quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Secretaria da Saúde reativa Comitê Gestor de Urgência e Emergência de Itabuna

Dando sequência à organização do atendimento na Rede de Urgência e Emergência de Itabuna, a Secretaria Municipal da Saúde reativou o Comitê Gestor de Urgência e Emergência. O Comitê é uma exigência da Portaria nº 1.864/GM de 29 de setembro de 2003, do Ministério da Saúde, para representar o espaço formal de discussão e implementação das correções e adequações necessárias ao sistema.  A reativação aconteceu no dia 1º e é parte da meta da administração municipal, que no mês passado instalou fóruns de discursão da Rede.

O Comitê permitirá que as instituições envolvidas diretamente na estruturação da atenção às urgências discutam, avaliem e pactuem as diretrizes e ações prioritárias. A meta é promover a integração de ações e serviços de saúde com atenção contínua, integral e de qualidade, além de garantir que seus componentes atuem de forma integrada, articulada e sinérgica ao incrementar o desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a coordenadora de Urgência da Secretaria da Saúde, Sandra Campos, esse recomeço das ações visa o conhecimento dos atores, capacitação técnica do Comitê com conhecimento da Portaria e apresentação da Política de Atenção às Urgências de Itabuna partindo da Regionalização do SAMU-192 e composição da Rede. Para ela a reunião foi proveitosa e manteve o entendimento entre os participantes.
Além do secretário municipal da Saúde, Eric Ettinger, também participaram da reunião de reativação do comitê os representantes do Hospital Manoel Novaes, João Ricardo e Adriana Galvão; do Hospital São Lucas, Lânia Peixoto e Ana Paula Carqueja; do Corpo de Bombeiros, Eminelvino Neto; Polícia Rodoviária Federal, Marcus Vinícius Rodrigues; do Hospital Calixto Midlej, Erika Mascarenhas e Cláudia Werman; da Maternidade Ester Gomes, Tayane Reis; do Samu-192, Ramon Elias, além de representantes da Área Técnica de Urgência de Itabuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comissão da Câmara dos EUA aponta ‘campanha de censura no Brasil’

Musk x Moraes (Reprodução/Redes Sociais). Relatório de mais de 500 páginas indica ao menos 300 contas na rede social 'X' censuradas ...