer contatos com ativistas sindicais de vários países, visando auxiliar na troca de informações, de experiências entre trabalhadores e na construção de propostas formativas e estratégias conjuntas. A Rede também está sendo desenvolvida nos seguintes países: Alemanha, Canadá, México, Moçambique, África do Sul, America Latina, USA, Turquia.No Brasil o Projeto iniciou no ano de 2002 onde alguns sindicatos resolveram se articular para resolverem, juntos, os seus problemas comuns.

Por - Edy Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Sexta- feira SANTA em Itabuna

Piedade SENHOR! Nesta Sexta-feira SANTA  o dia em que todos os cristãos devem refletir; pedindo perdão a Deus, e seguir o exemplo de amor de...