sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Autora da obra “Como água para chocolate” faz palestra em Ilhéus

A escritora Laura Esquivel irá discorrer sobre o tema “Literatura e Chocolate”, na Academia de Letras de Ilhéus, neste sábado, dia 9, às 16 horas. Este será o último debate do Seminário Literatura, Sons e Sabores, que integra a programação da Semana Jorge Amado de Cultura e Arte, em homenagem ao aniversário do autor.

  A Semana Jorge Amado de Cultura e Arte, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em homenagem ao aniversário de nascimento de um dos escritores mais populares do país (10 de agosto), chega ao final neste sábado, dia 9, com a palestra da escritora Laura Esquivel. A autora da obra “Como água para chocolate” irá debater o tema “Literatura e Chocolate”, na Academia de Letras de Ilhéus, localizada na Rua Antônio Lavigne de Lemos, 39, às 16 horas. Este será o último debate do Seminário Literatura, Sons e Sabores, que integra a programação da semana, e teve início na quinta-feira, dia 7, com palestra “Africanias na Obra de Jorge Amado”, proferida pela escritora e professora Yeda Pessoa. Nesta sexta-feira, dia 8, as discussões serão conduzidas pelo professor Marielson Carvalho, a partir das 19 horas.
Laura Esquivel, 63 anos, nasceu no dia 30 de setembro de 1950, na cidade do México. Oriunda de uma família católica, manteve desde cedo uma certa abertura de espírito que a levou, na juventude estudar filosofias orientais, abrindo seu pensamento para a produção literária. Além do romance “Como água para chocolate”  adaptado para o cinema em 1993, a autora produziu obras como La Ley Del Amor (1997, A Lei do Amor), Estrellita Marinera (1999, A Pequena Estrela-do-mar) e Tan Veloz Como El Deseo (2002, Tão Veloz Como o Desejo), e uma recolha de contos com o título Intimas Suculencias, Tratado Filosofico de Cocina (1998, Íntimas Suculências, Tratado Filosófico de Cozinha). O Livro das Emoções é a sua mais recente obra e a Malinche, que trata da conquista do México pela coroa espanhola, foi publicado em 2006.
A semana de homenagem a Cultura e Arte de Jorge Amado valorizou o talento e a criatividade de grupos culturais e cantores locais, contando com a promoção de oficinas orientadas pelo artesão ilheense e especialista na arte com papel, Joferson Oliveira. Além da estreia da Exposição 50 Anos de Gabriela, a programação incluiu a apresentação da Fanfarra Guerreiros da Bahia, na Praça J. J. Seabra. Além do seminário literário, o evento contou também como o Sarau do Amado, que levou várias atrações para o público na Praça Pedro Mattos.  
 Exposição 50 Anos de Gabriela - A trajetória do romance  ‘Gabriela Cravo e Canela: Crônica de uma cidade do interior’, está em exibição  na Casa de Cultura Jorge Amado. Com o nome 50 anos de Gabriela, a exposição traz capas de livros, fotos de cenários da trama e ilustrações de personagens, a partir de 11 painéis. A mostra promovida pela Secult em parceria com a Fundação Casa de Jorge Amado, ficará em Ilhéus até o final de setembro e o público poderá conferir as peças sempre no período das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas.
Da Comunicação Social – Secom-Ilhéus – 08.08.14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Alerta de chuvas em Ilhéus

Alerta de chuvas: Defesa Civil prevê possibilidade de chuvas de até 93 mm até dia 29 de abril _O alerta chama atenção para os riscos de desl...