quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Moradores do Teotônio Vilela são contemplados com curso do Pronatec

O curso de Agente de Turismo é desenvolvido no turno da noite na Escola Municipal Professor Paulo Freire. O bairro é o primeiro local de Ilhéus a receber a descentralização do programa. A escolha da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) considerou o contingente populacional e a necessidade de capacitação dos moradores.
                                              Os Moradores do Bairro Teotônio Vilela, um dos mais populosos de Ilhéus, com cerca de 20 mil pessoas, contam, atualmente, com o curso de Agente de Turismo, realizado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino técnico e Emprego (Pronatec), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS). A atividade é realizada no turno da noite, na Escola Municipal Professor Paulo Freire. Este é o primeiro local do município a receber a descentralização do programa.

A escolha do Teotônio Vilela considerou o contingente populacional e a necessidade de capacitação dos moradores daquela localidade.  “O nosso objetivo é que a população do bairro tenha oportunidade de competir no mercado de trabalho”, afirma o secretário Jamil Ocké. Segundo o titular da SDS, o curso de Agente de Turismo é “fundamental para nossa região, que é turística cuja rede hoteleira necessita de profissionais qualificados para atender a demanda da local”.
O secretário também convidou os estudantes para a cerimônia de entrega de certificados das turmas do Pronatec, que ocorrerá no próximo dia 17, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. Os cursos técnicos do programa do governo Federal, com duração de até três meses, têm a finalidade ofertar educação de qualidade para jovens e adultos.
Para a coordenadora da atividade no município, Cristiane Almeida, “com a chegada da alta estação as pessoas qualificadas saem na frente na hora da conquista do emprego na rede hoteleira, que é um ramo que exige enorme capacitação técnica do profissional”. Segundo ela, as pessoas que participam de programas como este saem dos cursos com habilidade não só para trabalhar em empresas e comércio como também para gerir seu próprio negócio.
O Pronatec foi instituído pela Lei Federal 12.513/11 e visa oferecer oito milhões de vagas em mais de 500 cursos, com prioridade, para estudantes de ensino médio da rede pública, trabalhadores e beneficiários de programas federais além de incluir famílias de baixa renda, pessoas inscritas no Sistema Nacional de Emprego (SINE) ou que estão em situação de Seguro-Desemprego. Custeados pelo Ministério da Educação (MEC), os cursos do Pronatec são ministrados por instituições inseridas no Sistema “S”, que compreende Senai, Senac; entre outros, e o Instituto Federal da Bahia (IFBA).
 Da Comunicação Social – Secom-Ilhéus – 03.09.14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

PERDÃO SENHOR!

  PERDÃO SENHOR! Nesta Sexta-Feira Santa  acordei triste... Na falta dos meus pais...  De não poder ajoelhado  A eles, pedi fisicamente o pe...