quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Câmara de Ilhéus propoe a elaboração de Plano Integrado de Segurança Pública

Várias autoridades militares e civis estiveram presentes na sessão especial sobre Segurança Pública realizada na tarde desta quarta-feira, dia 29, no plenário da Câmara Municipal de Ilhéus. O objetivo da sessão foi discutir os atuais índices de violência no município e definir, junto com as autoridades policiais e a sociedade civil organizada, ações que venham a fazer parte de um Plano Integrado de Segurança Pública. A ideia do propositor da sessão, o vereador Ivo Evangelista (PRB) é que esse plano seja executado em vários outros setores, além da segurança pública, como na educação e no esporte.

      A mesa de autoridades foi composta pela delegada Territorial Andrea Oliveira; a representante da Delegacia de Furtos e Roubos, delegada Rita Leal; a defensora Pública, Natália Pires; Major Freire (18ª CSM), Major Câmara (68ª Companhia Independente da Polícia Militar), Capitão Jalba Santiago (69ª Companhia Independente da Polícia Militar); diretor do presídio Ariston Cardoso, Major Márcio Amorim de Marcelo e promotor Público Maurício Pessoa. Estavam presentes ainda a diretora da Associação de Professores Profissionais de Ilhéus (APPI/PLB), Enilda Mendonça; a presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Socorro Mendonça; presidente da Associação dos Lares Carentes de Ilhéus (Alca), Maria das Graças Freitas; o diretor da CDL de Ilhéus, Clóvis Júnior; além de representantes da União dos Estudantes, Guarda municipal, estudantes e professores do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus e presidentes de associações de moradores, entre outros.

    Os vereadores James Costa e Raimundo do Basílio falaram das dificuldades enfrentadas nas comunidades do Salobrinho e do Alto do Basílio. Aumento da violência, falta de policiamento e de mais investimentos em esporte e cidadania foram algumas das questões levantadas pelos edis. James Costa e Raimundo do Basílio, além do vereador Luís Carlos também aproveitaram para solicitar às autoridades policiais o retorno da Central de Comunicação da Polícia Militar para Ilhéus, já que hoje o atendimento é direcionado para Itabuna, e depois chega até a CIPM responsável, em Ilhéus.


   Ao final da sessão foi criado um grupo de trabalho, formado pelos vereadores Ivo Evangelista, Gideon Farias (Dero) e Alzimário Belmonte (Prof. Gurita). Entre os pontos apresentados estão: a solicitação de viaturas não-padronizadas para as equipes de investigação da Polícia Civil e Militar; melhorias no sistema de iluminação pública e do serviço de poda de arvores; a modernização do sistema de rádio transmissão da PM; o retorno da ronda escolar realizado pela Guarda Municipal; a revitalização do Plano Municipal e reativação do Conselho Municipal de Segurança. Ao final da apresentação desses pontos, que será feita durante as próximas sessões e em documentos que serão encaminhados à Secretaria Estadual de Segurança Pública, será marcada uma audiência pública com o secretário da pasta para tratar sobre a questão.
Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ZICO EM ITABUNA NOVAMENTE FAZ PALESTEA

Zico Um dos maiores nomes do futebol mundial esteve em Itabuna neste dia 18 de abril  ministrando uma palestra a empresarios e profissionais...