quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Oficinas estimulam o cuidado e proteção ao idoso em Ilhéus

Os eventos ocorrem no Posto de Saúde da Família (PSF) do Bairro Nelson Costa, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O objetivo é estimular a parceria de familiares, cuidadores e profissionais, para ampliar a assistência ao idoso, promovendo melhores condições de vida.

 Com o objetivo de estimular a parceria de familiares, cuidadores e profissionais de saúde, além de oferecer apoio e orientação para ampliar a qualidade de vida dos idosos, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), promove a Oficina do Cuidador, no Bairro do Nelson Costa, zona sul de Ilhéus. O evento ocorre no Posto de Saúde da Família (PSF) e o próximo está programado para o dia 24 de setembro, a partir das 8 horas. Na ocasião, as enfermeiras Ana Cristina e Joilma Ferreira irão discorrer sobre os “Cuidados de Enfermagem” e “Alimentação Saudável”. O primeiro encontro realizado no bairro ocorreu no último dia 3, com palestra abordando “Doenças do Envelhecimento”, sob a responsabilidade da Dra. Liane Patrocínio.

Já no mês de outubro, no dia 15, também a partir das 8 horas, as profissionais da Sesau, Thatiara Regis, Daniela Taraski e Ednagila Pinheiro, estarão encarregadas de promover palestras sobre “Cuidados na Fisioterapia e na Terapia Ocupacional”, em seguida irão ministrar exercícios físicos para os idosos do Nelson Costa. O último evento da Oficina do Cuidador está marcado para acontecer no dia 29 de outubro, no mesmo horário dos anteriores, quando as coordenadoras do Nasf, Miryan do Carmo, e da Vigilância Sanitária, Katiussa Vesper, falarão a respeito dos “Direitos dos Idosos” e dos “Cuidados nos Aspectos Psicológicos”.
A Política Nacional de Saúde do Idoso tem como princípio que a família, a sociedade e o Estado têm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e direito à vida. Preconiza, entre outras coisas, o apoio ao desenvolvimento de cuidados informais, com objetivo de manter sempre que possível, o idoso na comunidade, junto à sua família.
O cuidador é a pessoa, membro ou não da família que assiste o idoso dependente ou doente, com ou sem remuneração. Suas tarefas envolvem o acompanhamento das atividades diárias e o auxílio na alimentação, higiene pessoal, medicação de rotina e outros serviços necessários, excluídos aqueles para os quais sejam requeridos técnicas ou procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas.
É fundamental ter-se a compreensão de se tratar de tarefa nobre, porém complexa. Assim o cuidador não deve se ater ao diagnóstico ou prognóstico, mas se ocupar em ajudar as pessoas, seus pacientes/familiares a viverem a da melhor maneira possível. E com a nobreza do exercício da missão de cuidar, poder perceber que seus gestos se armazenam no coração dos que recebem ou necessitam de seus cuidados.
Da Comunicação Social – Secom-Ilhéus – 10.09.14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...