quinta-feira, 24 de julho de 2014

Projeto de soletração incentiva a leitura e escrita das crianças em Itabuna

Segunda edição do projeto Soletrando, promovido pelo Colégio Decisão Anglo, em Itabuna, incentiva a prática da leitura entre os alunos
Dentro das escolas, as principais dificuldades apresentadas por parte dos alunos são analisadas por todo o corpo docente. Um dos principais pontos que causa preocupação entre os professores é o incentivo à leitura, base de todo o processo de aprendizagem em todas as disciplinas ao longo da vida escolar dos alunos. Foi pensando justamente em melhorar o desempenho em sala de aula e melhorar a escrita dos estudantes que o Colégio Decisão Anglo, em Itabuna, irá realizar a segunda edição do projeto Soletrando.

O projeto, desenvolvido anualmente pelo colégio, tem como objetivo proporcionar melhorias na escrita e fazer com que os alunos descubram que a leitura pode ser um momento de entretenimento e diversão, ampliando e desenvolvendo o conhecimento. O Soletrando funciona desde o ano passado, quando os professores observaram que os alunos sentiam certa dificuldade na escrita e na apropriação da leitura de forma prazerosa.
De acordo com Cyntia Ferreira dos Santos, coordenadora pedagógica do colégio, o que norteia o projeto é o filme Prova de Fogo, que conta a história de uma menina americana de 11 anos que possui um grande talento com as palavras e é inscrita em um concurso regional de soletração. No drama, a personagem enfrenta a objeção de sua mãe, o ciúme de sua melhor amiga, as diferenças sociais e as dificuldades no relacionamento com o professor.
“No Anglo, o Soletrando acontece com crianças do Ensino Fundamental I (de 6 a 10 anos), a partir do mês de julho, se estendendo até setembro. Trata-se de uma competição entre as turmas, em que primeiramente selecionamos os alunos de maior destaque a disputa final. Na culminância, tem a premiação de todos os alunos entre o primeiro e terceiro lugares, recebendo medalhas, certificados e livros paradidáticos. Outro ponto específico do projeto é que é trabalhada a ortografia que está sendo estudada nas disciplinas”, explica a coordenadora.
Além de promover o conhecimento, a realização do evento é um momento de festa e de desafios, exercitando também as relações interpessoais. “No ano passado, por exemplo, eles revelaram o potencial de aprender a lidar com a competição de uma forma saudável e mostrando seus talentos” acrescenta Cyntia.  Para ela, a relação com a família também contribui para a motivação das crianças para as leituras.
 Giroletrando
O II Soletrando faz parte de outro projeto do Anglo, o Giroletrando, que tem como principal objetivo fomentar a leitura através de temas ligados aos mais variados gêneros textuais, preparando alunos para que possam ser capazes de fazer um uso adequado da Língua Portuguesa, tanto na modalidade escrita quanto oral. A integração desses dois projetos auxilia no melhor desenvolvimento do corpo estudantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Conquista, Salvador e Feira lideram casos prováveis de Dengue na Bahia

Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana lideram o ranking de cidades com maior número de casos prováveis de Dengue em 2024, de aco...