quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Enfermaria Canguru humaniza atendimento na UTI Neonatal do Hospital Manoel Novaes

Único serviço da Região Sul da Bahia que atende recém-nascidos prematuros que necessitam de cuidados intensivos, a UTI Neonatal do Hospital Manoel Novaes, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, tem desempenhado papel fundamental para a garantia da vida dos pequeninos que chegam à unidade. E o serviço ganhou um aliado: a Enfermaria Canguru - modelo de assistência oferecida ao recém-nascido prematuro de baixo peso e à sua família.

Mensalmente a UTI Neonatal atende uma média de 180 bebês, oferecendo toda infraestrutura necessária: espaço físico totalmente reformado, equipamentos modernos e ampliação da capacidade de atendimento. São 21 leitos na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) - sendo sete credenciados pelo SUS -, e 12 leitos na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) – com também sete leitos para os pacientes SUS. A enfermaria Canguru - uma espécie de preparação para o bebê receber alta -, disponibiliza três leitos.
“Nossa UTI Neonatal é uma das poucas existentes no interior da Bahia. Oferecemos todo o suporte necessário para o atendimento, um serviço diferenciado, de qualidade e com profissionais muito bem preparados”, frisou o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Drº Almir Alexandrino.
 Enfermaria Canguru
A diretora Técnica e Coordenadora do Serviço de Neonatologia, Drª Fabiane Chávez, lembra que quando se pensa em procedimentos de Alta Complexidade, é o HMN que pacientes não só do Sul, mas também das Regiões Sudoeste e Extremo Sul da Bahia procuram, e o Método Canguru foi implantado para humanizar ainda mais o Serviço.
“Trata-se de uma extensão da UTI Neonatal. Este Método estimula 24 horas o contato afetivo entre mãe e filho, contribuindo para a recuperação do bebê. Diferente da UTI, onde a presença da mãe tem horário determinado”,  explicou Drª Fabiane Chávez.
Após uma gestação e parto de risco, Cássia de Carla precisou deixar as duas filhas gêmeas internadas na UTI Neonatal, e em seguida foram para a Enfermaria Canguru. “Esse contato físico diário enquanto elas estiverem internadas é muito importante. Ter minhas filhas no meu peito, com o contato de pele, não tem preço. No meu caso em especial, foi mãe e avó Canguru, já que eu não tinha condições de cuidar das duas sozinha”, finalizou.
Por - Kaline Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

FERIADO MUNICIPAL NESTA TERCA,-FEIRA EM ILHEUS

Dia 23 é comemorado o Dia de São Jorge, Padroeiro de Ilhéus Igreja de São Jorge Prefeitura de Ilhéus: deliberou ponto facultativo nesta segu...