sexta-feira, 10 de outubro de 2014

CAPITÃO AZEVEDO

DE FENOMENISMO AO FIASCO!
Multidão nunca vista em Itabuna

 O senhor José Nilton Azevedo Leal, militar, conhecido como Capitão Azevedo, filho de Ilhéus, chegou a Itabuna para prestar seus serviços ao 15º BPM, nos anos 70. Passou pelo Colégio Estadual (CEI), FTC e UESC, graduando-se, Curso Médio, Educação-Física e Direito.  Como Soldado de Trânsito e as promoções e cursos dentro dentro da organização, com grande desempenho, chegou ao posto de Capitão e foi nomeado diretor da 15ª Ciretran, nesta cidade. Órgão onde realizou um trabalho reconhecido durante dezoito anos, levando  a instituição, de cinco municípios pactuadas, a vinte e cinco municípios pactuados. O que deu ao Capitão um grande prestigio, culminando, com uma estrutura de atender a  todos, sem qualquer tipo de preconceito, raça ou cor; rico ou pobre. Com o crescimento de seu conceito, de homem público, verdadeiro, lançou seu nome para disputar uma vaga à Câmara Municipal de Itabuna,  foi convidado pelo ex-prefeito Fernando Gomes, para ser seu vice-prefeito, na disputa para Prefeito, da eleição de 2004.Para isso, Azevedo contou com a interferência da senhora Maria Alice, Presidente  do DEM.O Capitão Azevedo aceitou o desafio, e ganhou a disputa, ao lado de Fernando Gomes. Começou assim a carreira política do Capitão Azevedo. 

Com a desistência de Fernando Gomes em não disputar a reeleição, surge o nome, novamente, do Capitão Azevedo para concorrer ao pleito, disputando a eleição de 2008, tendo Jussara Feitosa, Roberto Minas Aço e Capitão Fábio, como adversários.  Azevedo ganhou, disparadamente, a eleição com 52.250 votos; A maior votação de Itabuna até os dias de hoje! Com uma gestão, avaliada positiva, de boa para muito boa, mas cheia de contrastes administrativo. O Capitão Azevedo resolveu disputar a reeleição com grande chance de vitória “e quebrar um tabu de um prefeito nunca ser reeleito neste município”. 

Novamente com a interferência da senhora Maria Alice. A disputa que não teve a participação do povão como a anterior, foi cheia de heterogeneidade, devido a denúncias, por parte de desvios de recursos de algumas secretarias, pelos  adversários e a imprensa local. Mesmo assim, o Capitão Azevedo, como um fenômeno de votos, devido ao seu carisma, com a classe mais desprovida de renda, tinha larga vantagem sobre os seus adversários. Resultado: o Capitão Azevedo dormiu eleito e acordou derrotado! 

Depois de colocar às vésperas da eleição em um grande ato popular, jamais visto em Itabuna, cerca de cem mil pessoas nas ruas e avenidas, desta cidade, o que transformou a nossa principal Avenida, a Cinquentenário, num gigante “tapete Azul”. Esse ato, chegou ao conhecimento do Governador Jaques Wagner que comandou “seus companheiros” a dá o voto útil do PT, ao segundo colocado, nesse caso, Vane Renascer, do partido PRB, da “Igreja Universal” pois, novamente na disputa, Jussara Feitosa não tinha nenhuma chance de vencer o pleito. 

No dia da disputa, 04 de outubro de 2012, enquanto a coordenação do Capitão Azevedo, com uma churrascada na orla de Ilhéus, já comemorando a vitória, por dez mil votos de frente, calculavam! Os militantes do PT e do PRB se juntaram para fazer “a tradicional e proibida, boca de urna” ... E, não se via ninguém da militança de Capitão Azevedo nos locais de votação, deste município, fazendo esse mesmo trabalho, considerado ilícito Eleitoral. Vane, ganhou e ninguém esperava! Azevedo derrotado perdeu “seu norte”, que tanto se referia. Já aquelas secretários e cabos eleitorais que mais aproveitaram do seu grande coração, e deixaram de assumir o compromisso financeiro dos contratados de campanhas, estão ricos e Azevedo pobre! A partir daí, o Capitão Azevedo deixava de ser Fenômeno para ser Fiasco, como aconteceu nas últimas eleições, quando para deputado estadual, ele só obteve a nível de Estado 17 mil votos, desses 14 mil em Itabuna, ou seja, um décimo dos votos, para quem já teve  quase 50%,   em 2008.

Culpa de quem? Talvez de algumas pessoas que só visavam o interesse financeiro de sua campanha, tanto para  Prefeito e agora para Deputado Estadual. É bom o Capitão refletir, se pensa em ainda disputar cargos eletivos.  
Alguma coisa está foram de sintonia! Pois, muitos de seus  coordenadores de linha de frente parece ter “O Rei na Barriga” acompanhado do síndrome do "já está eleito!” Maltratam as pessoas que sinceramente abraçam com empenho e com o coração a campanha;  Muitos dessas pessoas com a mesma  humildade e simplicidade do  Capitão Azevedo! Porém seus líderes não vêm e parecem  estar cegos, cegando também o candidato. 

Agora Capitão, se pegue ao exemplo da Phoenix e ressurja das cinzas.  Pois, enquanto há vida e fé, ainda há esperança! É difícil, mas não é impossível.
“O possível está feito, o impossível, far-se-á” Voltaire.      

Joselito dos Reis
poeta, jornalista, DRT 113-Ba.            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...