quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Amurc apresenta parceria com o Instituto Natura

A melhoria na Gestão Pública e na Educação Municipal é o foco do convênio a ser firmado entre a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano – Amurc e o Instituto Natura. A proposta foi apresentada na Reunião do Fórum de Secretários de Educação – FORSEC, nesta quarta-feira, 19, na Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc, com a presença de prefeitos, gestores municipais e profissionais da Educação.

Segundo a coordenadora de projetos do Instituto Natura, Márcia Ferri, o convênio visa permitir aos municípios da região, o acesso às tecnologias disponíveis pelo Instituto, no sentido de implementar as tecnologias de melhorias da qualidade da educação, pelos programas de qualificação do Instituto. Junto a essa proposta, a implantação dos Planos de Educação e de Cargos e Salários da Rede Pública Municipal, na área de atuação da Amurc e do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Litoral Sul.
O presidente da Amurc explica que o convênio é firmado com a entidade municipalista e o município interessado nesse conjunto de propostas faz adesão a esse plano. “O Instituto irá formular a proposta oficial a Amurc, que vai estar reunido com os prefeitos dos municípios associados para discutir os passos dessa proposta. Esperamos estar, em janeiro de 2015, trabalhando nesse contexto de implantação dessas ações”, destacou.
O Instituto Natura promove e apoia projetos que se complementam e estruturam a organização da Rede de Apoio à Educação, programa concebido pela instituição, que integra projetos e comunidade na execução de políticas educacionais, potencializando compromissos e resultados. De acordo com o relatório de 2013, na Bahia, 10.261 escolas de 417 municípios já estão sendo beneficiados.
O município de Coaraci, por exemplo, já atua com o projeto Conviva Educação, um ambiente virtual, gratuito, que oferece ferramentas de gestão, formação e troca de experiências fundamentais para apoio à gestão das Secretarias Municipais. De acordo com a secretária de Educação do município, Rosilene Vila Nova, que também é representante da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) na região, “é um envolvimento inicial, mas já conseguimos vislumbrar as possibilidades que o Conviva traz para as Secretarias de Educação”.
Para o Pró-Reitor de Extensão da Uesc, Alessandro Santana, a proposta será uma oportunidade para alinhar o diálogo e fortalecer as relações entre as entidades envolvidas, inclusive com a participação da Universidade, para trabalhar de forma coletiva, visando o desenvolvimento social. Nesse contexto, “é um momento importante para que as soluções para os problemas individuais sejam alcançados de forma coletiva”, afirmou.

30 ANOS

            Nesta sexta-feira, 21, a Amurc completa 30 anos de fundação, em defesa do municipalismo na Região Cacaueira. De acordo com o presidente Lenildo Santana, hoje a entidade se consolidou como uma das mais importantes do Estado da Bahia, com “voz ativa” no cenário nacional e estadual, sempre na defesa dos interesses municipais.
“O grande ganho hoje é ter a capacidade de falar pelo municipalismo regional, de estar defendendo os interesses do municipalismo regional. Paralelo a isso temos as ações de luta que desenvolvemos ao longo desse período. Recentemente tivemos o SOS Municípios, paralisamos as prefeituras da região na defesa da ampliação das receitas municipais. Nós tivemos a criação do Programa AGIR, que vem permitindo a capacitação dos gestores municipais e dos seus auxiliares ao longo de dois anos”.
Lenildo destaca ainda que a entidade tem um papel importante na implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia, assim como foi na implantação da Uesc, e de diversos outras instituições. “Agora, estamos com a discussão da Saúde Regional, outro aspecto importante, que no momento temos dado uma atenção especial por conta de ser, talvez, o problema mais grave operacional na região”.
Por - Viviane Cabral 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Câmara de Pau Brasil homenageia diretores do Maternidade Infantil

Câmara de Pau Brasil concede Comenda “Nêga Pataxó”aos diretores do Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio A diretora-geral do Hospital Materno...