sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Cidades investem em fiação elétrica subterrânea


Conceito já está presente em residenciais Alphaville e em outras regiões nobres, aliando estética, mais segurança e menor custo de manutenção

Algumas das principais cidades brasileiras vêm aderindo a um projeto visando a melhoria do paisagismo, maior segurança para os moradores e redução de custos de manutenção do sistema de energia. É a adoção da fiação elétrica subterrânea, uma realidade em muitos países desenvolvidos e também presente em vários residenciais Alphaville, no Brasil. Neste conceito, a rede de transmissão de energia é elétrica é toda colocada em galerias abaixo do solo, assim como as redes de água e esgoto.


As redes subterrâneas costumam ser implantadas em áreas nobres para embelezar o ambiente. Há um mês, a Prefeitura de São Paulo apresentou estimativas preliminares para enterrar a rede elétrica no município, com investimentos de cerca de R$ 15 bi. Essas obras devem ocorrer nas principais regiões da cidade, a exemplo do que já foi feito na Rua Oscar Freire e na Rua Avanhandava. Já Fortaleza, capital do Ceará, ganhará mais de 40 quilômetros de fiação subterrânea na Avenida Beira-Mar a partir de novembro deste ano. No Rio de Janeiro, esta medida foi tomada na década de 1990 em bairros da Zona Sul, como Copacabana e Ipanema.

O conceito de fiação subterrânea também pode ser visto em diversos empreendimentos Alphaville, sendo um dos fatores que mais caracterizam a reconhecida qualidade construtiva dos empreendimentos. “Ter a rede de transmissão elétrica debaixo do solo traz um ganho enorme para a qualidade paisagística da região. A inexistência de fios cruzando o céu contribui significativamente para a sensação diária de bem estar dos moradores”, diz a diretora de Produtos da Alphaville Urbanismo, Katia Oliveira.

A adoção da fiação subterrânea também traz outros benefícios. Ela reduz significativamente os gastos com a manutenção da rede elétrica. A rede fica protegida da chuva e da queda de árvores, assim como de atos de vandalismo. Segundo dados das distribuidoras de energia, mais de 90% das quedas no fornecimento são causadas por danos aos cabos.

Outra vantagem é o ganho com segurança, pois se minimiza o risco de acidentes envolvendo os fios, desde colisões com os postes até crianças soltando pipas. A iniciativa também minimiza interferências no sistema de telefonia.

A lista de empreendimentos que adotaram o sistema de fiação conta com os residenciais Alphaville Burle Marx e Granja Viana, na Grande São Paulo, e com o Alphaville Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Este tipo de rede elétrica também está presente nos produtos de Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Itu, Bauru e Votorantim, no estado de São Paulo, assim como em Uberlândia e no Alphaville Minas Gerais, na Grande BH, além dos residenciais de Anápolis e Brasília, na região de Goiás e do Distrito Federal.

“Os custos para a implantação da rede subterrânea dependem do terreno e dos métodos construtivos necessários. É um dos primeiros levantamentos feitos pela nossa equipe quando definimos o local para um novo empreendimento Alphaville. Essa é uma grande vantagem em relação aos bairros mais antigos, onde obstáculos estruturais pré-existentes podem encarecer o processo”, explica Gabriel Corrêa, gerente de Engenharia da Alphaville Urbanismo .

Sobre a Alphaville Urbanismo

Com 40 anos de atuação, a Alphaville leva a todo o Brasil uma proposta exclusiva de planejamento urbano, por meio do desenvolvimento de empreendimentos horizontais que conciliam preservação ambiental, infraestrutura altamente qualificada e o comprometimento com a sociedade. A Alphaville possui 108 empreendimentos já lançados em 21 estados do Brasil e Distrito Federal, que representam mais de 74 milhões de metros quadrados urbanizados.

Por - Vera Rabelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...