segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Óculos do programa Saúde em Movimento na Escola são entregues em Canavieiras


A Prefeitura de Canavieiras, por meio das secretarias da Saúde e Educação, e a Secretaria da Saúde do Governo do Estado, por meio da 6ª Dires, entregaram, nesta segunda-feira (18), 161 óculos aos alunos da rede pública da Educação. Os beneficiários são os alunos que passaram por exames oftalmológicos e foram diagnosticados algum tipo de deficiência visual.
Participaram da solenidade de entrega dos óculos, o prefeito Almir Melo, as secretárias da Saúde, Roberta Barros, da Educação, Emília Cristina, a coordenadora do Programa em Canavieiras, Renata Pamponet, o representante da 6ª Dires, Yolando de Souza, e da Secretaria Estadual da Saúde, Renato Jorge.


O prefeito Almir Melo ressaltou a importância do projeto para o desenvolvimento intelectual das crianças e adolescentes. Para ele, esse é um trabalho que tem de ser feito pelos educadores, nas escolas, com a observação do comportamento dos alunos em relação ao interesse e a participação nas aulas, o que foi realizado em parceria entre as duas secretarias.
No entender de Almir Melo, o dirigente tem de estar atento às necessidades do município, e buscar as ferramentas próprias para resolvê-las. “Assim que o projeto me foi repassado pelas secretárias, entramos em contato com o governador Jaques Wagner, que oportunizou a celebração desse convênio, que não acaba aqui e já vamos iniciar sua segunda fase”, explicou.
O prefeito de Canavieiras fez questão de ressaltar que a Educação e a Saúde são duas pastas que merecem toda a atenção do Governo da Reconstrução, por serem primordiais para a formação do ser humano. “Essas duas áreas têm de ser geridas por pessoas comprometidas com o que fazem e o exemplo está aí, beneficiando toda a sociedade”, disse Almir Melo.
Segundo a secretária municipal da Educação, Roberta Barros, hoje, com a entrega dos óculos, está sendo concluído a primeira fase do projeto. “Agora, será iniciada uma nova fase do programa, com a realização de procedimentos especializados nos alunos em que foram diagnosticados problemas mais graves”, informou Roberta Barros.
Para a secretária da Educação, professora Emília Cristina, a simples identificação dos problemas visuais não resolve o problema, pois muitas famílias não têm condições financeiras para comprar os óculos. “É com essa conjugação de esforços que poderemos evitar a evasão escolar, tirando da sala de aula um aluno que tem uma deficiência que pode ser corrigida facilmente”, acentua a secretária.
Observa o representante da 6ª Dires, Yolando de Souza, que muitas vezes os alunos com deficiência visual era tido como desatencioso e até mesmo preguiçoso nos estudos. “Hoje, com a implantação desse programa pela Secretaria da Saúde do Estado, esse conceito mudou e os alunos contam com um importante aliado, que é o 'Saúde em Movimento na Escola'”, lembra Yolando.
Atualmente 217 municípios baianos já aderiram ao Programa Saúde em Movimento na Escola, segundo informa o representante da Sesab, Renato Jorge.  Explica Renato, que um diferencial desse programa é que não se limita apenas a distribuir óculos para os alunos que tenham alguma deficiência, mas também realizar o tratamento de doenças mais graves existentes, a exemplo do glaucoma, dentre outras.

Da assessoria (18-08-14 WR) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...