segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Vacina contra hepatite A já está disponível nos postos de saúde de Itabuna

Desde esta segunda-feira que todas as unidades de saúde de Itabuna estão oferecendo a vacina contra hepatite A. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 3.212 crianças, com idade entre um ano completo até um ano 11 meses e 29 dias, no período de seis meses.

Após esse tempo, a vacina continuará disponível visto que foi inserida no calendário nacional de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a introdução da vacina no calendário, as famílias itabunenses passam a economizar uma média de R$ 120 que seriam investidos na imunização de crianças. Os pais podem levar seus filhos às unidades no horário de 8 as 17 horas.


Na unidade de saúde Izolina Guimarães, no Centro, o movimento ainda não aumentou. A primeira criança a ser imunizada na unidade foi João Lucas Spínola, de um ano e sete meses. A mãe, Michele Alcântara Spínola, levou o filho para atualizar o Cartão de Vacina e declarou estar muito satisfeita com a possibilidade de ele ser imunizado gratuitamente contra hepatite A. “Achei uma ótima iniciativa, principalmente, porque é uma vacina muito cara na rede particular”, disse.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que a vacina contra hepatite A é exclusiva para crianças na faixa etária, já divulgada: um ano completo até um ano 11 meses e 29 dias. A dose contra hepatite A amplia para 14 o número de vacinas de rotina no calendário.
 A doença é infecciosa aguda e atinge o fígado. É transmitida por via oral-fecal, de uma pessoa infectada para outra saudável, ou através de alimentos ou água contaminada. Adultos podem se vacinar somente contra a hepatite B, também disponível nas unidades de saúde.

UNIDADE ROBERTO SANTOS

Uma queda de energia na rede da Coelba durante o final de semana na Unidade de Saúde Roberto Santos, no bairro Santo Antônio, ocasionou estrago de 500 doses de diversas vacinas e um atraso no início da vacinação contra hepatite A. O secretário Eric Ettinger vistoriou, na manhã de hoje, a situação do armazenamento na unidade e determinou a substituição das vacinas pela Rede de Frios, logo no começo da manhã. A vacinação já está regularizada na sala da Pediatria da mesma unidade.

Além disso, o secretário mandou também mandou recolher o lote de vacinas para que a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) avalie a qualidade e, inclusive, se precisa ser substituído todo o lote por conta da queda de energia na unidade Roberto Santos.  

Da Secretaria de Comunicação
Por: Naudielle Silva
Fotos: Gabriel de Oliveira
04 de agosto de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

FERIADO MUNICIPAL NESTA TERCA,-FEIRA EM ILHEUS

Dia 23 é comemorado o Dia de São Jorge, Padroeiro de Ilhéus Igreja de São Jorge Prefeitura de Ilhéus: deliberou ponto facultativo nesta segu...