quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Canavieiras promove neste sábado (6) o Dia “D” da Vacinação Antirrábica


A Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria de Saúde, realiza no próximo sábado (6) o Dia “D” da Campanha Antirrábica, em cães e gatos. A campanha teve início no dia 11 de agosto e segue até dia 15 do próximo mês, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas do, na unidade de saúde Talma Cajueiro, PSF do Sócrates Resende e no PSF do bairro Tancredão.

No Dia Nacional da Vacinação, 6 de setembro, o horário de funcionamento das unidades é de 8 às 17 horas (sem interrupção), nos PSFs Talma Cajueiro, Sócrates Resende I e II, Tancredão e Escola Rotary Club, além de duas equipes volantes. Para as áreas rurais, será anunciada pela internet e emissoras de rádio uma agenda especial.


Explica a secretária Municipal da Saúde, Roberta Barros, que nesta campanha devem ser vacinados exclusivamente cães e gatos a partir dos três meses de idade e independente de estado vacinal anterior. Os proprietários de cães de grande porte ou bravos, tais como Rotweiller e Pit Bull, devem agendar a visita dos agentes em suas residências. A meta é imunizar 5.837 animais, o que representa 80% dos cães e gatos do município, sendo 4.785 cães e 1052 gatos em toda zona rural e urbana.

De acordo com a secretária, o objetivo da campanha é controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, prevenindo a raiva humana. “Várias equipes da Secretaria de Saúde estão mobilizadas para o sucesso campanha: a vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, agentes comunitários, agentes de edemias, e atenção básica. É importante que se saiba que a vacinação é a única forma de evitar que o animal venha a desenvolver a raiva e transmiti-la ao homem”, informou.

Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes, sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até dois meses antes que os seus sintomas comecem a aparecer; sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos. Uma vez manifestados os sintomas de raiva no humano, o tratamento é ineficaz, e levará a pessoa à morte.

Interior e zona rural – A Secretaria Municipal da Saúde também agendou a vacinação antirrábica para os povoados e zona rural. Na próxima segunda-feira (8), uma equipe vacinará os animais na região de Pimenteiras; na terça-feira (9), em Campinhos; na quarta-feira (10), na região do Sarampo; na quinta-feira (11), na Lagoa do Rocha e Associação Irmãos Unidos; e na sexta-feira (12), em Correias.

(04-09-14 WR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...