sexta-feira, 15 de agosto de 2014

I Fórum das Águas resgata luta pela revitalização do Rio Cachoeira

Unir permanentemente as instituições governamentais e civis que formam a sociedade grapiúna em torno da revitalização do Rio Cachoeira é a principal proposta do I Fórum das Águas, que será realizado em Itabuna, nos dias 3 e 4 de setembro, no Hotel Tarik.
 Unidade ambiental de extrema importância para o Sul da Bahia, a bacia hidrográfica do Rio Cachoeira volta a chamar a atenção da sociedade regional, com a realização do I Fórum das Águas em Itabuna, nos dias 3 e 4 de setembro, no Hotel Tarik, a partir da união de entidades governamentais e civis sensibilizadas com a degradação acentuada deste importante corpo hídrico. O evento é resultado da aliança entre as entidades que integram a comissão organizadora – Rotary Club de Itabuna, Centro das Águas-Espaço Cidadão, TV Santa Cruz, OAB-Itabuna, Associação Comercial de Itabuna e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Itabuna (CDL) – e parceiros, entre elas as duas instituições de ensino superior instaladas no eixo Ilhéus-Itabuna – Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

O resgate da luta pela revitalização da bacia do Rio Cachoeira também conta com a adesão da Ceplac, Secretaria Municipal de Educação de Itabuna, Colégio Sistema, Sindicato do Comércio de Itabuna (Sindicom), Emasa, Embasa, Loja Maçônica Aerópago Itabunense, Amurc, Academia de Letras de Itabuna (Alita), Lions Clube Itabuna Sul e Jornal Agora. Idealizadora e coordenadora do Centro das Águas-Espaço Cidadão, a geógrafa e mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Uesc, Maria Luzia de Mello, diz que o fórum poderá ser um marco na história do Rio Cachoeira. “O debate servirá para que estas instituições dialoguem, conheçam o que cada uma já fez ou pretende realizar em prol do rio, para que a partir daí se concretizem projetos e ações de caráter permanente, que realmente possam contribuir para a sua revitalização”, enfatiza a educadora.
Maria Luzia destaca que as duas reuniões preparatórias para o fórum, realizadas na TV Santa Cruz e no campus da UFSB, mostram a disposição da sociedade regional para abraçar a causa da revitalização do Rio Cachoeira. O primeiro encontro congregou 36 representantes de órgãos governamentais, instituições de ensino, clubes de serviço, entidades de classe e veículos de comunicação, inclusive com a presença do pró-reitor de Extensão da Uesc, Alessandro Santana e da vice-reitora da UFSB, Joana Guimarães – representando o reitor Naomar Monteiro.
Histórico - A realidade do Rio Cachoeira vem sendo discutida nos últimos anos em vários fóruns, com a participação de diferentes segmentos da comunidade, destacando-se a construção da Agenda 21, a criação do Comitê das Bacias Hidrográficas do Leste e a criação das Associações dos Usuários da Água dos Rios Colônia, Salgado e Cachoeira. “São avanços importantes, mas que prescindem de continuidade. É preciso conquistar novos adeptos ao trabalho de conscientização das populações que vivem no entorno do rio para a necessidade de adoção das práticas sustentáveis que garantam sua sobrevivência”, ressalta Maria Luzia.
A educadora participa deste processo desde a idealização e concretização do Projeto de Recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira, capitaneado pela Uesc e a Superintendência de Recursos Hídricos do Estado da Bahia (hoje Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Inema), na década de 1990, seguido da criação do Núcleo de Bacias Hidrográficas da Uesc, do Comitê de Bacias Hidrográficas do Leste e do Centro das Águas-Espaço Cidadão.
Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira - Situada na área das bacias do leste, no litoral Sul da Bahia, a bacia  hidrográfica do Rio Cachoeira constitui-se em uma unidade ambiental de grande relevância para o Sul da Bahia, ocupando uma área de 4.600 quilômetros quadrados, e possuindo uma população estimada em aproximadamente 800 mil habitantes, distribuídos nos municípios de Itororó, Firmino Alves, Santa Cruz da Vitória, Itaju do Colônia, Floresta Azul, Ibicaraí, Barro Preto, Jussari, Itapé, Itabuna e Ilhéus. Apresenta como principais atividades econômicas a agropecuária, o comércio, o turismo e a indústria de transformação. O Rio Cachoeira corta a cidade de Itabuna, percorrendo 19 quilômetros de extensão dentro do município.
 Por Vera Rabelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

FERIADO MUNICIPAL NESTA TERCA,-FEIRA EM ILHEUS

Dia 23 é comemorado o Dia de São Jorge, Padroeiro de Ilhéus Igreja de São Jorge Prefeitura de Ilhéus: deliberou ponto facultativo nesta segu...