terça-feira, 19 de agosto de 2014

INAUGURAÇÃO DA "OFICINA DE ARTES FLOR DE CHITA" COROADO DE SUCESSO

Avenida Ilhéus, 337, centro,Itabuna
A cidade de Itabuna, a partir da última sexta feira 15 de agosto de 2014, conta com um espaço dedicado a cultura e as artes. A FLOR DE CHITA, Oficina de Artes, vem nos brindar com um novo espaço que amplia as oportunidades do aparecimento e da divulgação de um trabalho voltado para a criatividade latente na terceira idade e para pessoas empreendedoras com atividades em ampla expansão no cenário nacional.

A empresária Aída Alves esclareceu que os objetivos do novo espaço, não serão apenas voltados para os cursos que serão ministrados, mas também um local de encontro da intelectualidade da região, de modo a proporcionar o crescimento e desenvolvimento da cultura a nível regional, para o resgate e a promoção das artes, mas também o aproveitamento da criatividade das pessoas da terceira idade nas atividades desenvolvidas pela empresa, através de seus cursos de artesanato, pintura, tricô, crochê e design com reciclagem, que se encontram em amplo destaque no cenário nacional, como alternativas altamente lucrativas e em expansão tanto nos meios artísticos e empresariais nacional e internacional, na área do bem viver.

criatividades  da   oficina
Interior da  oficina e arte

Acentuou, ainda, Aída, que o espaço cultural está localizado  na Av. Ilhéus, 337, e aguarda sua visita, para tomar um delicioso café ou chocolate produzidos organicamente, para conhecer os produtos e os cursos ofertados pela nova empresa em uma conversa amigável sob a melhor forma de sua participação neste novo nicho cultural.

A inauguração contou com uma noite de show, de  artistas consagrados como: os músicos BIBA Miranda, Zenom e o percursionista internacional radicado em Londres, Claudio Krom, além das presenças de importantes personalidades de nossa cidade, como o empresário José Hélio, do ramo da saúde, Humberto e LU, da granja Central, o inspetor do CREA Emanoel Sinésio, o artista plástico Eduart, o empresário do ramo da Marmoraria Galdino, a teatróloga IOLANDA, a empresária LANE, a professora de pintura óleo sobre tela da Oficina de Artes, ROSA, a empresária e socialite Jane Bonfim, Iveta Dias diretora da FUNDAÇÃO LURDES LUCAS, Jaciara, Luciene,  Lurdinha, Neuzinha, Mara Ribeiro, Zizete Dias, Conceição......

  Veja entrevista com Ainda Alves

Porque Flor de Chita, Oficina de Arte?
Cultura, Arte, Cores e Alegria, assim é o tecido conhecido popularmente como Chitão ou Chita. Tecido genuinamente brasileiro e convenhamos a nossa cara; cores fortes, flores contagiantes que nos transmite emoções, que nos remete a um passado, de brincadeiras das Festas de São João, (aquele na roça) a alegria de crianças pulando fogueiras, do pau de sebo etc... Tudo muito típico da nossa cultura. Alias muita esquecida hoje. Enfim Flor de Chita, as flores da chita transformando ou revivendo nossa cultura, nossa alegria. E Oficina de Artes, o nome já diz, oficina que irá ministrar cursos voltados para as artes: como óleo sobre tela, pintura em tecido, crochê, tricô, artesanato etc...

A Flor de Chita foi criada apenas para cursos, ou tem mais algum objetivo?
A Flor de Chita é antes de tudo um espaço cultural. É ARTE, é BEM VINDO. A proposito a inauguração da Flor de Chita, foi um exemplo do nosso objetivo contou com uma noite de show com artistas que levam a nossa cultura para além das fronteiras brasileiras, artistas consagrados como o percursionista internacional radicado em Londres, Claudio Krom, Zenom,  BIBA Show, além das presenças de importantes personalidades de nossa cidade. É esse o principal objetivo da Flor de Chita, acarinhar, ensinar e divulgar a nossa cultura, o nosso talento e o nosso artesanato.

O Artesanato sempre foi tido mais como um robe do que uma profissão. Como você vê isso?
Nós artesãos devemos muito hoje ao SEBRAE. Através do qual nós conseguimos nos certificar, temos direito ao CNPJ, o que nos qualifica como empresa. Isso faz com que o artesão se torna uma empresa com direitos e deveres como todos. Como consequência houve um reconhecimento do artesanato como produto, e um produto, aliás, muitas vezes de valor mais alto que o de fabrica, já que ele na maioria das vezes é um produto personalizado. Como a alta costura, por exemplo, sempre muita reconhecida. E hoje nós artesãos brasileiros, somos reconhecidos no mundo todo. As pesquisas, aliás, nos coloca como profissão do futuro.

Finalizando, qual o ponto forte da Flor de Chita?

Nossos cursos são para todas as idades. Porem o nosso publico alvo é a terceira idade. Observando as pesquisas, o índice hoje de pessoas (não exatamente idoso) com problemas de depressão e memoria é altíssimo e nada melhor para ambos do que uma ocupação. Nossa proposta é exatamente para que você se libere de tudo isso. Fornecemos certificado, mas não limitamos o tempo. Se você chegar aqui hoje pro seu curso é não esta disposta(o) á aprender nada, sem problema, aqui tem sempre alguém pra te ouvir pra também aprender com você. Portanto nosso ponto forte são as pessoas em primeiro lugar, pois todos nos juntos, nossa maneira de ser e de viver é o que faz a nossa CULTURA. E a Flor de Chita, Oficina de Artes, é isso Gente como a Gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...