terça-feira, 12 de agosto de 2014

Beneficiários do Bolsa Família criam associação para empreender



Em assembleia realizada na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), 106 pessoas beneficiários dos programas sociais gerenciados pela Secretaria da Assistência Social aprovaram a criação da “Associação Juntos Venceremos”. Na reunião, que contou com as mães do Programa Bolsa Família, também foi discutido e aprovado o estatuto, que escolheu o nome e a diretoria da entidade.

Participaram, ainda da assembleia, o representante da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), professor Raimundo Bonfim, a secretária Municipal da Assistência Social, Vanessa Leite e técnicos do Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Foi eleita a diretoria da associação, que tem como presidente, Gildenir Machado C. dos Santos, e como vice-presidente, Irene Xavier.


Segundo o professor Raimundo Bonfim, a criação da “Associação Juntos Venceremos” surgiu do interesse de participantes do Programa Bolsa Família, registrado em uma pesquisa aplicada há cerca de dois anos em Canavieiras. “Esse foi o primeiro passo, que foi confirmado recentemente durante uma reunião que promovemos junto com a Secretaria da Assistência Social”, revela Bonfim.
De acordo com o professor Raimundo Bonfim, a pesquisa apontou o interesse das pessoas em quatro linhas de atividades: Confecções, artesanato, estética (corte de cabelo e unhas) e culinária (bolos e salgados). Tendo em vista a determinação e vocação verificadas, a associação estará voltada para a produção e comercialização desses produtos.
Com a criação da entidade, serão promovidos cursos com a finalidade de preparar as associadas para a nova atividade. Essa capacitação tem vários objetivos, como ensinar a produzir e a empreender, no sentido de potencializar as habilidades dos beneficiários. Esses cursos de economia solidária são importantes ferramentas para interferir na pobreza, transformando os beneficiários do Programa Bolsa Família em empreendedores.
Para instrumentalizar a “Associação Juntos Venceremos” a Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria da Assistência Social, firmou parceria com Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), para o desenvolvimento das ações.  “Estamos contando com o Departamento de Economia da Uesc, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Incubadora Baiana de Empreendimentos Econômicos Solidários (Ibees)”, ressalta a secretária Vanessa Leite.
Para a secretária da Assistência Social, a promoção de ações que visem incentivar a socialização dos beneficiários do Programa Bolsa Família é uma recomendação do prefeito Almir Melo. “Para isso, realizamos diversas atividades com o objetivo de fomentar a convivência em grupo, incentivando novas perspectivas de vida, inclusive com o fortalecimento de vínculos sociais e familiares”, diz a secretária.
Explica a secretária Vanessa Leite, que uma das características positivas do Programa Bolsa Família é disponibilizar projetos e programas, a exemplo dos cursos e oficinas, com a finalidade de capacitar os beneficiários, para que encontrem uma perspectiva de vida. Através da participação nessas atividades as famílias beneficiárias poderão aprender a desenvolver habilidades, exercer novas atividades produtivas e gerar renda para o seu sustento e de sua família.
Dia dos Pais – A socialização dos beneficiários do Programa Bolsa Família é uma das atividades desenvolvidas constantemente pela Secretaria da Assistência Social. Semana passada, um dos eventos socializadores promovidos pelo Cras foi a Festa do Dia dos Pais, com homenagem aos pais das famílias que participam dos programas assistenciais.
Durante o evento, foram desenvolvidas diversas atividades esportivas pelos filhos participantes das oficinas de capoeira, futebol e jiu-jitsu, além do sorteio de presentes aos pais. Para a secretária Vanessa Leite, essas atividades são muito importantes, no sentido de manter os laços de afetividades entre as famílias que vivem em situação de risco e vulnerabilidade.


Da assessoria-(12-08-14 WR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...