sábado, 26 de julho de 2014

ITABUNA 104 ANOS DE UM FUTURO INCÓGNITO

Todo esgoto da cidade é jogado no leito do rio
Castigada por muito de seus gestores, ao longo desse tempo, muitos deles, sem visão de futuro; Sem um Plano Diretor, Itabuna na próxima segunda-feira (28)  completa 104 anos de emancipação-político-administrativo, sem nada a comemorar, ao não ser a mesmice, principalmente, por causa de um Governo do Estado, pertencente ao PT, que, simplesmente, ignorou que esta cidade existe "nas terras de todos eles". Governo, este, que tenta enganar  o povo baiano através de propagandas mentirosas em todos os setores de comunicação social.  Gastando mais com esse setor, do que, mesmo, com a educação, saúde e segurança.

Itabuna hoje conta com um Rio, que já foi de águas cristalinas, poluído; um verdadeiro esgoto a céu aberto, levando o mau cheiro a todo o centro da cidade, o que vem prejudicando e castigando a população. Tudo isso, por falta de um projeto de saneamento básico. E, o que se vê, hoje, nas ruas e avenidas da cidade, é o esgoto correndo, sem nenhum tratamento, nesses locais, levando riscos de saúde para as crianças e adultos. Seu sistema de saúde é um dos mais castigados, do país, o povo constantemente está morrendo nas portas dos hospitais por falta de leitos, médicos ou medicamentos.

O setor de segurança pública, parece não existir, onde gerando grande violência à sua população, chegando a cerca de 100  assassinatos, 99% deles, devido ao comércio de drogas, até o momento, o que vai ultrapassar o número do ano passado, sem se falar nos assaltos em todo o municipio. Com isso, também, morrem os inocentes. Outro problema é a falta de reciclagem do lixo, e da construção de um aterro sanitário, uma determinação que o município - segundo o Ministério do Meio Ambiente, terá que cumprir, até o próximo mês de Agosto, deste ano.    

Sem atrair indústria para a geração de emprego e renda, a população de Itabuna, aliada a exterminação, quase total da sua economia maior, o cacau, a comunidade deste município, a cada dia, apesar da pujança de seu comércio, se torna em uma das mais pobres em poder aquisitivo do Estado. Por isso muitos itabunenses estão deixando a sua terra, com lagrimas nos olhos, para outras paragens por falta de opções.                  

Os baianos, principalmente, a população itabunense têm  que ficar atentos, pois, todo o cidadão tem uma grande arma na mão, para romper com essas adversidades, que é o seu voto! Com todo esse descaso Itabuna é hoje um dos municípios mais prejudicados do Estado e o seu futuro é uma grande incógnita!    Não temos o que comemorar!  "O possível está feito, o impossível, far-se-á!" Voltare

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...