sexta-feira, 15 de agosto de 2014

FAEG – SUL debateu ações culturais em Aurelino Leal

Com o objetivo de discutir as questões culturais de cada município no Sul da Bahia, e propor alternativas para a implementação de políticas públicas no setor, o Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais – FAEG reuniu representantes dos 26 municípios territoriais, nesta quinta-feira (14), em Aurelino Leal. De acordo com o presidente do Fórum Letto Nicolau, a ideia é promover um novo modelo de organização, a partir da criação dos Grupos de Trabalho para que eles possam produzir propostas, que serão entregues em um documento ao gestor municipal.

O evento contou com a participação de representantes do Poder Legislativo Municipal, do Conselho de Cultura do Município, da Secretaria de Cultura do Território Litoral Sul, da Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc e da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano – Amurc, que apresentou a proposta de criação de um Acordo de Desenvolvimento Cultural, com o objetivo de criar um planejamento para otimizar as ações na área da cultura regional.
Segundo Letto, a ideia é produzir e organizar um documento, junto com a Uesc e a Amurc, contendo as demandas municipais e territoriais debatidas nas reuniões itinerantes do Fórum, para serem apresentadas aos gestores de cada município e a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. “As reuniões têm obtido avanços na tomada de consciência dos artistas locais sobre a necessidade de implantação do instrumento municipal de cultura, capaz de compartilhar e trocar informações, facilitar a gestão, o fomento e a participação de atores sociais na formulação, execução, acompanhamento e avaliação das políticas públicas culturais”.
A prefeita de Aurelino Leal, Liu Andrade parabenizou a iniciativa do FAEG-Sul, de estar resgatando a cultura das cidades do Território, pois segundo ela, os municípios precisam investir na cultura e não tê-la como gasto. “Através do investimento na cultura, conseguimos realizar o sonho de adolescentes do nosso município, com o resgate da fanfarra e do grupo de capoeira da cidade, que estava marginalizado”, revelou a gestora.
Foram discutidas ações de Produção Cultural, Audiovisual, Música, Museu e Memória, Artes Plásticas, Poesia e Gestão Cultural, dentre outras temáticas que vão além dos aspectos artístico-cultural da sociedade à nível local, estadual e nacional.
Histórico
O FAEG surgiu no ano de 2009 após o curso de Gestão Cultural promovido pela Uesc em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura da Bahia (SECULT-BA). É um fórum de consulta, assessoria, gestão e discussão das políticas públicas de cultura do Litoral Sul, constituído por agentes, empreendedores, atores e todos os trabalhadores (as) da área de Arte e Cultura do Território Litoral Sul da Bahia.
Através da parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Uesc e a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano - Amurc, o FAEG-SUL tem realizado cursos, oficinas, seminários na área de gestão cultural. A universidade tem ainda apoiado no transporte e na infraestrutura para a realização das reuniões itinerantes, com a participação e acompanhamento de representantes da instituição.
As cidades que integram o Território são: Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itajú do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Jussari, Maraú, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória, Uruçuca, Una e Ubaitaba.
 VPor - iviane Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...