quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Homenagens iniciam as comemorações jubilares do bispo Dom Ceslau Stanula

Uma noite de homenagens programada para esta quinta-feira, 21, a partir das 19 horas, na Catedral de São José, iniciará oficialmente as comemorações pelos 50 anos de sacerdócio (Jubileu de Ouro) e 25 anos de Episcopado (Jubileu de Prata) do bispo diocesano de Itabuna, Dom Ceslau Stanula. Durante o evento, mais de 20 instituições, entre escolas, clubes de serviços, entidades da sociedade civil organizada e autoridades, além de grupos, movimentos, pastorais e associações religiosas, reverenciarão a atuação pastoral do prelado itabunense.
As homenagens serão divididas em blocos e intercaladas por apresentações musicais executadas a partir do órgão de tubos da Catedral, recentemente restaurado. A noite será encerrada com a apresentação do Ballet Tchu & Cia, sob a coordenação da professora Cláudia Doria. Dentre as instituições que irão homenagear Dom Ceslau está a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, da qual ele é presidente de honra, e a Academia Grapiúna de Letras, da qual o bispo é membro.


Solene Concelebração

O ápice das comemorações do Jubileu Sacerdotal e do Jubileu Episcopal de Stanula será a Solene Concelebração Eucarística, marcada para a sexta-feira, 22 de agosto, a partir das 18 horas, que deverá reunir na Catedral de São José milhares de fiéis das 14 paróquias da cidade de Itabuna e dos demais 19 municípios que integram a Igreja Particular (Diocese) local. Devem estar presentes também autoridades e dezenas de convidados representando os diversos segmentos da sociedade organizada.
Para este ato litúrgico solene é esperada em Itabuna a presença de 15 bispos e arcebispos do Regional Nordeste 3 – Bahia e Sergipe - da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e de outros estados da federação. A Missa deve reunir ainda mais de 50 padres do clero itabunense e de outras dioceses, além de fiéis de Bom Jesus da Lapa, Salvador, onde já atuou como missionário redentorista, e da cidade de Floresta (PE), onde Ceslau iniciou seu ministério episcopal.
O arcebispo de São Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, será o pregador da celebração, que terá ainda a participação do coro “Vox Clamantis”, coordenado pelas musicistas Maria Tereza Oliveira e Maria da Conceição de Sá e formado por 50 vozes das paróquias da Catedral de São José, de Santa Maria Goretti e de Nossa Senhora da Conceição especialmente para as comemorações jubilares. Dentre os cânticos que serão sustentados pelo coral, merece destaque o hino Dom Ceslau em Jubileu, composto pela Irmã Miria Terezinha Kolling, um dos expoentes da música sacra brasileira.   

Paróquia Catedral de São José
Diocese de Itabuna
Porl: Erivaldo Bomfim

20 de agosto de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Coluna PERSONA

Por Gillette Curvelo Psicóloga - CRP 03/9466 Encontro Telebahianos muita alegria e emoção.  Encontro memorável dos ex-colegas da antiga TELE...