quinta-feira, 24 de julho de 2014

NOTÍCIAS DE CANAVIEIRAS:: Canavieiras vai se cadastrar no Projeto de Cirurgias Eletivas


O Hospital Municipal Régis Pacheco, em Canavieiras, realiza atualmente procedimentos cirúrgicos de baixa e média complexidade, sempre às terças e quintas-feiras, e pequenas cirurgias às segundas-feiras. De acordo com o tipo de procedimento, a cada dia poderão ser executadas até 10 cirurgias de média complexidade.
Informa a secretária Municipal da Saúde, Roberta Barros, que o corpo clínico do Hospital Régis Pacheco já atende a pacientes de outros municípios, através dos serviços de regulação dessas cidades. “Atualmente realizando cirurgias eletivas em pacientes de cidades circunvizinhas, no sentido de atender as necessidades das secretarias da saúde desses municípios”, explica a Roberta.

Para atender essa nova demanda, a secretária Roberta Barros ressalta que o Hospital Municipal Régis Pacheco já possui capacidade instalada, tanto no que tange à área física e equipamentos, como em equipes de profissionais médico-cirúrgicos. “Estamos em constante atualização, contratando pessoal especializado e adquirindo novos equipamentos para atender as necessidades do nosso hospital”, afirma a secretária.

Diante da nova realidade, a secretária Roberta Barros, está tomando todas as providências para inscrever Canavieiras no Projeto de Cadastro de Cirurgias Eletivas mantido pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Assim que for liberada para participar do projeto, a Saúde de Canavieiras estará habilitada a realizar cerca de 100 procedimentos eletivos de baixa e média complexidade no Hospital Municipal Régis Pacheco.

Com a participação de Canavieiras no Projeto de Cadastro de Cirurgias Eletivas, o número de atendimentos cirúrgicos poderá ser ampliado com o acréscimo de outros dias da semana. “Após a aprovação pela Sesab, precisamos apenas realizar um planejamento para formatar um calendário de atendimento, e os  diversos municípios circunvizinhos poderão encaminhar seus pacientes diretamente para a realização dos procedimentos cirúrgicos”, informa Roberta.

O Projeto Estadual de Cirurgias Eletivas beneficia atualmente cerca de 90 municípios e vai permitir a ampliação da prestação dos serviços de saúde à população regional. A saúde é uma das prioridades do Governo da Reconstrução e hoje Canavieiras é referência nos serviços de Atenção Básica, na cidade e no interior do município.


O Hospital Municipal Régis Pacheco vem sendo modernizado desde janeiro do ano passado, quando se encontrava totalmente sucateado e hoje oferece os mais diversos serviços de saúde de baixa e média complexidade. Recentemente, o hospital também passou a contar com um Conselho de Ética com o objetivo de zelar e trabalhar, por todos os meios ao seu alcance, pelo perfeito desempenho da medicina.

Cras oferece oficinas 

A Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria da Assistência Social, oferecendo oficinas esportivas e culturais para os diversos grupos de convivência assistidos pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras). As oficinas de capoeira, futebol, teatro, dança e jiu-jitsu estão acontecendo na sua sede, nos turnos matutino e vespertino. Para se inscrever, é só comparecer ao Cras mais próximo com documento de identidade (RG ou CPF), NIS, comprovante de endereço, ou com a documentação dos pais ou responsáveis.

Essas oficinas são destinadas a grupos de crianças e adolescentes na faixa etária de cinco a 17 anos e grupos de idosos. No caso das crianças e adolescentes, os alunos somente poderão participar das oficinas no horário que não coincida com o das aulas regulares. O Cras assiste também  um grupo de 53 pessoas da melhor idade, com convivência social, atividades recreativas e físicas, tendo a finalidade de promover a interação e melhorar as atividades psicomotoras.

De acordo com a secretária da Assistência Social, Vanessa Leite, através desse tipo de iniciativa, que estimula a interação social e a formação para o trabalho, o Cras busca fortalecer a convivência familiar e comunitária, o retorno e a permanência de seus membros no sistema de ensino através de trabalhos voltado para a comunidade. “O Cras conta com uma equipe técnica formada por assistente social, psicólogo, orientadores e facilitadores sociais para atender a família e o aluno. É no grupo de convivência que eles aprendem a se ressocializar e a ter alguma perspectiva de vida”, explica.

Ainda segundo a Secretária Vanessa Leite, uma das características positivas do Programa Bolsa Família é disponibilizar cursos e oficinas, com a finalidade de capacitar os beneficiários, para que encontrem uma “porta de saída” do programa. “Nesses cursos e oficinas eles aprenderão a gerar renda e poderão a exercer novas atividades produtivas”, ressalta a secretária.

O oferecimento de cursos, palestras e oficinas é uma das atividades constantes da Secretaria da Assistência Social, por meio do Centro de Referência em Assistência Social. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Secretaria de Assistência Social está oferecendo mais um curso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para os beneficiários do Bolsa Família, o de apicultura. “Trata-se de uma atividade que propicia ganhos econômicos e contribui para a manutenção e preservação do meio ambiente”, explica. 
Da assessoria 24.07.14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

BAIRRO ABANDONADO EM ITABUNA

Bairro São Judas, 113 anos de solidão Uma verdadeira peneira@ Por - Artaban Eden - Itabuna completou ano passado brilhosos 113 anos de emanc...