quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Terra onde Jorge Amado nasceu completa 199 anos

Casa onde morou Jorge Amado
Ruas sendo pavimentadas com asfalto, esgotamento sanitário, drenagem pluvial, construção de condomínios populares, aquisição de ambulância e matadouro e Casa Jorge Amado completamente, reformados. Estas são algumas das melhorias realizadas pela Prefeitura de Itabuna, que começaram a mudar a realidade histórica da comunidade de Ferradas, que completa 199 anos neste sábado, 18, além de beneficiar as localidades vizinhas, como Nova Ferradas I e II.

Ruas recebendo benfeitorias
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), em parceria com a Emasa, realiza um pacote de obras para implantação de sistema de drenagem pluvial, esgotamento sanitário e pavimentação e asfaltamento de ruas e da pista entre Nova Ferradas e Ferradas e a rodovia BR-415, já concluído.  Ao invés de apenas consertar redes coletoras, a Emasa está substituindo encanamentos e manilhas. O investimento total é de R$ 2,6 milhões do Ministério das Cidades e contrapartida da Prefeitura.


As equipes da Prefeitura também promoveram melhorias nas condições de tráfego com patrolamento, nivelamento e aplicação de cascalho em ruas sem pavimentação. Nesta semana, operários trabalham no asfaltamento e recuperação de ruas, entre as vias beneficiadas estão Cajueiro, em Nova Ferradas e Beira-Rio, em Ferradas.

No setor de Educação, a Prefeitura de Itabuna alugou imóvel no bairro para implantação da Reitoria e campus Jorge Amado da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Também realiza melhorias na Escola Ana Francisca Messias. Já no Sítio V da Fundação Marimbeta, em Nova Ferradas, foi reformada e ampliada a padaria que agora tem capacidade para produção diária de 10 mil pães, que são distribuídos aos alunos e participantes dos seus programas.

Depois da implantação da UFSB, a Secretaria de Transporte e Trânsito reforçou a frota de ônibus do sistema de transporte coletivo para as linhas que atendem a região enquanto a Sedur reforçou a iluminação da área. A medida beneficia moradores de bairros como Ferradas, Nova Ferradas, entre outros circunvizinhos.

Mais Saúde e moradia

Para melhorar o atendimento na área de Saúde, a Prefeitura adquiriu uma ambulância, com recursos próprios do município, e construiu um posto de saúde provisório, enquanto o definitivo é reformado. Entre as melhorias na condição de vida da população há ainda a construção de 2.952 residências dos conjuntos habitacionais São José, Jubiabá e Gabriela, nas proximidades dos bairros Ferradas e Nova Ferradas. A Prefeitura realizou também milhares de atendimentos sociais pelo programa SAS Itinerante.

A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc) reformou e revitalizou a Casa Jorge Amado, na Praça de Ferradas aonde o escritor morou ainda criancinha, pois ele nasceu na Fazenda Auricídia, às margens direita do Rio Cachoeira, localizada um pouco acima de Ferradas. Dessa moradia, o escritor, com quatro anos de idade, no cabeçote do cavalo de João França Santana   foi  residir em Itajuípe. Pirangi, naquela época, de lá, com sua família, mudou-se para  Ilhéus   . A Casa conta atualmente com o acervo sobre a vida do escritor grapiúna,  biblioteca e auditório e oferece diversos cursos para a comunidade. A administração municipal também atendeu todas as condicionantes estabelecidas para revitalização do matadouro municipal, que foi totalmente reformado e teve capacidade ampliada para o abatimento diário de 300 animais.  Atualmente, o matadouro emprega 180 trabalhadores da região de Ferradas.

Satisfação da comunidade

A localidade que na época da fundação de Itabuna era um ponto de parada de tropeiros e terra natal de Jorge Amado,foi elevada a categoria de distrito em 02 de Fevereiro de 1919, hoje bairro de Itabuna. Ainda tem diversas obras previstas pela administração municipal, mas a comunidade já comemora os benefícios realizados.  Exemplo disso são as declarações dos presidentes das associações de moradores dos bairros, que recentemente se reuniram com o prefeito Claudevane Leite.

Além de apresentar novos pedidos eles agradeceram as recentes ações da Prefeitura, a exemplo do presidente da Associação de Ferradas, Tiago Mendonça, que agradeceu a doação da ambulância que permitiu mais de 500 atendimentos à população.  “O bairro já está 70% modificado, com as reivindicações atendidas. Tivemos o serviço de tapa-buracos em algumas ruas, reforma do posto de saúde e doação da ambulância”, disse.

Da mesma maneira analisou o presidente da associação do Nova Ferradas II (ex-Fernando Gomes). “Estamos observando que o prefeito Vane está se empenhando. Muita coisa já foi realizada diante das solicitações dos presidentes de associações de bairro. Estamos agradecidos pelas obras na nossa comunidade”, disse, Gilvan Matos.

 Comunicação da Prefeitura 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Coluna PERSONA

Por Gillette Curvelo Psicóloga - CRP 03/9466 Encontro Telebahianos muita alegria e emoção.  Encontro memorável dos ex-colegas da antiga TELE...