sexta-feira, 25 de julho de 2014

ITABUNA COMPLETA 104 ANOS NESTA SEGUNDA-FEIRA


           É FERIADO EM ITABUNA
Estudantes da rede pública e particular de ensino, além de pessoas que tenham interesse em conhecer aspectos sociais, culturais, históricos e políticos de Itabuna que comemora este ano 104 anos da emancipação não pode perder mais tempo. Fotografias, livros, jornais e impressos produzidos, desde a fundação da cidade em 28 de julho de 1910 até o presente, podem ser consultados no Arquivo Público Municipal José Dantas de Andrade, até sexta-feira, dia 25, entre as 8 e 18 horas.

            Os acontecimentos e curiosidades da memória e da vida itabunense estão na exposição sob o tema “Itabuna – Ontem e Hoje”, que disponibiliza aos visitantes um farto material publicado em jornais locais, periódicos e livros de autores regionais como, por exemplo, o advogado e escritor Cyro de Mattos. Através de fotografias, expostas em cavaletes e cartazes, também será possível ao visitante conhecer um pouco dos desbravadores, como Félix Severino do Amor Divino e José Firmino Alves, além de intendentes e prefeitos.

            O acervo, organizado pelo Arquivo Público Municipal, pode ser consultado durante todo o ano, mas nesta semana de aniversário da cidade recebe muitos estudantes e pesquisadores interessados em conhecer a história da velha Tabocas, o lugarejo que deu lugar ao pujante Município de Itabuna. Segundo a diretora do Arquivo Público Municipal, Geciana Rosa Santos, a unidade é a guardiã da história de Itabuna e a cada dia enriquecer o acervo com publicações e doações de pessoas e de famílias que desejam perpetuar a memória da cidade.

            Entre os projetos de expansão dos serviços do Arquivo Público Municipal José Dantas de Andrade está a digitalização dos documentos. “A gente vem trabalhando nesse projeto de digitalização do nosso acervo, inclusive para facilitar o acesso das pessoas via Internet”, disse Geciana Santos, que aguarda a contratação de uma empresa com este objetivo. “Há esperança de que brevemente a Prefeitura contrate uma empresa especializada”, afirma.

Segundo ela, a secretária da Administração, Mariana Alcântara, acaba de destinar microcomputadores para a unidade, o que reforça o sentimento de que logo, logo o serviço será feito em parceria com o Centro de Documentação da Universidade Estadual de Santa Cruz (CEDOC). Mas, até que o projeto saía do papel, a diretora e os funcionários do Arquivo Público Municipal trabalham para que a unidade, no andar térreo do Espaço Cultural Josué Brandão – Câmara de Vereadores, não seja apenas um lugar de guarda de papéis históricos, mas, um local onde a cultura e a história fornecem elementos aos cidadãos para que projetem o futuro.

 de Comunicação
Foto: Gabriel de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...