quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Santa Casa de Itabuna adere ao Dia Nacional de Luto pela Crise das Santas Casas

 A crise generalizada que tem atingido as Santas Casas de Misericórdia do país tem sido motivo de manifestações organizadas pela Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB). Nesta quinta-feira (25), foi definido como data oficial para uma Paralisação Nacional, chamada de Dia Nacional de Luto pela Crise das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos.

 O objetivo é dar maior visibilidade à discussão sobre o financiamento da saúde no país, e ao mesmo tempo cobrar soluções do governo para a crise financeira instalada no setor. “Precisamos urgentemente de uma solução que cubra a defasagem da tabela SUS. Por esse motivo, nos unimos em prol desta causa aderindo à Paralisação Nacional. Vale ressaltar que será suspensa apenas a assistência eletiva, os atendimentos de urgência e emergência serão mantidos”, destacou o provedor da SCMI, Drº Almir Alexandrino.
Na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna os serviços serão suspensos a partir das 7h30min, no setor de Radioterapia, que funciona no Hospital Manoel Novaes. Numa demonstração de adesão ao movimento, todos os funcionários da instituição trabalharão neste dia vestidos de preto. Para o provedor Almir Alexandrino, o que mais aflige é ter a confirmação através de pesquisas que o governo federal tem investido cada vez menos na saúde pública.
“Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), divulgada no Jornal Folha de São Paulo, aponta que no ano 2000 o governo federal foi responsável por 59,8% dos investimentos na saúde pública, e em 2011 reduziu os investimentos para 44,7%. Em sentido inverso, neste mesmo período, os Estados investiram 18,5% e 25,7%, respectivamente, e os Municípios 21,7% e 29,6%”, finalizou.
Por - Kaline Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasil tem agora o pior mercado de ações, aponta JPM

Maior banco do mundo põe o índice MSCI Brazil na lanterninha Do -  Diario do Poder - O banco norte-americano JP Morgan, o maior do mundo, di...