quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Apae comemora Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual

Em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a Escola Raio de Sol, da Apae de Canavieiras, preparou uma programação especial, que teve início na noite desta quarta-feira (20), com a abertura do evento. Na ocasião, houve apresentação do Grupo de Dança da Apae, do Projeto Allegro de Balé, palestra e exposição cultural.
Com o tema “A Apae que queremos ser e o que podemos fazer”, as palestrantes Jucymara Mascarenhas e Moana Santos, psicóloga e presidente da Apae de Jequié, respectivamente, falaram sobre os desafios da inclusão, além de relatarem suas experiências com os alunos da Apae de Jequié. “A inclusão exige que o sistema escolar esteja preparado para lidar com as heterogeneidades dos alunos. Exige um planejamento pedagógico que supra a diversidade dos alunos no ambiente escolar.”afirmou a psicóloga Jucymara.


Para Jucymara, o ideal é que haja liberdade para que cada aluno seja estimulado individualmente, de acordo com suas limitações e necessidades. “Não queremos que nossos aprendizes com deficiência sejam treinados, sejam estimulados mecanicamente a dar respostas sem significados. Desejamos a eles uma Educação que possa determinar com exatidão o seu lugar como alguém que pode aprender”, ressaltou.
Na manhã desta quinta-feira (21), os alunos das escolas Olavo Bilac, Rita Braga, Escola Comunitária São Boaventura, Benício Machado e Frei Sampaio visitaram a Escola Raio de Sol. Os alunos da Apae fizeram a abertura com o coral e os estudantes das escolas particulares e municipais apresentaram números de dança.
No dia 22 (sexta-feira), a entidade organizará uma festa dançante, às 21 horas, com show de Denyse e Jorge Carvalho. De acordo com a diretora Isa Ramalho, a festa beneficente tem o objetivo de arrecadar fundos para a viagem que os alunos farão para as Olimpíadas da Apae, que acontecerá em outubro em Jequié.
No dia 25 (segunda-feira), a programação prevê passeio ecológico com os alunos às 9 horas. Dia 26 (terça-feira), Sessão na Câmara, às 10 horas, e no dia 27 (quarta-feira), Culto Ecumênico e comemorações na escola, às 9 horas. O encerramento se dará no dia 28 (quinta-feira), com desfile saindo do cruzamento das ruas 13 e Rio Branco e encerramento na Praça da Bandeira.
A diretora Isa Ramalho explicou que as escolas especiais costumam aproveitar esta data principalmente para levar informações à comunidade sobre os seus alunos “especiais”. Por isso, na programação que envolve a semana, eles costumam divulgar as conquistas dos alunos das Apaes.
A Apae de Canavieiras foi fundada há 17 anos, na gestão do prefeito Almir Melo, e presta assistência a mais de 120 crianças, adolescentes e adultos portadores de necessidades especiais em dois turnos (matutino e vespertino). Grande parte desses alunos já foi inserida nas escolas do município, promovendo a inclusão. A instituição conta com uma equipe de profissionais e voluntários, como assistente social, psicóloga, fonoaudióloga, fisioterapeuta, educador físico, pedagogas e arte-educadora. A Apae oferece, ainda, oficinas de dança, artesanato, leitura e culinária.

Da assessoria
(21-08-14 LL) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...