quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Prefeitura certifica alunos do Curso de Capacitação em Máquinas Pesadas

Os 24 alunos que participaram do curso do Curso de Capacitação em máquinas pesadas, promovido pela Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Canavieiras, através do Plano Territorial de Qualificação (Planteq), receberam seus certificados de conclusão de curso na noite da última quarta-feira (1º), no auditório da Secretaria de Educação. A solenidade contou com a presença dos secretários da Assistência Social, Vanessa Leite; da Administração, Antônio Tolentino; e do Turismo e Esportes, Fernando Volpi; além das assistentes sociais Ana Angélica Brito e Fernanda Rocha, e Gustavo da Rosa, do Planteq.


A secretária Vanessa Leite parabenizou os formandos e destacou que o curso é uma importante ferramenta na formação social e profissional, com a vantagem de estabelecer uma articulação entre o trabalho, a educação e o desenvolvimento. “Quero agradecer ao prefeito Almir Melo por oferecer apoio incondicional na vinda desses cursos, nos cedendo maquinário e espaço para que cidadão possa se capacitar para estar apto a concorrer às oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho”, ressalou a secretária.

Representando o prefeito Almir Melo, que estava ausente por motivo de viagem, o secretário da Administração, Antônio Tolentino, afirmou que o prefeito Almir Melo está em constante busca de programas federais e estaduais de incentivo e aperfeiçoamento profissional. “Isso é muito importante porque hoje o mercado de trabalho exige que a pessoa esteja cada vez mais qualificada. E mesmo que você esteja colocado no mercado de trabalho, precisa estar sempre melhorando essa colocação para que você garanta seu espaço”, disse o secretário.

O curso, totalmente gratuito, teve carga horária de 200 horas, divididas em 50 horas de Qualificação Social, 70 horas de Qualificação Profissional e 80 horas de Aulas Práticas. Para Gustavo Rosa, coordenador de projetos do Planteq, todos os envolvidos foram surpreendidos de forma positiva. “No início, achamos que não haveria público para um curso como esse em Canavieiras, mas o número de matriculados excedeu o limite, que era de 25 alunos, para 31 matriculados”, acentou o técnico.

No conteúdo programático, constaram aulas teóricas com ensinamentos básicos de relações pessoais; ética, cidadania e valores humanos; leitura e compreensão de texto; raciocínio lógico-matemático; saúde e segurança do trabalho; e educação ambiental. Os alunos também receberam noções de  direitos humanos, sociais e trabalhistas; associativismo, cooperativismo e empreendedorismo; planejamento pessoal; gênero, raça, diversidade cultural e religiosa. Entre os requisitos exigidos para a inscrição no Curso de Capacitação em Máquinas Pesadas, estão a Carteira Nacional de Habilitação nas classes C, D e E.

Nós que trabalhamos com o social sabemos o quanto é gratificante oferecer qualificação profissional e, consequentemente, meios de obter renda, às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Que a gente possa ver o resultado desse curso na vida de vocês”, disse a coordenadora do curso, a assistente social Fernanda Rocha. O curso faz parte do Plano Territorial de Qualificação (Planteq) e resulta de um acordo de cooperação técnica e financeira entre os governos estadual e federal para oferecer a formação inicial a pessoas vulneráveis economicamente e socialmente, com baixa escolaridade e sujeitas às mais diversas formas de discriminação social.

(02-10-14 LL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...