terça-feira, 29 de julho de 2014

Samu de Ilhéus realizou 6.217 atendimentos em seis meses

O Serviço de Atendimento Móvel realiza diariamente cerca de 70 atendimentos. Para isso, conta com uma equipe formada por 78 profissionais dos mais variados ramos, trabalhando em turnos estipulados.
 O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Ilhéus, que fica localizado na Avenida Litorânea Norte, no Bairro do Malhado, zona Norte da cidade, realizou de janeiro a junho deste ano 6.217 atendimentos, conforme dados apresentados pelo Coordenador Geral, Marcos Vinícius. Segundo ele, diariamente são efetuados aproximadamente 70 atendimentos. Para isso, conta com uma equipe formada por 78 profissionais dos mais variados ramos, trabalhando em turnos estipulados, uma vez que o funcionamento do Samu acontece durante as 24 horas do dia.

Do total de atendimentos realizados neste período, destaca o Coordenador Geral, 562 aconteceram no mês de janeiro; 526, em fevereiro; 784, em março; 1.234, em abril; 1.576, em maio, e 1.535, no mês de junho. Para isso, ressalta, o Samu de Ilhéus possui uma unidade avançada, com médico, enfermeira e condutor; três unidades básicas, que funcionam com um técnico e um condutor, e além de uma moto que é pilotada por um técnico em enfermagem. “Com isso, podemos atender todas as ligações solicitando a nossa presença, e, quando acontece de haver algum tipo de atraso, deve-se ao fato de muitas solicitações ao mesmo tempo”, afirmou.
Na manhã desta terça-feira, dia 29, a equipe do Samu recebeu a visita do secretário municipal de Saúde, Antônio Ocké, que entregou novos uniformes e botas, parabenizando a todos pelos serviços prestados e dedicação nos atendimentos. O gestor anunciou também que, com a autorização do prefeito Jabes Ribeiro, ainda este ano será construída uma nova sede, com instalações modernas, com o intuito de oferecer mais conforto e comodidade a todos, “Somente quem conhece o funcionamento do Samu sabe da disposição dos que aqui trabalham em busca de salvar vidas e minimizar os sofrimentos”.
Trotes – O Coordenador Geral, Marcos Vinícius, lamentou que, infelizmente, diariamente o serviço recebe trotes telefônicos, principalmente após às 16 horas, coincidentemente após o término das aulas. Para evitar o desvio de atendimentos, disse que os atendentes procuram confirmar as ligações suspeitas, uma vez que, outros que realmente necessitam da presença do Samu, podem ser prejudicados com esses atos prejudiciais que ainda ocorrem.
 Da Comunicação Social – Secom-Ilhéus – 29.07.17

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