terça-feira, 12 de agosto de 2014

Hospital Manoel Novaes comemora a Semana Mundial do Aleitamento Materno

Criada com o objetivo de fortalecer a mobilização social para a importância da amamentação, a Semana Mundial do Aleitamento Materno (1º a 7 de Agosto) foi encerrada com uma programação especial no Hospital Manoel Novaes, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Na mesma programação, que contou com missa, palestra informativa e lanche de confraternização, também foi lembrada a passagem do Dia dos Pais.
“Com o tema “Aleitamento Materno: uma vitória para toda a vida!”, a Semana do Aleitamento Materno vem responder a atual contagem regressiva para alcançarmos os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e afirmar a importância de amamentar, os benefícios da amamentação”, frisou a enfermeira Neiva Barreto, coordenadora do Banco de Leite Materno do HMN.


 E completou: “Entre os Objetivos do Milênio, estimular o interesse dos jovens, mulheres e homens pela amamentação, para que compreendam a sua importância para o mundo de hoje e do futuro”. Na oportunidade, a enfermeira agradeceu a dedicação de todas as mães que ajudam a salvar vidas, apenas doando o leite excedente. “Toda mulher que amamenta é uma possível doadora. Basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação”, informou.
Narilma Bispo, há sete meses tem ajudado o Banco de Leite do Hospital Manoel Novaes com suas doações. “Não vejo motivos para não doar, muito pelo contrário, só tenho motivos. É gratificante saber que estou ajudando a salvar vidas”. O leite humano é fundamental no tratamento de bebês de alto risco que estão internados no Hospital Manoel Novaes. Ele tem fatores de proteção contra uma série de doenças que evitam a morte precoce do bebê e que se refletem na vida adulta, como prevenção à diabetes e à obesidade.

O Banco de Leite 

O Banco de Leite Materno da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna
tem grande relevância para o Hospital Manoel Novaes, por contribuir para a manutenção do título de “Amigo da Criança”, mas infelizmente a unidade sempre tem trabalhado com o seu estoque no vermelho. “Aproveito o momento para convocar novas doadoras, pois o leite que conseguimos não consegue suprir 100% das necessidades dos bebês que estão internados na UTI Neonatal”, destacou a gerente de Enfermagem do HMN, Adriana Cardoso.

E finaliza informando que novas ações estão sendo articuladas para ampliar o alcance de novas doadoras. “Não iremos parar. Estamos trabalhando com a Secretaria Municipal de Saúde para implantarmos pontos de coletas e armazenamento de leite materno nas unidades de saúde que estiverem localizadas em áreas estratégicas da cidade”.
 Da - assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Alerta de chuvas em Ilhéus

Alerta de chuvas: Defesa Civil prevê possibilidade de chuvas de até 93 mm até dia 29 de abril _O alerta chama atenção para os riscos de desl...