Vamos salvar o Rio Cachoeira! É o nosso maior patrimônio. Não jogue lixo em seu leito. Povo limpo, cidade civilizada... Vamos preservar a nossa história.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Imunização contra a poliomielite e sarampo começa neste sábado, dia 08

A Secretaria Municipal de Saúde de São Desidério realizará no período de 08 a 28 deste mês de novembro a campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e de seguimento do sarampo.
A novidade na campanha deste ano é a realização de dois “Dias D”, no segundo e no quarto sábado do mês, 08 e 22 de novembro, nas Unidades de Saúde da Família, Antônio Pereira da Rocha e Otacílio Jesuino de Oliveira, ambas na sede, além das USF,s, Paulino Antônio de Oliveira no distrito de Roda Velha e em Sítio do Rio Grande, onde 52 profissionais da área de saúde estarão envolvidos.
“Serão duas oportunidades para os pais que porventura não puderem procurar as unidades durante a semana, e assim, irão garantir a proteção dos filhos. É importante levar a caderneta de vacinação para atualização das demais doses”, orientou a coordenadora da Atenção Básica, Mônica Valéria.
No município, a meta da campanha é vacinar contra a pólio, no mínimo 95% das crianças com idade entre 06 meses até menores de 05 anos, o que corresponde a 2.312 da população alvo. A vacina contra o sarampo, também chamada Tríplice Viral, é voltada para crianças com idade de 01 a 05 anos incompletos e também protege contra a rubéola e a caxumba. A cobertura preconizada pela secretaria de Saúde é de 95% do público alvo, ou seja, 2.067 crianças.
Erradicação - Segundo dados do Ministério da Saúde, desde 1990 não são registrados casos de pólio no Brasil e desde 1989 na Bahia. Em 1994 o país recebeu da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) a certificação de área livre da viralização do póliovirus selvagem do seu território, juntamente com os demais países das américas. “Assim, o objetivo da campanha é manter a cobertura vacinal contra a poliomielite de forma homogênea, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem no país”, alertou Mônica.
POr -  Adinete Batista-Fotos: Rodney Martins e divulgação

Nenhum comentário: